Cadastre-se grátis

Imposto de Renda: afinal, o que é, para que serve e como declarar?

O Imposto de Renda é um tributo obrigatório cobrado pelo governo sobre a renda dos indivíduos e empresas. Ele tem como objetivo principal financiar os gastos públicos e promover a redistribuição de renda. O imposto é utilizado para custear serviços e investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança, entre outros setores, visando o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade como um todo.


Quando o ano inicia e as primeiras semanas de fevereiro vão chegando, muitas pessoas começam a pensar na prestação de contas com a Receita Federal. Mas, afinal, você já sabe se precisa declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física ou como fazer isso da forma correta para não ter problemas lá na frente?

Se você ainda tem dúvida sobre o que é e para o que serve a declaração de Imposto de Renda está no lugar certo. Confira a seguir as principais informações sobre esse tema e fique em dia com a Receita.

Imposto de Renda: o que é e para que serve?

Muita gente atribui a declaração do Imposto de Renda ao pagamento deste tributo, entretanto não é apenas essa a finalidade do IR. Ela serve, basicamente, para informar os rendimentos que foram recebidos, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis. Ou seja, mesmo que você não tenha que pagar nada, é essencial declará-los.

O Imposto de Renda é um tributo federal que, como o próprio nome sugere, é aplicado sobre a renda.

Ao longo do ano, você recebe seus rendimentos, certo? Sejam eles vindos de salário, investimentos, dividendos e demais ganhos. E, em muitos casos, a Receita já retém parte dos ganhos através do Imposto de Renda.

Além de demonstrar os rendimentos tributáveis e não tributáveis, a declaração do Imposto de Renda também serve para realizar o acompanhamento da evolução do patrimônio dos brasileiros, uma vez que você também informa outros bens adquiridos no último ano como carros, casas, títulos, entre outros.

Assim, Governo Federal conhece melhor os  contribuintes e verifica se não há irregularidades em relação à renda x patrimônio.

Para aqueles que pensavam que a declaração do IR servia apenas para pagar imposto, já deve ter percebido que ela é muito mais do que isso, não é verdade? Afinal, a partir da declaração anual, você pode receber parte desse dinheiro de volta. É o que chamamos de restituição.

Se você vai declarar este ano, já pensou no que vai fazer com o dinheiro que voltar para o seu bolso? Em vez de gastar tudo, uma ótima ideia é investir esse valor. Assim, você aproveita a restituição do IR para construir um futuro promissor.

Como declarar o Imposto de Renda este ano?

A declaração do Imposto de Renda deste ano deve ser enviada pelo programa da Receita Federal nas datas estipuladas. Portanto, para entender como declarar o Imposto de Renda, basta seguir os estes passos:

1. Reunir a documentação necessária

O primeiro passo é separar toda a documentação necessária para inserir no programa gerador da DIRPF, entre eles, podemos destacar:

  • Comprovante de rendimentos emitido pela fonte pagadora.
  • Informe de rendimento dos bancos em que possui conta.
  • Informe de rendimentos da sua corretora, caso possua algum tipo de investimento financeiro.

Além desses, é importante separar todas as despesas pagas durante o ano passado. Os pagamentos efetuados para planos de saúde, faculdade, medicamentos, entre outros, poderão ser deduzidos da sua base de cálculo do Imposto de Renda.

Confira, no vídeo a seguir, como baixar o seu Informe de Rendimentos aqui na Toro:

https://www.youtube.com/watch/7h8y1Ctpe2M

2. Baixar o programa gerador da declaração ou fazer a declaração pré-preenchida

Outro passo fundamental é baixar o programa gerador da DIRPF para fazer a declaração corretamente. Ele pode ser facilmente encontrado no site da Receita Federal e a sua utilização é completamente gratuita. Além disso, o órgão disponibiliza vários guias para ajudar você a operar o sistema, saber o código de acesso e demais procedimentos para entrar.

2.1 Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Ao optar pela declaração pré-preenchida, você aproveita diversos campos já preenchidos. Rendimentos, deduções, bens, dívidas e ônus reais são importados de declarações anteriores, carnê-leão e informações de terceiros.

Além disso, ao escolher essa opção e informa o PIX, você tem prioridade na restituição.

Lembre-se de possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro para utilizar a declaração pré-preenchida.

Para isso, acesse este link, clique no ano desejado, selecione “preencher declaração” e escolha a alternativa “pré-preenchida”.

A declaração pré-preenchida também pode ser feita pelo celular e pelo tablet. Para tal, basta baixar o aplicativo na loja de app do seu smartphone.

3. Escolher o modelo: simplificado ou completo

O próximo passo é escolher o modelo que mais se adapta à sua realidade. Atualmente, temos dois: o simplificado e o completo.

No primeiro, é aplicado um desconto de 20% sobre a base de cálculo do IR. Esse montante serve como uma forma de substituir as despesas dedutíveis permitidas pelo Governo.

A completa não oferece o desconto de 20%, no entanto, todas as suas despesas podem ser lançadas no sistema. Nesse contexto, esse modelo é mais interessante para aqueles que têm um número de gastos superior ao limite proposto pela Receita Federal.

