Cadastre-se grátis

O que são commodities? Aprenda de uma vez por todas!

As commodities são produtos elaborados em larga escala e que funcionam como matéria-prima, possuem qualidade e características uniformes. Ou seja, não se diferenciam de local para local, nem de produtor para produtor. Os preços das commodities são determinados pelas leis da oferta e da demanda no mercado internacional. São exemplos as agrícolas (trigo, milho, açúcar), óleo e minerais (minério de ferro, petróleo, gás natural), metais (ouro, prata alumínio).

Apesar de muitas pessoas não saberem o que são commodities, elas estão mais presentes em nosso dia a dia do que você pode imaginar. Você, provavelmente, já ouviu falar sobre esse termo nos noticiários. Afinal, não é raro que uma commodity cause algum efeito na nossa Bolsa de Valores.

Pensando nisso, fizemos este artigo para falar tudo sobre esse assunto. Afinal, se elas são tão importantes para a nossa rotina, é legal saber o que são commodities. Você vai aprender:

  • O que significa commodities.
  • Quais são as principais commodities brasileiras.
  • Como investir em commodities.
 

O que são commodities?

Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima. Geralmente, são produzidos em larga escala e podem ser estocados sem perder a qualidade. Dessa forma, o mercado de commodities tem seus preços definidos pela oferta e procura desses materiais primários.

A palavra commodity significa mercadoria, em tradução livre do inglês. Originalmente, o termo commodities era usado para quaisquer tipos de mercadorias. Ao longo do tempo, essa designação passou por algumas mudanças.

Veja, logo abaixo, outras características das commodities:

  • Grande importância mundial.
  • Produtos de origem primária.
  • Alto nível de comercialização.
  • Pouca industrialização.
  • Qualidade e traços uniformes de produção.
  • Não há diferenciação de marca.

SAIBA MAIS:
➡️ Empresas de commodities: você conhece todas as ações da Bolsa?
➡️ Está na hora de comprar ações da 3R Petroleum? Descubra!
➡️ Guia completo: como comprar ações da Petrobras?

Por serem produtos consumidos em larga escala e com uma variação de preços considerável, as commodities também são vistas, muitas vezes, como um investimento. Se você já teve curiosidade de saber sobre a Bolsa de Valores alguma vez, você pode ter se esbarrado nesse termo, mesmo sem saber.

O que determina os preços das commodities?

Os preços das commodities são determinados por uma combinação de fatores, incluindo oferta e demanda, condições climáticas, políticas governamentais, flutuações cambiais e eventos geopolíticos.

OfertaDemanda
A oferta é influenciada pela produção global, safras, estoques e interrupções na cadeia de suprimentos.A demanda é impulsionada por fatores econômicos, crescimento populacional, mudanças nos padrões de consumo e desenvolvimento industrial.

Via de regra, condições climáticas extremas, como secas ou enchentes, podem afetar a produção e, consequentemente, os preços. Somado a isso, decisões governamentais, como tarifas e subsídios, também podem ter impacto na precificação.

Além disso, eventos geopolíticos, como conflitos ou acordos comerciais, podem criar incertezas e afetar os preços, assim como a interação desses fatores complexos influencia a volatilidade e as tendências.

O que é o boom das commodities?

O boom das commodities refere-se a um período de forte crescimento nos preços e demanda de commodities, como petróleo, ouro, metais, grãos e alimentos.

Esse fenômeno é impulsionado por diversos fatores, como o crescimento econômico global, especialmente nos países emergentes, o aumento da urbanização e industrialização, e a especulação nos mercados financeiros.

Durante um boom, os investidores buscam oportunidades de lucro investindo em commodities, levando a um aumento significativo nos preços.

No entanto, esses períodos de crescimento podem ser seguidos por uma queda abrupta nos preços, conhecida como colapso das commodities, já que esses mercados passam por diversos ciclos de alta e baixa na história.

O boom das commodities pode ter impactos profundos nas economias, beneficiando países produtores de commodities, mas também pode gerar desequilíbrios e desafios, como inflação, aumento da desigualdade e impactos ambientais.

Quais são os principais tipos de commodities?

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não existe apenas uma categoria de commodity, mas várias delas. Cada um desses tipos tem suas particularidades — por isso, é importante conhecê-las. Veja só:

1. Commodities agrícolas

Commodities agrícolas são produtos básicos cultivados ou produzidos pela agricultura em larga escala, geralmente utilizados como matéria-prima na indústria de alimentos, rações animais, biocombustíveis e outros setores.

Esses produtos são negociados em mercados de commodities e costumam ser padronizados em termos de qualidade, peso e especificações para facilitar as transações comerciais.

As commodities agrícolas podem incluir produtos como grãos (como trigo, arroz, milho e soja), café, açúcar, cacau, algodão, laranjas, suco de laranja, carne bovina, carne suína, aves, leite e seus derivados, entre outros. Esses produtos são produzidos em grandes quantidades e comercializados globalmente.

