Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action

Blog

Uma das melhores formas de estudar o mercado de ações e garimpar oportunidades é a análise gráfica. Se ela for grátis melhor ainda, certo? Nem sempre.

O que a princípio parece ser uma grande vantagem, pode se tornar uma verdadeira armadilha. Como diz o ditado, "se a esmola é muita, o santo desconfia". No mercado financeiro, acontece a mesma coisa. Quando algo que deveria custar dinheiro é oferecido gratuitamente, é importante saber se realmente não existe nenhum custo que o investidor não consegue ver de maneira transparente.

O que a análise gráfica grátis tem a ver com isso?

analise grafica gratisA análise gráfica grátis muitas vezes pode ser utilizada como uma forma de atrair investidores com menos experiência. Como a análise técnica possui várias ferramentas para permitir boas operações com a bolsa em queda, com a bolsa em alta ou mesmo com a bolsa "andando de lado", ela pode facilmente ser utilizada para favorecer a realização do maior número possível de operações.

Operar mais, não significa ganhar mais dinheiro. Operar melhor, significa. Nesse momento é que surge a maior ameaça da análise gráfica grátis: o conflito de interesses . Se quem estiver fornecendo as recomendações de investimentos para você for uma consultoria de investimentos registrada na CVM, não há problema algum na gratuidade já que essas empresas não podem ganhar com o número de operações que você realiza. Agora, se quem estiver realizando recomendações for uma corretora na bolsa de valores que é remunerada pelo número de vezes que você compra ou vende uma ação e não por seu resultado, é melhor tomar cuidado. Como o resultado dessas empresas vem do número de operações que você faz e não do resultado que você obtém, você pode esperar receber muitas operações, mas que podem não ser as melhores.

analise grafica de acoes gratisA questão é tão séria que quem ganha com a corretagem que você gera NÃO pode fazer nenhuma recomendação de investimento. A Instrução 497/11 da CVM proíbe expressamente essa prática e prevê uma série de punições para quem deixar de cumprir a regra. 

Como saber se análise gráfica grátis que encontrei é confiável?

A primeira maneira para saber se você deve ou não confiar na análise que encontrou é descobrir sua fonte e como ela ganha dinheiro. Se quem estiver realizando a análise for um consultor de investimentos que cobra pela consultoria que ele realiza e pelos resultados que ele gera para você, isso é um bom indício que sua análise é confiável. Afinal, se ela for uma análise ruim, ele não terá clientes e rapidamente sairá do mercado. É por isso que ter uma consultoria na hora de realizar seus investimentos é tão importante.

consultoria analise grafica gratis

Por outro lado, se quem realizar as análises for um profissional remunerado pelo número de compras e vendas de ações que você fizer é importante tomar cuidado. Como os interesses desse profissional e do investidor nem sempre estão do mesmo lado da mesa, essa análise gráfica grátis pode ser um barato que acaba saindo caro. Investir a partir das dicas dadas por alguém que não é remunerado pelo resultado que gera para o investidor não é a melhor opção.

Com esses cuidados ao avaliar as fontes de análise gráfica grátis que encontrar, você aumenta as chances de realizar seus investimentos na bolsa de valores e de conseguir comprar e vender ações na hora certa.

Guia de sucesso na Bolsa de Valores

atua no mercado de ações há 8 anos e é membro da equipe do Toro Radar desde 2010, onde atua como instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos e como analista. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais e Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui a certificação de Planejador Financeiro CFP® - Certified Financial Planner, é Consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM e Analista CNPI-T registrado na APIMEC.

Receba atualizações

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action