Blog

Análise Fundamentalista de ações: Você sabe como ela funciona?

analise-fundamentalista-de-acoesSe você já acompanha o mercado de investimentos, você provavelmente já ouviu falar que para escolher as melhores ações para investir existem duas abordagens diferentes de análise:

  1. Análise Técnica de ações
  2. Análise Fundamentalista de ações

A Análise Técnica de ações, também conhecida como Análise Gráfica, tem como objetivo prever as flutuações de preço que um ativo pode apresentar com base em padrões gráficos em seu histórico de preços e volume negociados. Ou seja, ela estuda o comportamento do mercado em relação aos preços daquela ação.

Análise Fundamentalista de Ações, como o próprio nome já diz, busca prever o desempenho da ação com base nos fundamentos da empresa, na sua saude financeira e administrativa.

Embora existam investidores adeptos exclusivamente de uma ou outra análise, é possível unir as ferramentas da análise gráfica de ações ao estudo das empresas que essas ações representam, como forma de melhorar seus resultados ao investir na bolsa de valores.

No artigo de hoje, vamos explicar qual a melhor forma de usar as ferramentas de análise fundamentalista na hora de investir. Entenda por que investir em ações:


Aprenda a hora certa e comprar e vender cada ação
Veja o curso completo

O que é a Análise Fundamentalista de ações?

Mas então, como saber se uma ação é interessante ou não com base na análise fundamentalista desta empresa?

De uma forma mais básica você pode pensar que você irá se tornar sócio daquela empresa por pelo menos alguns anos. Por isso, é preciso entender o que se passa dentro dela e em seu setor de atuação.

  • Esta é uma empresa sólida?
  • Ela está crescendo e apresentando lucros em seus balanços?
  • Esta empresa possui condições de pagar suas dívidas?
  • Sua posição de mercado é forte o suficiente para se destacar frente aos seus concorrentes?

Para isso observaremos diversos fatores na análise fundamentalista de ações, que podem ser separados basicamente em 3 fundamentos:

1) Fundamentos Quantitativos

São as análises que podem ser feitas com base em dados numéricos, como os resultados financeiros e operacionais que as empresas apresentam periodicamente e índices econômicos que influenciam aquela empresa, como por exemplo:

  • a cotação do dólar;
  • a inflação;
  • a taxa de juros da economia.

2) Fundamentos Qualitativos

Estes dizem respeito à qualidade e ao "caráter" da empresa, como por exemplo:

  • O nível de governança corporativa;
  • Seu quadro administrativo;
  • Posição da sua marca;
  • Potencial de crescimento.

3) Valor intrínseco

Este fundamento traz o conceito de que o preço da ação no mercado de ações não é o seu valor real. O valor real seria então o chamado "Valor intrínseco", que seria o valor que aquela ação deveria atingir a longo prazo. Então a análise fundamentalista de ações busca estipular qual seria este valor intrínseco e qual seria o tempo necessário para a ação atingí-lo.

Análise Fundamentalista é mais que múltiplos!

analise-fundamentalista-petr4Na hora de analisar se é o momento ideal para se investir nas ações de uma determinada empresa, o estudo de seus múltiplos é uma ferramenta bastante interessante. Ele permite verificar, por exemplo:

  • Se a empresa está mais cara que outras companhias no mesmo setor de atuação;
  • Quantos anos de lucro são necessários para que o investidor recupere o valor que investiu na empresa;
  • Qual percentual de seu preço é distribuído anualmente sob a forma de dividendos.

Mas isso não é tudo! Vamos pegar um exemplo de 2014 sobre as ações PETR4.

A análise fundamentalista de ações deve ajudar a olhar para frente, não para trás.

No caso das ações da Petrobras, uma análise feita somente a partir de múltiplos poderia fazer com que o investidor não enxergasse a oportunidade de investir na empresa. O motivo? Os múltiplos nos informam o que a empresa foi e não o que ela caminha para ser.

No caso da estatal, as informações trazidas pelo balanço (e expostas nos múltiplos) mostravam uma empresa pouco rentável, com muitas dívidas e cara em comparação a seus pares. Isso acontece porque expectativas vêm antes dos números se concretizarem. O motivo por trás da valorização de mais de 60% nos papéis da estatal em menos de seis meses estava ligado a fatores que iam além de seu balanço.

Na verdade, o rally da empresa refletia a expectativa que o mercado tinha de uma alteração política que culminasse com a saída da atual gestão do poder nas eleições de Outubro e permitisse uma nova forma de gerir a empresa.

Essa nova forma poderia fazer com que a empresa retomasse sua rentabilidade e somente aí esses números passariam a mexer com o balanço da empresa.

analise-fundamentalista-toro-radar

A movimentação do mercado é uma antecipação de expectativas e como demonstrações financeiras são uma foto do passado, essa ferramenta não permite antecipar e se aproveitar desse tipo de movimentação.

Aprenda tudo sobre o Mercado de ações e como Investir

Guia completo do investidor iniciante - Ebook

Qual forma de análise fundamentalista o Toro Radar propõe?

No Toro Radar, propomos uma forma de análise fundamentalista que leve em consideração o que as diversas ferramentas têm a oferecer. Acreditamos que o balanço das empresas:

  • Indica informações importantes de como a realidade é (e não como esperamos que ela seja);
  • Fornece importantes bases de comparação entre uma empresa e seus pares;
  • e traz indicativos esclarecedores sobre a situação financeira e operacional da empresa.

Por essa razão, tendemos a utilizar os dados que o estudo dos múltiplos nos fornece com a finalidade de filtrar e comparar ações em um determinado universo de investimento.

Ao mesmo tempo, reconhecemos que isso não é o bastante. Por isso, acrescentamos a essa abordagem uma avaliação dos projetos e das perspectivas para empresa. Somente assim temos indicadores de para onde a empresa caminha e se esse trajeto e compatível com o desempenho de suas ações.

Esse estudo passa pela análise da gestão da companhia, da coerência de suas iniciativas e das projeções vigentes para seu ambiente de atuação.

Somente com uma visão desses fatores é possível avaliar se uma empresa tende a se desempenhar melhor, pior ou igual à média de mercado.

petr4-petrobras-analise

Depois disso, o trabalho é fácil. Na página de qualquer empresa dentro do Toro Radar, basta "bater o olho" no quadro de tendências para descobrir qual visão nossa equipe de profissionais enxerga para suas ações no curto, médio e longo prazo.

Se preferir conhecer os detalhes (de múltiplos ou de perspectivas) que motivaram essa análise, temos o estudo completo disponibilizado na mesma tela.

Além disso, você pode tirar dúvidas ao vivo com nossa equipe de análise durante todo o pregão e receber recomendações de investimento das melhores oportunidades em tempo real.

Se você tem uma ação ou quer comprar uma, não deixe de conferir o que nossa equipe de analistas e consultores tem a dizer sobre ela!

Se cadastrando agora você ganha 15 dias gratuitos para utilizar nossa plataforma completa. Faça seu cadastro e aprenda tudo sobre investir em ações.

Conheça o Toro Radar

atua no mercado de ações há 8 anos e é membro da equipe do Toro Radar desde 2010, onde atua como instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos e como analista. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais e Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui a certificação de Planejador Financeiro CFP® - Certified Financial Planner, é Consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM e Analista CNPI-T registrado na APIMEC.
E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action