Blog

6 erros que você não deve cometer ao investir em ações

6-erros-que-voce-nao-deve-cometer.jpg

Nesse artigo o parceiro convidado do Toro Radar, Investimentos.org, fala sobre 6 erros comuns no mercado de ações que você não pode cometer para o sucesso dos seus investimentos.

Agora está ficando mais comum investir em outros mercados, porque a poupança - investimento mais tradicional dos brasileiros - não tem tido um bom rendimento. Isso é oportuno para que outros investimentos, como as ações, possam ser escolhidos e proporcionem bons resultados. Mas quem está começando precisa tomar alguns cuidados.

O grande erro dos iniciantes que tentam investir (veja algumas dicas) é achar que conhecem muito e por isso querem fazer tudo por conta própria, porém isso pode se tornar um problema. Veja o que não fazer ao investir em ações:

1 - Investir somente quando o mercado está promissor

Não é preciso investir em ações apenas quando o mercado está aquecido, porque é comum ocorrer altos e baixos. As ações tendem a se valorizar, mesmo que isso seja contra a tendência do mercado.

Na verdade, essa pode ser uma boa oportunidade de colher os frutos no futuro, porque com o mercado em baixa, os preços das ações tendem a cair e podem mais a frente se valorizar.

2 - Acreditar somente no noticiário

Investir apenas com as informações apresentadas nas notícias não costuma ser uma das melhores opções. Caso isso acontecesse, todos estariam sempre satisfeitos com os investimentos realizados.

É comum os economistas venderem a ideia de que o mercado de ações é promissor e, inclusive, destacar algumas empresas.

Na hora de escolher suas ações é preciso considerar as notícias, mas também é necessário analisar o perfil de cada investidor, por isso você deve saber o que espera conseguir de retorno e em quanto tempo.

3 - Não contar com uma ajuda profissional

Para ter ações é preciso sempre estar atento ao mercado. As ações podem se valorizar e desvalorizar rapidamente e quanto mais o investidor acompanha o que acontece no mercado financeiro, mais chances ele tem de comprar ou vender ações na hora certa para evitar possíveis prejuízos e aumentar o lucro.

Porém, quem não possui tempo para isso precisa contar com a ajuda de profissionais ou empresas especializadas que irão gerenciar os seus investimentos.

4 - Achar que sempre irá ganhar

Essa é uma ideia equivocada que as pessoas têm e que gera uma experiência negativa nos primeiros investimentos. É claro que ao se investir em uma ação se espera que ela valorize, mas nem sempre isso acontece devido às mudanças do mercado.

Caso a sua rentabilidade não seja a esperada, o investidor deve rever o investimento e avaliar as perdas.

5 - Ter lucro não garante que você é um bom investidor

Apesar de parecer estranho, não quer dizer que uma pessoa que conseguiu ter lucro é um bom investidor. Isso porque se essa pessoa simplesmente apostou em alguma ação por recomendação e ela se valorizou, não significa muito.

Um bom investidor só será definido ao longo do tempo, quando conseguir ter mais experiências positivas do que negativas e ainda assim manter um bom lucro ao longo de seus investimentos.

6 - Ser sempre do contra

Só porque está todo mundo apostando em uma ação, há quem decida não apostar porque acredita que essa é uma tendência passageira.

Em alguns casos realmente pode ser, mas é preciso verificar se é adequado investir junto com os demais e qual a tendência dessas ações.

Se você buscar conhecer melhor o mercado de capitais e evitar esses 6 erros, certamente você poderá ter um bom desempenho!

Autor: Equipe Investimentos.org

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action