Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action

Blog

bitcoin cash

O ano de 2017 foi muito bom para o mercado de criptomoedas. Mesmo que você não entenda muito sobre o assunto, é bem provável que já tenha escutado algo a respeito.

Isso porque o tema virou pauta frequente em revistas, jornais e programas de televisão graças à grande valorização de algumas dessas moedas virtuais. É o caso do Bitcoin, que chegou a ser cotado a U$20.000 e fechou o ano com alta de 1.300%.

Com essa valorização impressionante, o Bitcoin hoje é considerado a maior criptomoeda existente e lidera, com sobra, o ranking de capitalização de mercado das moedas virtuais. Entretanto, outras moedas vêm despertando o interesse de pessoas que estão entusiasmadas com essa nova possibilidade de investimento. E uma delas é o Bitcoin Cash

Antes de explicar detalhes sobre essa moeda, veja sua cotação atualizada: 

Preparamos este artigo com o objetivo de explicar para você tudo sobre essa nova criptomoeda. Vamos falar sobre:
  • Como o Bitcoin Cash surgiu.
  • Quais foram as razões para sua criação.
  • Qual a cotação BCH.
  • Como ocorre o processo de compra e mineração dessa moeda virtual.

Quer aprender tudo sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!

Gráfico e cotação do Bitcoin Cash hoje

O Bitcoin Cash surgiu recentemente no mercado de criptomoedas, mais precisamente em agosto de 2017, a partir de uma divisão do Bitcoin denominada “hard fork” — vamos explicar melhor o que é isso logo mais neste artigo.

Após seu lançamento e em apenas 4 meses, a Bitcoin Cash cotação atingiu sua máxima de U$4.091,40 no dia 20 de dezembro de 2017. Passada a euforia causada pela estreia da nova moeda virtual, o preço do Bitcoin Cash recuou e seu valor no dia 17/04/2018, por exemplo, estava em torno de U$777,40.

Como a volatilidade é uma característica marcante das criptomoedas, é importante que você cheque a cotação continuamente, pois os preços podem sofrer alterações significativas em um curto espaço de tempo. Aliás, é bem possível que a cotação não seja mais a mesma no momento em que você estiver lendo este artigo. Por isso, fique sempre de olho no gráfico Bitcoin Cash:


Mesmo com pouco tempo de presença no mercado e com a queda nos preços iniciada em dezembro do ano passado, o Bitcoin Cash ocupa o 4º lugar na lista das criptomoedas com maior capitalização de mercado, equivalendo a aproximadamente U$13,27 bilhões.

E o Bitcoin: veja quanto a moeda está valendo.
Veja seu gráfico

O que é Bitcoin Cash (BCH)?

Em agosto de 2017, o Bitcoin passou por uma divisão histórica que deu origem a uma nova moeda virtual, denominada Bitcoin Cash, ou simplesmente BCH. Você provavelmente está se perguntando sobre a razão dessa divisão, não é mesmo? Calma, que a gente já explica.

O tamanho do bloco do Bitcoin não muda, o que significa que ele é capaz de armazenar apenas um número limitado de transações. Com o crescente interesse em comprar Bitcoins, essa limitação fez com que as transferências da moeda ficassem bem mais caras.

Isso acontece porque quem processa as transações em Bitcoin são os chamados mineradores, que se aproveitaram da excessiva demanda por transferências para exigir — a quem tivesse urgência para realizar a operação — uma quantia extra para acelerar o processo.

Resumindo: você poderia pagar mais para “furar a fila”, ou pagar a taxa normal e aguardar por um prazo indeterminado, que poderia durar dias até que sua transação fosse confirmada.

Esse impasse foi a principal razão para a divergência de ideias dos desenvolvedores do Bitcoin, que não conseguiram chegar a um consenso sobre o assunto. O resultado do impasse foi uma divisão na rede da criptomoeda, que acabou se transformando em duas, em um processo denominado “hard fork”, e dando origem ao BCH.

A principal vantagem do BCH perante o Bitcoin é que ele tem um tamanho de bloco maior e isso permite que mais transferências aconteçam por bloco, além de reduzir as taxas praticadas para os usuários.

