Blog

Quando nos deparamos com algum cenário desconhecido ou que não é comum ao nosso cotidiano, tendemos naturalmente a termos medo desse cenário. Vemos dificuldades e até mesmo, nos iludimos sobre os empecilhos que nos cercam. Na bolsa de valores, muitas vezes lidamos com esse cenário novo e inexplorado, e é por esse motivo que hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como usar Análise Técnica para Rastrear tendências de mercado.

Se você ainda tiver alguma dúvida de  como funciona a bolsa de valores vale refrescar esse conteúdo para se aproveitar melhor das ferramentas que vamos abordar.

analise tecnica medias moveis

Quando lidamos com a bolsa de valores, não demora muito para perceber que os preços costumam seguir determinados padrões que são as famosas tendências de mercado. Isso acontece porque o mercado é formado por pessoas e nós costumamos agir em "manada" gerando padrões de comportamento. Quando esses padrões ocorrem dentro da bolsa, temos algumas ferramentas para buscar se aproveitar deles para ganhar dinheiro.

analise tecnica manada

 

Como rastrear esses movimentos?

A Análise Técnica é muito utilizada para rastrear as tendências.  Como ela olha diretamente para lei de oferta e demanda que define o preço da ação a cada momento, ela consegue identificar padrões de comportamento nos preços do mercado e se alinhar a eles. 

Dentre as várias formas de estudar os movimentos dos preços das ações, duas ferramentas de análise técnica são as mais eficientes e objetivas para encontrar e seguir tendências. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas não deixe de conferir nosso Curso de Introdução à Análise Técnica que vai ser um grande atalho para seu aprendizado no mercado.

 

1. Médias Móveis

As médias móveis ajudam a identificar a tendência do mercado, refletindo o preço de equilíbrio dos últimos períodos. Com essa poderosa ferramenta de análise técnica, é possível perceber como as forças do mercado estão se deslocando ao longo do tempo

Na hora de aplicar a análise técnica para avaliar os papéis, indicamos utilizar duas médias móveis. Uma de médio prazo e outra de curto prazo. A forma de interpretá-las é bem simples: médias móveis apontando para baixo,  indicam que estamos em uma tendência de baixa, enquanto as médias móveis positivamente inclinadas apontam para a tendência de alta. 

Quando falamos de tendência de baixa, é importante fixar uma ideia: bolsa em queda não significa bolsa sem oportunidades. Inclusive, várias das ferramentas da análise técnica são voltadas para ganhar dinheiro quando o mercado cai.

analise tecnica medias moveis

 

2. Acumulação / Distribuição

Outra ferramenta de grande valor na análise técnica é o indicador chamado Acumulação/ Distribuição que ajuda a identificar onde os grandes investidores do mercado estão apostando. Quando identificamos onde os "tubarões do mercado" estão apostando, a tomada de decisão sobre a compra ou venda de um ativo fica mais segura. Esse indicador relaciona as oscilações de preço com o volume registrado, tendo por base a ideia de que movimentos significativos são acompanhados por volume.

A forma de interpretar esse indicador também é bem intuitiva (como grande parte da análise técnica). Quando ele está crescente, temos uma indicação que grandes investidores estão comprando o papel. Quando ele está caindo, o sinal é que os peixes grandes do mercado estão saindo da ação. Como é de se imaginar, o melhor a se fazer é buscar nadar junto com esses investidores.

 

analise tecnica tubaroes do mercado

Vale ressaltar que esses indicadores de análise técnica que discutimos hoje são apenas duas de várias ferramentas  que vamos comentar ao longo do tempo em nossos posts. É sempre bom lembrar que investir ou não em um ativo não vai ser avaliado por 1 ou 2 fatores  mas, pelo conjunto desses fatores alinhados de forma a sugerir que a probabilidade de acerto esteja a nosso favor. Dominar as probabilidades e permitir formas de lucrar com elas é o que análise técnica faz de melhor e para domina-la bem é importante ter uma visão sem mitos do que é e para que serve a análise técnica.

Ebook Análise Técnica de Ações - download

atua no mercado de ações há 8 anos e é membro da equipe do Toro Radar desde 2010, onde atua como instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos e como analista. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais e Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui a certificação de Planejador Financeiro CFP® - Certified Financial Planner, é Consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM e Analista CNPI-T registrado na APIMEC.
E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action