Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action

Blog

Aprenda como aplicar na Bolsa de Valores com as melhores estratégias

como aplicar na bolsa de valores

Cada vez mais, as pessoas estão despertando o interesse por alternativas que proporcionam melhores rentabilidades para o dinheiro aplicado. Mas, antes de começar a investir em ações na Bolsa de Valores, é fundamental conhecer a fundo o mercado, entender como ele funciona e o que é necessário para se tornar um investidor.

Por isso, neste guia você irá aprender como funciona a Bolsa de Valores e tudo o que é preciso para começar a comprar e vender ações.

O que são ações?

Ações são pequenos pedaços do capital social de uma empresa ou sociedade anônima. Quando você compra uma ação, você dispõe de uma parte de uma determinada empresa e a partir daí, começa a participar dos lucros e dos prejuízos da mesma.

Antigamente, as ações eram comercializadas como títulos impressos em papel, que possuíam todas as informações importantes como, por exemplo, a parcela de direitos que o investidor adquiriu. Hoje em dia, as ações são vendidas e compradas pela internet. E todo o processo de compra e venda fica registrado em sua corretora de valores.

As ações são classificadas da seguinte forma:

  • Ações Ordinárias Nominativas (ON): As pessoas que adquirem ações deste grupo possuem o direito de votar nas assembléias da empresa.
  • Ações Preferenciais Nominativas (PN): Neste grupo, os investidores possuem prioridade no recebimento de dividendos ou de outros proventos distribuídos pela empresa.

Entenda como aplicar dinheiro na Bolsa de Valores
Aprenda com o curso gratuito

O que é Bolsa de Valores e como ela funciona?

A Bolsa de Valores é um ambiente seguro no qual o investidor realiza a compra e venda de ações. Este mercado possui regras para as negociações envolvendo títulos, ações, contratos futuros, entre outros.

Para investir na Bolsa de Valores, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores. Ela é de extrema importância, porque é a responsável pelas negociações entre os investidores e as empresas presentes na Bolsa. Para melhor esclarecimento, veja abaixo todo este funcionamento com mais detalhes:

  1. Uma empresa oferece ações com o objetivo de levantar verba para a realização de investimentos e projetos. Com isso, ela precisa realizar o cadastro na Bolsa para listar suas ações.
  2. As corretoras começam a disponibilizar ações desta empresa. Isto é conhecido como mercado primário.
  3. Os primeiros investidores podem querer vender ações desta empresa por acreditarem que os preços irão cair. Com isso, os investidores lançam uma ordem de venda com o valor que desejam conseguir em troca. Esta ordem é automaticamente enviada para a Bovespa.
  4. Outros investidores podem querer comprar essas ações. Assim, é enviado uma ordem de compra com o valor que estão dispostos a pagar por essas ações. Esta ordem é automaticamente enviada para a Bovespa.
  5. A transação é efetivada apenas quando a ordem de compra e a ordem de venda possuem o mesmo valor. Isto é conhecido como mercado secundário.

Todo este processo acontece de forma rápida, prática e o melhor: no conforto da sua casa. Porque para aplicar dinheiro na Bolsa de Valores você vai precisar apenas de um computador que tenha acesso à internet para, assim, conseguir enviar uma ordem para a Bovespa.

Aprenda como aplicar na Bolsa de Valores
Acesse o curso grátis

Como aplicar dinheiro na Bolsa de Valores

Qual a melhor forma de aplicar o dinheiro na Bolsa?

O primeiro passo para quem deseja aplicar dinheiro na Bolsa de Valores é entender como é o processo de compra e venda de ações online. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Escolher uma corretora de valores;
  2. Abrir uma conta na corretora;
  3. Enviar uma quantia de dinheiro para essa nova conta;
  4. Acessar o Home Broker;
  5. Comprar pela internet as ações desejadas.

O Home Broker é encarregado pela conexão entre o investidor e o Mercado de Ações e cada corretora de valores tem a sua plataforma. Com maior agilidade e segurança, o investidor consegue acompanhar em tempo real as cotações, comprar e vender ações, visualizar o saldo financeiro e acompanhar as ordens realizadas.

Dessa forma, é muito importante fazer a escolha certa desta plataforma para evitar surpresas indesejadas na hora de investir. Diante deste cenário, a Toro Radar desenvolveu o melhor Home Broker do mercado porque foi construído com tecnologia de ponta e sempre pensando na facilidade na compra de ações.

O Home Broker da Toro Radar se destaca no mercado brasileiro pois além de desempenhar as funcionalidades básicas, ele apresenta a melhor experiência de uso e uma excelente estabilidade no sistema.

Além disso, você encontra um curso completo de como aplicar dinheiro na Bolsa de Valores de uma forma segura e rentável, como fazer uma análise técnica de ações e até mesmo estratégias utilizadas por investidores experientes do mercado.

Saiba como aplicar dinheiro na Bolsa de Valores
Veja o curso completo

Descubra qual o valor mínimo recomendado para aplicar na Bolsa de Valores

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a quantidade mínima para aplicar na Bolsa de Valores. Na verdade não existe um valor fixo para começar a investir em ações, mas o que observamos com uma boa frequência são pessoas que começam o investimento com um valor muito baixo e precisam ganhar muito para compensar as taxas e garantir um resultado positivo.

Devido a este fato, recomendamos iniciar o investimento com um valor mínimo de R$ 5.000 (cinco mil reais). Além de garantir a saúde dos seus investimentos, você poderá diversificar a sua carteira de ações e potencializar seus ganhos de forma segura!

Resumo

  • Ação é uma pequena parcela do capital social de uma empresa.
  • As ações são classificadas em ordinárias e preferenciais.
  • Home Broker é uma plataforma utilizada para facilitar e agilizar os processos de compra e venda de ações pela internet.
  • Você pode utilizar o Home Broker para acompanhar em tempo real as cotações, comprar e vender ações online e acompanhar ordens realizadas.
  • Para saber como aplicar dinheiro na Bolsa de Valores é fundamental ter conhecimento sobre o Mercado de Ações.

Conheça as melhores estratégias para investir na Bolsa de Valores
Acesse o curso grátis

Receba atualizações

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action