Hard fork do Bitcoin

As razões que levaram ao acontecimento dessa divisão já foram explicadas, e agora falaremos sobre o funcionamento e os responsáveis por ela. Para início de conversa, vale destacar que o hard fork não separa os Bitcoins existentes em duas moedas.

Ao contrário, todos os usuários que já possuíam Bitcoins passaram a ter, imediatamente após ao acontecimento da divisão, a mesma quantia em Bitcoin Cash. Por exemplo: se você já tinha 1 Bitcoin no dia 31 de julho de 2017, passou a ter também 1 BCH no dia 1º de agosto de 2017, dia em que aconteceu o hard fork.

Além dos usuários que apoiaram a ideia, há 3 mentes principais por trás do hard fork que deu origem ao Bitcoin Cash:

  • Roger Ver - CEO do Bitcoin Cash.
  • Jihan Wu - Co-Fundador da Bitmain, empresa desenvolvedora de equipamentos de mineração de Bitcoins.
  • Deadal Nix - desenvolvedor chefe do Bitcoin Cash.

Pode-se dizer que essa é uma vantagem estratégica do BCH perante o BTC, já que o desenvolvedor do Bitcoin permanece em profundo mistério e é conhecido apenas pelo seu pseudônimo Satoshi Nakamoto.

Quer saber mais sobre Bitcoin?
Acesse agora

Como adquirir moedas?

Se você se interessou por essa criptomoeda e agora deseja comprar Bitcoin Cash, existem duas maneiras de fazê-lo. Em algumas corretoras nacionais, você consegue adquirir BCH realizando pagamentos em reais, geralmente por meio de transferências bancárias ou cartão de crédito.

Entretanto, existem corretoras que ainda não comercializam o Bitcoin Cash e nem suportam pagamentos em reais.

Nessas exchanges, o ideal é você comprar Bitcoins pagando em dólares e depois transferi-los para outra exchange que comercialize o BCH. Dessa forma, você pode utilizar seus Bitcoins para comprar os Bitcoins Cash.

Como minerar Bitcoin Cash?

O termo “mineração” é usado para descrever o processo de validação das transações que são realizadas em determinada criptomoeda e acontecem por meio de resoluções de quebra-cabeças matemáticos.

É mais simples do que parece: em linhas gerais, os mineradores disponibilizam a capacidade de processamento de seus computadores para a resolução dos problemas e, como retribuição, recebem uma determinada quantia da moeda.

No caso da mineração de Bitcoin e de Bitcoin Cash, a capacidade de processamento dos computadores deve ser extremamente alta e, infelizmente, não é possível fazê-la com um computador comum que a maioria das pessoas tem em casa.

Se você deseja seguir o caminho da mineração por conta própria, provavelmente terá que investir em supercomputadores apropriados para a atividade, e terá uma remuneração significativa por bloco minerado. Entretanto, existe um caminho mais simples: você pode optar por minerar em uma pool de mineração.

Uma pool é um grupo de mineradores que unem as suas capacidades de processamento para expandir as chances de resolver um quebra-cabeça matemático. Assim, a sua máquina de mineração recebe algoritmos mais simples de serem resolvidos, e o esforço em conjunto dos mineradores aumenta a probabilidade e a velocidade de resolução.

Quando uma pool de Bitcoin Cash resolve o quebra-cabeça, o lucro proveniente dele é distribuído entre os participantes de acordo com a capacidade de processamento que eles contribuíram, e cada um recebe uma quantia equivalente de BCH.

Agora que você sabe as razões pelas quais o Bitcoin Cash ocupa o 4º lugar na lista das criptomoedas, entenda tudo sobre outras moedas:

Mas lembre-se, se você busca nas criptomoedas oportunidades de investimentos, elas ainda são consideradas opções extremamente arriscadas. A alta volatilidade e a falta de regulamentação expõem seus investidores a riscos que ele ou ela não tem em mercados tradicionais.

Se seu objetivo é encontrar opções de investimento com alto potencial de retorno em períodos curtos de tempo, a Bolsa de Valores pode ser uma boa alternativa. A negociação de seus ativos rende bons números a milhares de pessoas diariamente. Quer descobrir mais desse universo? 

Aprenda a investir na Bolsa de Valores. Curso grátis