Blog

A análise técnica é uma escola dentre várias que se propõem a estudar as ações negociadas em bolsa de valores na procura de boas oportunidades de investimento. Assim como qualquer outra forma de encarar o mercado, o que a análise técnica busca são ferramentas que permitam ao investidor comprar ações mais barato do que irá vendê-las .

analise tecnica maior mitoPara conseguir alcançar esse objetivo, a análise técnica se fundamenta no pressuposto de que os preços se movimentam em tendências

Em um primeiro momento, pode parecer uma conclusão bastante arbitrária, mas basta olhar para os exemplos a nossa volta que veremos que ela faz muito sentido. 

As duas principais bases que essa escola de análise utiliza são a psicologia de massa e a estatística.

Psicologia de Massa

Como seres humanos, costumamos agir em grupo. Seja na forma de vestir ou na hora de escolher um candidato a um cargo importante, tomamos como referência a decisão de nossos colegas e amigos o que facilita nossa ação em "manada". Para trazer essa ideia para mais próximo de nosso dia-a-dia, basta imaginar que na próxima novela das oito um ator crie um penteado muito extravagante. Por mais estranho que seja o corte, muitas pessoas irão procurar um visual igual e provavelmente o cabelereiro que criou o penteado se dará muito bem. 

analise tecnica como funciona No mercado de ações, o movimento de manada ocorre da mesma forma. Saber como rastrear tendências de preços geradas por essas ações em grupo é a maneira que a análise técnica tem para ganhar dinheiro.

Seja nas movimentações que duram poucas horas ou naquelas mais longas, que se arrastam por várias semanas, os princípios de psicologia de massa favorecem a ocorrência de tendências e garantem que a análise técnica forneça boas oportunidades de investimentos em todas as ocasiões.

 

Estatística 

O segundo pilar da análise técnica é a estatística. Quando qualquer coisa acontece várias vezes, é possível estudar seus padrões de comportamento e com eles identificar cenários mais prováveis.

Todos os dias, o noticiário informa se deve chover ou fazer sol. Isso é possível e costuma dar certo, porque dias claros e chuvosos ocorrem várias vezes e geram padrões de ocorrência. Ao estudá-los, a meteorologia consegue nos dizer se é mais provável que faça chuva ou faça sol.

Na hora da eleição é a mesma coisa. Uma pesquisa é feita com algumas centenas de pessoas e quase sempre acerta o rumo da eleição. Isso acontece porque existe um padrão nesse comportamento que pode ser utilizado para predizer o resultado futuro da votação.

No mercado de ações não é diferente. Depois de entender como funciona a bolsa de valores , vemos que a negociação das ações ocorre várias vezes e todos os dias. É razoável que aplicar estatística nessa situação também seja eficiente como é nos outros casos. É exatamente isso que a análise técnica faz. 

analise tecnica de ações

 

Tudo bem. Mas qual a relação disso com o maior mito da análise técnica?

Quem chegou até aqui já conheçe o suficiente das bases da análise técnica para entender seu maior mito.

 

"A análise técnica prevê o futuro dos preços de forma exata."

 

A análise técnica não pode nunca ser confundida com futurologia. Ao utilizar suas ferramentas o investidor não deve esperar sempre acertar a oscilação do mercado, simplesmente porque isso não é possível. E isso não é possível por uma razão bastante simples: a análise técnica lida com probabilidades e não com certezas.

Da mesma forma que pode chover ao contrário da previsão do tempo, o mercado de ações também terá suas exceções. Nem toda ação com grandes chances de subir vai se valorizar e nem toda ação com grandes chances de cair vai ficar no vermelho. Quando o investidor compreende essa realidade, ele supera o principal mito que cerca a análise técnica. Para vencer na bolsa, esse é o primeiro passo e entender outras verdades sobre o mercado é muito importante para seguir no rumo certo.

ganhar dinheiro analise tecnica

É sempre bom lembrar que não prever o futuro não impede a busca de ganhos expressivos na bolsa de valores. Não ter certeza da movimentação do mercado apenas deve nos lembrar que só podemos pensar em enfrentá-lo com estratégia.

Essa será nossa maior arma para enfrentar a bolsa de valores. Ela nos protege dos momentos de adversidade e potencializa os resultados obtidos nos bons momentos.

Estratégia, aplicada com disciplina e paciência, basta para vencer no mercado. Afinal, a previsão do tempo não erra todo dia.

Aprenda a investir na Bolsa de Valores. Curso grátis

atua no mercado de ações há 8 anos e é membro da equipe do Toro Radar desde 2010, onde atua como instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos e como analista. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais e Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui a certificação de Planejador Financeiro CFP® - Certified Financial Planner, é Consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM e Analista CNPI-T registrado na APIMEC.
E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action