Os preços das commodities agrícolas são influenciados por vários fatores, como oferta e demanda globais, condições climáticas, mudanças nas políticas governamentais, doenças de plantas ou animais, avanços tecnológicos e desenvolvimentos econômicos.

2. Commodities ambientais

Commodities ambientais são produtos ou serviços que têm valor econômico e são relacionados aos recursos naturais e à preservação do meio ambiente.

Eles incluem, por exemplo, créditos de carbono, certificados de energia renovável, água, biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

Essas commodities são negociadas no mercado financeiro, permitindo que empresas e investidores comprem e vendam esses ativos ambientais como forma de mitigar impactos ambientais, cumprir regulamentações e promover a sustentabilidade.

A comercialização dessas commodities visa incentivar a conservação e o uso responsável dos recursos naturais, equilibrando considerações econômicas e ambientais.

3. Commodities minerais e energéticas

Commodities minerais e energéticas são produtos básicos extraídos da terra, que têm valor econômico e são amplamente utilizados na indústria.

Isso inclui minerais como ouro, prata, cobre, ferro, alumínio e carvão, além de recursos energéticos como petróleo, gás natural e urânio.

Essas commodities são negociadas nos mercados financeiros, sendo essenciais para a produção de bens e serviços em diversos setores, como construção, eletrônicos, automotivo e energia.

A demanda e os preços dessas commodities são influenciados pela oferta, demanda global, desenvolvimento tecnológico e fatores geopolíticos.

Confira, no gráfico a seguir, o histórico da cotação do ouro nas últimas décadas:

Oportunidade de lucro alto no setor de petróleo

Quer saber mais sobre empresas desse setor com potencial de entregar uma alta rentabilidade?

Então, acesse um relatório gratuito e exclusivo que o nosso time de Análise preparou para você indicando as melhores oportunidades de investimento nesta commodity, considerando o momento atual e o ciclo de cotações.

 

4. Commodities financeiras

São títulos emitidos pelo governo e moedas negociadas em vários mercados, como:

5. Commodities alimentícias ou pecuárias

Commodities pecuárias são produtos derivados da criação e exploração de animais, principalmente na indústria pecuária. Inclui gado bovino, suínos, aves, ovelhas e outros animais criados para consumo humano.

Essas commodities podem ser negociadas no mercado financeiro por meio de contratos futuros.

Os preços das commodities pecuárias são influenciados pela oferta e demanda de carne, mudanças nas condições climáticas, custos de alimentação e outros fatores que afetam a produção e distribuição de animais para o consumo.

6. Commodities florestais e soft commodities

Commodities florestais são produtos derivados de florestas, como madeira, papel, celulose e produtos relacionados. São negociados no mercado global, impulsionados pela demanda por construção, indústria de móveis e papel.

Soft commodities são produtos agrícolas não processados, como café, cacau, açúcar, algodão, suco de laranja e arroz. São negociados em mercados físicos e futuros, com flutuações de preços influenciadas por fatores climáticos, safras, demanda global e políticas governamentais.

Ambas as categorias são essenciais para a economia global e oferecem oportunidades de investimento e comércio em larga escala.

Agora que você conhece os tipos de commodities, a seguir vamos apresentar os principais exemplos de produtos brasileiros.

Quais são as principais commodities brasileiras?

Como dissemos logo aqui em cima, os produtos do agronegócio estão entre as principais commodities brasileiras. Ainda assim, existem outros bens que influenciam nosso mercado. Entre eles, vale mencionar:

  • Soja: o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja do mundo. A soja é utilizada principalmente na produção de alimentos para animais e óleos vegetais.
  • Café: o café é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, conhecido por sua qualidade e variedade. O país é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo.
  • Açúcar: o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de açúcar, com destaque para o açúcar de cana-de-açúcar. O país é conhecido pela produção de açúcar branco e também possui uma indústria significativa de açúcar orgânico.
  • Milho: o milho é uma importante commodity agrícola no Brasil, usado tanto para alimentação humana quanto animal. O país é um dos principais produtores e exportadores de milho no mundo.
  • Carne bovina: temos um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina. A pecuária é uma indústria importante no país, com extensas áreas de pastagem e rebanhos bovinos significativos.
  • Minério de ferro: dispomos de grandes reservas de minério de ferro e é um dos principais exportadores desse recurso natural. O minério de ferro é amplamente utilizado na produção de aço.
  • Petróleo: também possuímos reservas significativas de petróleo e é um dos principais produtores e exportadores de petróleo da América Latina. A produção de petróleo e gás natural desempenha um papel importante na economia brasileira.

