Cadastre-se grátis

Como comprar ações na Bolsa de Valores? Saiba investir!

Comprar ações na Bolsa de Valores pode ser desafiador para iniciantes, mas é acessível e pode ser lucrativo com orientação e conhecimento. Pesquise sobre o mercado, crie uma conta em corretora confiável, estabeleça estratégias de investimento e acompanhe seus investimentos regularmente.


Quer descobrir como comprar ações na Bolsa? Esse mercado parece empolgante para você? Muitas pessoas têm interesse nesse assunto, mas preferem deixar de lado por acharem que ele é complicado ou muito arriscado.

Porém, cada vez mais pessoas têm aberto os seus olhos para o investimento na Bolsa de Valores e, acredite, comprar ações pode ser um investimento muito seguro se você fizer a aplicação da forma correta.

O nosso objetivo com este artigo é mostrar como investir na Bolsa de Valores. Por isso, vamos te mostrar maneiras simples para comprar ações com passo a passo, as taxas e custos envolvidos, os riscos e muito mais. 

Quais são as principais maneiras de comprar ações?

É possível comprar ações de 4 formas diferentes:

  1. Da forma direta, comprando lotes de 100 em 100 ações ou unidades no mercado fracionário.
  2. Investindo através de Fundos de Investimentos.
  3. Por meio de Clubes de Investimento.
  4. Ou então comprando ETFs.

Veja a seguir como funciona cada uma delas:

1. Fundos de Investimentos

O Fundo de Investimento é uma espécie de reunião de vários investidores. Cada participante adquire um ou mais cotas do Fundo, e o valor total é administrado por um gestor. É como se cada investidor do Fundo fosse dono de um apartamento em um prédio e o gestor do Fundo fosse o síndico.

Ao investir em um Fundo você estará, basicamente, aumentando o capital total dele para que a pessoa que gerencia a conta faça as aplicações e monte sua carteira de investimento.

Quando as aplicações geram lucros, é feita a distribuição aos participantes do Fundo de acordo com o seu percentual de participação no valor total aplicado.

A vantagem dos Fundos de Investimentos é que as despesas com corretagem e custódia são diluídas entre os participantes. No entanto, uma das principais desvantagens é que você não poderá escolher os ativos que serão investidos, já que essa responsabilidade é exclusiva do gestor do Fundo.

Confira um vídeo de como comprar suas primeiras cotas de Fundos de Investimentos na Toro: 

2. Clubes de Investimento

Os Clubes de Investimento têm certa semelhança com os Fundos, uma vez que o patrimônio também é dividido em cotas. A diferença é que, nesse caso, trata-se de pequenas sociedades de pessoas físicas que querem investir na Bolsa de Valores.

Geralmente, ele é composto por amigos e familiares que reúnem uma quantia em dinheiro, elegem alguém para geri-la.

Com o dinheiro de cada um dos participantes, investem na Bolsa de Valores e recebem os lucros da aplicação, de acordo com o valor que cada um investiu inicialmente.

3. Exchange Traded Funds (ETFs)

Ao comprar um ETF, você adquirirá uma cesta de ações de uma só vez. Essa pode ser uma excelente alternativa para quem quer ter rentabilidades diversificadas dentro do mercado de ações.

A principal vantagem dessa modalidade, além da diversificação, são os baixos custos e maior rentabilidade.

No entanto, ela pode não ser vantajosa quando o valor investido for muito baixo, tendo em vista que as taxas podem comprometer o retorno do seu investimento. Outra desvantagem é que, assim como nos exemplos anteriores, você não poderá escolher em qual título seu dinheiro será aplicado.

Mas se você está começando e ainda tem receio de comprar lotes de ações, investir em ETFs pode ser um bom caminho para iniciar sua jornada como investidor da Bolsa.

Também preparamos um tutorial em vídeo para te auxiliar a comprar cotas de ETF:

4. Compra direta de ações livres no mercado

Por fim, a última e a melhor forma de fazer a compra de ações nada mais é que a compra direta. Nesse caso, você escolhe os títulos e arca com todos os custos que incidem sobre ele. Assim, o seu investimento fica totalmente sob seu controle e da sua estratégia de investimento.

Veja a seguir um passo a passo para investir na Bolsa hoje mesmo:

Como comprar ações do jeito certo?

Agora que você entendeu que existem 4 formas de investir em ações, conheceu seus critérios, vantagens e desvantagens, chegou o momento de mostrar como você aplica o seu dinheiro em ações. 

