Cadastre-se grátis

Conheça os 9 melhores simuladores de investimentos do mercado

Os melhores simuladores de investimentos do mercado são os de Renda Fixa e CDB da Toro, Mobills, Monetus e Tesouro Direto. Com essas ferramentas, os investidores podem simular e entender melhor o desempenho de seus investimentos, analisando rendimentos, riscos e prazos. Isso permite testar diferentes estratégias, tomar decisões embasadas e aprimorar conhecimentos no universo das aplicações financeiras.


Diante da enorme variedade de produtos financeiros no mercado, o investidor pode se sentir perdido e não saber exatamente por onde começar ou continuar a montagem do seu portfólio de investimentos.

Graças à tecnologia, o investidor tem à sua disposição ferramentas modernas para simular o rendimento das aplicações de Renda Fixa.

No artigo de hoje, você conhecerá quais são os principais simuladores de rendimentos do mercado para descobrir os melhores investimentos para este ano e para o futuro da sua carteira. Além disso, vai aprender como realizar uma simulação do modo mais apropriado a atingir os seus objetivos.


O que é um simulador de investimentos?

Inicialmente, é fundamental dizer que é possível fazer simulações de investimentos prioritariamente nas aplicações de Renda Fixa, uma vez que os produtos da Bolsa de Valores, como ações, cotas de FIIs e BDRs, por exemplo, têm suas cotações alteradas todos os dias.

Em resumo, um simulador de investimentos é uma ferramenta que permite estipular qual será o rendimento esperado de uma aplicação em um determinado prazo.

Por meio dessa solução, você pode comparar produtos do mercado financeiro, ver qual rende mais, conhecer os riscos, as taxas e decidir onde investir de acordo com quanto deseja aplicar, seus objetivos e perfil de investidor.

A simulação de investimentos é uma ferramenta utilizada no mercado a fim de “prever” o desempenho de uma estratégia em condições puramente hipotéticas.

Além disso, confere aos investidores a possibilidade de realizar testes em diferentes cenários e estratégias, antes de colocar seu dinheiro de verdade no mercado. 

Em geral, os simuladores servem tanto para quem está começando a investir quanto para quem já possui um portfólio e quer ampliá-lo.


Por falar em carteira de investimentos, confira um vídeo especial com o sócio-diretor da Toro, André Barbosa, que detalha tudo sobre o assunto:

 

 


Como funciona e como simular um investimento?

Por ser uma ferramenta bastante simples, os simuladores de investimentos são extremamente fáceis de usar e de compreende os resultados.

 As simulações de investimentos são sempre baseadas em dados históricos e modelos matemáticos, que são utilizados para antecipar o desempenho futuro de ativos, como ações, FIIs, títulos e outros.

Por meio das simulações, os investidores podem estudar mais sobre o risco e a rentabilidade potencial de diferentes alternativas do mercado, sem precisar correr o risco de perder dinheiro por falta de desconhecimento de onde investir hoje.

No entanto, é importante lembrar que as simulações de investimentos são apenas uma previsão e não garantem o resultado real.

Basicamente, o investidor deve informar alguns dados para o simulador que, geralmente são:

COMO SIMULAR UM INVESTIMENTO:
  • Valor da aplicação: o quanto você deseja investir hoje. 
  • Prazo: por quanto tempo o capital ficará investido.
  • Nível de risco (opcional): filtrar por investimentos menos ou mais arriscados.
  • Valor dos aportes mensais (opcional): em alguns simuladores, você pode incluir quanto deseja aportar mensalmente naquela aplicação. 

Com esses dados, o simulador buscará as melhores alternativas com os parâmetros de busca selecionados e a rentabilidade esperada no tempo informado.

Lembrando que o resultado não se trata de uma garantia absoluta de rendimentos futuros, mas sim de uma estimativa conforme o cenário na data da simulação.

Os simuladores calculam os resultados com base nas projeções de mercado e nos retornos aproximados. Desse modo, eles, podem não retratar inteiramente a realidade, já que as aplicações também estão sujeitas às variações tanto nas taxas de juros da economia e nos custos administrativos do investimento.


Quais são os melhores simuladores de investimentos?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um simulador, vamos conhecer as melhores soluções online para encontrar as aplicações ideias para a sua carteira hoje.

Com esses simuladores, os investidores têm a oportunidade de testar diferentes estratégias, tomar decisões embasadas e aprimorar seus conhecimentos no universo das aplicações financeiras.

Hoje, os melhores simuladores do mercado são a calculadora de Renda Fixa da Toro, o simulador de Renda Fixa da Toro, bem como os simuladores de LCI, LCA e CDBs da corretora. Além disso, temos as ferramentas da Mobills, da Monetus e do próprio Tesouro Direto. 

Entrando em detalhes, os melhores simuladores de investimentos do mercado são:

1. Calculadora de Renda Fixa da Toro

Antes de investir na Renda Fixa, é importante calcular a rentabilidade em juros e fazer comparações para ter uma ideia do retorno esperado. Essa avaliação é ainda mais relevante no longo prazo, já que pequenas variações podem ter impacto significativo. 

Aqui na Toro, você conta com uma calculadora de Renda Fixa gratuita para fazer diversas estimativas antes de começar a investir, ter mais clareza do que pode ganhar ao longo do tempo e evitar frustrações no mercado.