Essas são apenas algumas das principais commodities brasileiras, mas o país também produz e exporta outros produtos, como algodão, suco de laranja, frutas, tabaco e outros minerais, que também têm relevância no mercado internacional.

Por falar em minério de ferro, veja, no gráfico a seguir, a cotação dessa commodity quando comparada às ações da Vale, uma das maiores mineradoras do mundo:

As commodities agrícolas realmente ocupam um lugar de destaque na produção nacional. Isso acontece por conta da abundância de recursos naturais que há em nosso país. Outro ponto que ajuda a explicar esse fator é a extensão do território brasileiro, que nos permite produzir uma boa variedade.

Se somos destaque na exportação dos bens listados acima, entre outros produtos, você já deve imaginar que a nossa economia sofre forte influência do mercado de commodities.

Contudo, existe um lado negativo nessas negociações. O Brasil comercializa itens muito consumidos mundialmente, como café, milho, entre outros, que, em geral, se associam a uma alta procura. Porém, ficamos expostos à decisão externa dos preços.

Apesar de vender as commodities, o país não tem liberdade para precificá-las como bem entender. As vendas, muitas vezes, são feitas por valores menores do que poderiam ter.

Na prática, funciona assim: se a demanda internacional por uma commodity está alta, o preço aumenta e os produtores brasileiros lucram mais. Por outro lado, se ocorre uma crise global, ela se desvaloriza e quem produz acaba se prejudicando.

Como vimos, as empresas são muito dependentes das variações dos preços no mercado internacional. Assim sendo, é importante que você conheça os ciclos de alta e baixa das commodities e como eles podem impactar os resultados finais.

Confira, no gráfico a seguir, as cotações dos contratos futuros do petróleo do tipo Brent desde o início dos anos 2000:

Isto é, mesmo se estiver bem em sua economia interna, o Brasil pode ser afetado pela crise em outros países.

Se a cotação da soja aumentar internacionalmente, é provável que seu preço também suba no mercado interno, por maior que seja a produção brasileira. Nesse cenário, as pessoas que produzem vão preferir exportar em vez de vender para o comércio local.

Afinal, como investir em commodities?

O primeiro passo para investir no mercado de commodities é abrir uma conta em uma corretora de valores. Além desse ser um passo importante para poder aplicar seu dinheiro, você contará com o apoio de profissionais qualificados, que entendem sobre a variação dos preços, melhores produtos e podem te guiar nessa tarefa.

Feito isso, é preciso entender um pouco sobre Mercado Futuro — esse conceito é importante para saber como investir em commodities. Ele é um ambiente da Bolsa de Valores onde se pode ganhar com o aumento ou a queda de um determinado ativo, no caso, commodities, índices e até taxas de juros.

Nesse mercado, são negociados contratos futuros. O que isso quer dizer? Bem, eles são acordos de compra e venda que têm um preço e um período de validade.

Para investir nesses contratos, não é preciso aplicar todo dinheiro exigido, você só precisa apresentar uma Margem de Garantia.

Sendo assim, você não “paga” nem “recebe” nada de imediato em um contrato futuro. A ideia é que você lide apenas com as oscilações dos valores, recebendo pelos ganhos e pagando pelas perdas. É aí que entra a Margem de Garantia: ela serve para indicar que você reúne as condições necessárias para lidar com eventuais prejuízos.

O mais interessante é que essa margem não necessariamente precisa ser em dinheiro. Você também pode investir colocando como garantia:

No Mercado Futuro, você não precisa vender um contrato para receber de acordo com a valorização. O ganho ou perda de um dia podem ser vistos no “ajuste diário”, divulgado todos os dias pela Bolsa brasileira.

Desse modo, você pode aplicar em commodities agrícolas, como café e milho, e também nas financeiras, como o Índice Bovespa e o dólar. Assim, você investe em produtos que estão ligados a uma alta demanda do mercado mundial e pode lucrar com essa intensa movimentação.

Além disso, vale destacar que nesse mercado é possível negociar os já tradicionais minicontratos.

  • Minicontrato de dólar: o minidólar, representado por WDO corresponde a uma parte do contrato cheio, logo, não é preciso desembolsar o valor total negociado, apenas uma parte como margem de garantia.
  • Minicontrato de índice: o mini-índice, WIN, representa 20% da pontuação do índice cheio.

Agora que você já sabe o que são commodities, não se esqueça de contar com uma carteira de investimentos bem planejada. Montá-la estrategicamente é fundamental para que você tenha bons resultados com suas aplicações, fazendo uma diversificação inteligente.

Além de commodities, você pode investir em ações, títulos públicos e outras aplicações interessantes para o seu perfil.

Como deu para perceber, as commodities podem ser excelentes opções de investimento. Por isso, planeje-se de maneira adequada, conte com a opinião de quem entende do assunto e escolha as melhores alternativas segundo as suas necessidades.

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!