  • O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Atualmente, existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço. Escolha aquela que proporcionará o melhor custo em relação à qualidade do atendimento. Além disso, escolha aquela que ofereça facilidade.
  • O passo seguinte também é muito simples. Você precisará enviar dinheiro para a sua nova conta na corretora. Para isso, você pode realizar um DOC ou TED e também optar por transferência via Pix, seguindo as orientações da corretora que você escolheu. 
  • Com o dinheiro na conta da corretora, o terceiro passo é definir o seu perfil de investidor e objetivos. Muitas pessoas negligenciam essa etapa e acabam partindo para os próximos passos sem saber exatamente o que desejam ao fazer um investimento. Porém, não ter total noção sobre seu perfil e seus objetivos pode fazer com que os resultados dos investimentos nesse mercado fiquem bem abaixo do esperado.
  • Por fim, o último passo é escolher os ativos disponíveis para compra no sistema da sua corretora. Todas as transações são feitas online, então você não precisa abrir mão do conforto e comodidade da sua casa para comprar ações. Se você quiser ter um norte para começar esse investimento, a recomendação é nosso artigo com as melhores ações para comprar hoje

Veja no vídeo abaixo o passo a passo simples para você comprar ações aqui na Toro:

Quais são as taxas e custos para comprar ações da Bolsa?

As taxas do mercado de ações, à primeira vista, podem assustar um pouco quem ainda não conhece bem essa aplicação. Mas não precisa se preocupar. Com uma boa estratégia, é possível conseguir uma excelente rentabilidade, mesmo pagando esses valores.

Conheça as principais taxas cobradas na hora de fazer a compra de ações:

  • Taxa de administração: aparece principalmente em Fundos de Investimento e serve para custear os serviços de gestão do investimento.
  • Taxa de corretagem: a taxa de corretagem é cobrada pela corretora em cada um dos processos de compra e venda de títulos na Bolsa de Valores. Aqui na Toro, você investe com Corretagem Zero, assim, não precisa pagar nada para comprar ou vender os melhores ativos do mercado.
  • Taxa de performance: cobrada quando a rentabilidade de um título ultrapassa a estimativa de outras aplicações financeiras.
  • Taxa de custódia: valor pago para que o título seja mantido. Funciona basicamente como uma espécie de guarda das ações adquiridas e mantidas pelo investidor.
  • Taxa de emolumentos: única taxa cobrada pela Bolsa de Valores. Ocorre sobre cada transação de compra e venda de ações.

Quais os riscos de comprar ações na Bolsa de Valores?

Um dos principais motivos que faz com que muitas pessoas deixem de comprar ações é o risco que está ligado a esse tipo de aplicação.

O mais importante é saber que todo e qualquer investimento em Renda Variável, que é o caso da Bolsa de Valores, terá certo grau de risco. Isso acontece porque o mercado é muito dinâmico e está em constante movimentação.

No entanto, é possível minimizar esses riscos com algumas práticas simples, como estudar bem o mercado, analisar se é uma boa ideia adquirir ações de uma determinada empresa, além de ter uma carteira diversificada e não investir tudo em apenas um título.

É importante saber que apenas conhecer o processo de comprar ações não é suficiente. É preciso entender o momento certo para realizar a compra ou venda de uma ação.

E esse é um passo essencial para qualquer pessoa que queira investir na Bolsa de Valores, até mesmo para os mais experientes.

Por isso, independentemente do seu nível e tempo nesse mercado, é muito importante que você sempre busque informações sobre o assunto.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o processo de comprar ações, você pode contar com a Assessoria de Investimentos da Toro para te ajudar a selecionar os melhores ativos, sempre respeitando seus objetivos e seu perfil de investidor.

Além disso, você pode procurar um curso de Bolsa de Valores e aprender técnicas com especialistas. 

Como você viu, para comprar ações é necessário entender como funciona o ambiente em que esses ativos são negociados. A Bolsa de Valores é o mercado que disponibiliza esses ativos, por isso, é fundamental aprender a dominá-la. 

Então, a dica é procurar uma oportunidade para aprender com especialistas. Profissionais que vão além de promessas e realmente te ensinam a analisar, entender e investir na Bolsa de uma forma mais segura e também mais eficiente.

Abra sua conta grátis aqui na Toro e saiba como tomar as melhores decisões de investimentos.

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!