Com poucos dados, você estima quanto as principais aplicações podem render em diferentes cenários e taxas, além de estabelecer um comparativo com a caderneta de Poupança.

calculadora-renda-fixa-gratuita-1

2. Simulador de Renda Fixa da Toro

Por meio do simulador de Renda Fixa da Toro, você consegue, em segundos, calcular e comparar gratuitamente vários tipos de Renda Fixa ao mesmo tempo.

Para usar essa solução, basta informar o valor a investir e o tempo da aplicação (1, 2, 3 5 ou 10 anos). Então, sistema retornará o cálculo da rentabilidade estimada. 

simulador-de-renda-fixa


3. Simulador de investimento em CDB da Toro

O simulador de CDB da Toro funciona de modo semelhante. A diferença em relação ao primeiro é que ele fará um cálculo apenas considerando a rentabilidade dos CDBs. 

Ou seja, os resultados apresentados pensados de acordo com as possibilidades de retorno dessa modalidade de título Renda Fixa, ou seja, uma solução ideal para quem já sabe qual tipo de investimento quer fazer.

simulador-de-cdb


4. Simulador de investimento em LCI e LCA da Toro

Ainda na Renda Fixa, aqui na Toro, você encontra o simulador de investimento em LCI e LCA para diversificar sua carteira com esses produtos isentos de Imposto de Renda e com excelentes rentabilidades.

Se você deseja alocar parte do seu patrimônio em ativos ligados ao mercado imobiliário e ao agronegócio, essa pode ser uma excelente oportunidade.

simulador-de-lci

5. Simulador de Investimentos de Renda Fixa da Mobills

O simulador de Investimentos da Mobills permite ao investidor a comparação entre CDBs, LCs, LCI e LCA, além de fazer uma busca pelos investimentos pré e pós-fixados.

Também será necessário informar quanto quer investir inicialmente, o prazo (meses ou anos) e, se preferir, o quanto vai aplicar mensalmente.

Fonte: Mobills

6. Simulador de rendimento da Poupança da Mobills

Quando falamos da Poupança e de outros investimentos, todas as taxas e números podem parecer muito confusos, então fica difícil escolher qual o melhor lugar para aplicar o dinheiro. Por isso, é muito importante fazer um cálculo de rentabilidade de investimentos.

Na Calculadora de Rendimento da Poupança da Mobills, você  consegue calcular o rendimento exato da caderneta para saber quanto ganharia hoje.

É só preencher quanto você pretende investir, o valor mensal dos aportes, a taxa e por quanto tempo pretende deixar o dinheiro.

 

7. Simulador de investimentos da Monetus

No simulador de investimentos da Monetus, basta que você arraste a régua dos valores de depósito inicial, mensal e nível de risco para que a ferramenta lhe apresente os resultados. 

No compilado, a solução informa o quanto você teria daqui a 10 anos, além de uma comparação com a Poupança e com o Tesouro Selic.

Simulador de Investimentos MonetusFonte: Monetus

8. Comparador de Fundos de Investimentos da Monetus

O comparador de Fundos de Investimentos também da Monetus permite ao investidor acessar mais informações sobre essa classe de aplicação.

Basta preencher o CNPJ do Fundo (essa informação você consegue facilmente no Google) e a ferramenta vai lhe apresentar: a rentabilidade comparada com o CDI, o nível de risco, a liquidez (prazo de resgate), o retorno em 12 meses, rendimento desde o início e a aplicação mínima.

Além disso, a solução permite ver a composição da carteira do Fundo bem como outras informações sobre a estratégia do administrador e as taxas cobradas. 

Comparador de Fundos de InvestimentosFonte: Monetus

9. Simulador de Investimentos do Tesouro Direto

Por fim, o simulador do Tesouro Direto permite que você descubra qual é o melhor título público para os seus objetivos.

Para isso, você precisará informar o que você quer fazer com o dinheiro (aposentadoria, estudos, carro novo, reserva de emergência, etc), o prazo do investimento e o quanto investir.

Ademais, ele também permite realizar simulações específicas, caso você já saiba em qual título vai aplicar.

Simulador do Tesouro DiretoFonte: Tesouro Direto

Quer saber mais sobre os Fundos de Investimentos e como eles funcionam? Então, recomendamos o vídeo a seguir com a nossa Analista de Investimentos e especialista no assunto, Paloma Brum: 


Como investir nos ativos que você descobriu no simulador?

Para terminar, uma vez que você já fez as simulações e comparações para decidir onde investir, é hora de comprar os ativos.

Por meio dos próprios simuladores, como você viu, o investidor já é direcionado à área de investimentos.

Para comprar qualquer ativo do mercado financeiro, você deve ter uma conta ativa em uma corretora de valores. Daí, basta seguir os passos do infográfico abaixo e finalizar a sua aplicação.

Passo-a-passo-como-investir/

Além de um simulador gratuito e fácil de usar, aqui na Toro temos um time de especialistas certificados para te ajudar a encontrar as melhores oportunidades para você agora. Cadastre-se grátis e conte com a gente!

Quais são os melhores investimentos para este ano?

Quer saber onde investir neste ano? Então confira um conteúdo especial que nosso time de Analistas preparou para você com as recomendações não somente dos títulos de Renda Fixa, mas também das ações, Fundos de Investimentos, internacionais e outros ativos para investir nos próximos 365 dias em diante.

Desse modo, com a ajuda dos nossos experts, você pode aplicar nas melhores oportunidades da Renda Fixa do mercado, contar com análises aprofundadas e fazer tudo com corretagem zero. Se você ainda não tem conta na Toro, aproveite e faça o seu cadastro agora mesmo.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!