4. Conferir os dados e enviar a declaração

Por fim, basta você conferir com muita atenção todos os dados inseridos na sua declaração do IR e, em seguida, realizar a entrega da declaração por meio do envio no próprio programa gerador. Após enviar, você deve pagar o imposto devido ou aguardar para receber sua restituição.

Como falamos, o dinheiro extra que voltar para o seu bolso pode ser usado para algo muito maior do que aquela ida ao shopping. Já pensou em transformar essa quantia em algo realmente importante para você, como um curso no exterior ou uma casa que cabe toda a família?

É para isso que o universo dos investimentos serve. Aproveite o melhor que o mercado pode te oferecer e dê a oportunidade para o seu dinheiro render de verdade.

O que declarar no Imposto de Renda?

Agora que você já sabe os passos para declarar o seu Imposto de Renda, vamos mostrar, exatamente, o que precisa ser inserido no seu documento. Uma das principais informações é o seu rendimento salarial ou proveniente de pró-labore, para quem tem empresa.

É necessário informar todos os investimentos que você possui, mesmo aqueles que não incidem IR, como por exemplo Poupança e Letras de Crédito.

Lembre-se, o objetivo do Governo também é acompanhar a sua evolução patrimonial, sendo assim outros bens como carros e imóveis também precisam ser declarados.

As heranças e doações também têm um espaço específico na DIRPF e precisam ser declaradas. Além disso, tenha muito cuidado com os recibos e informes de rendimento que você inserir em sua declaração. Eles precisam ter a identificação da fonte pagadora, contendo: nome ou razão social e CPF ou CNPJ.

Antes de passar ao próximo tópico, confira uma série de conteúdos que vão te ajudar a saber o que incluir no Imposto de Renda:


Como pagar até 12% menos Imposto de Renda?

Você sabia que pode deduzir até 12% da sua renda tributável do ano anterior? Essa é uma das principais vantagens do investimento em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), uma modalidade de previdência privada.

Você pode diminuir a base de cálculo que será apurado o IR a ser pago, fazendo com que o total do tributo também seja reduzido.

Fazendo a declaração completa PGBL ao invés de optar pela declaração simplificada, você pode desbloquear mais de R$2.500 da sua restituição do IR.

Utilize a nossa calculadora no link a seguir e descubra quanto você está deixando de ganhar anualmente com a sua restituição do Imposto de Renda.

Além desses conteúdos, preparamos tutoriais simples que mostram o passo a passo na declaração de cada tipo de ativo. Confira:

Como declarar ações no Imposto de Renda?

Veja o passo a passo para declarar suas ações no IRPF deste ano:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’710′, player_id=’69173684622′, style=” %}


Como declarar Fundos Imobiliários (FIIs) no Imposto de Renda?

Confira o tutorial para declarar seus FIIs no IRPF deste ano:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69175418449′, style=” %}

 

Como declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda?

Siga as orientações abaixo para declarar suas aplicações no Tesouro Direto no IRPF deste ano:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69175499411′, style=” %}

 

Como declarar ETFs  no Imposto de Renda?

Para declarar ETFs à Receita Federal, o procedimento é o seguinte:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69175247274′, style=” %}


Como declarar Fundos de Ações  no Imposto de Renda?

Para informar seus Fundos de Ações à Receita Federal, o processo é o seguinte:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69175247367′, style=” %}

 

Como declarar Fundos de Renda Fixa e Multimercados  no Imposto de Renda?

Os Fundos Multimercados e de Renda Fixa são declarados deste modo:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69748449718′, style=” %}


Como declarar CDBs no Imposto de Renda?

Na Renda Fixa, o passo a passo para declarar CDBs no IRPF deste ano é:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69174931359′, style=” %}

 

Como declarar LCI e LCA no Imposto de Renda?

Confira o tutorial para declarar seus investimentos em LCI e LCA no IRPF deste ano:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69174929838′, style=” %}


Como declarar BDRs no Imposto de Renda?

Por fim, veja o tutorial para declarar seus BDRs no IRPF deste ano:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’scriptV4′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’400′, height=’711′, player_id=’69174526787′, style=” %}

 

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?

Além dos recebimentos, você também deve inserir os pagamentos e as doações realizadas durante o ano anterior. Saiba que nem todas poderão ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda. Veja alguns exemplos de despesas que podem reduzir a base de cálculo do imposto:

  • Educação — exceto cursos livres ou de idiomas.
  • Plano de saúde.
  • Pensões alimentícias.
  • Previdência privada.
  • Dependentes.
  • Previdência social.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Quem deve declarar o Imposto de Renda este ano são todos que tenham tido uma renda superior a R$28.559,70, que receberam rendimentos isentos, tributáveis ou não, superiores a R$40.000,00 durante o ano passado.

Além disso, deve declarar o indivíduo que efetuou transações de venda na bolsa de valores, mercadorias, futuros e similares, com total superior a R$ 40 mil, ou teve ganhos líquidos sujeitos à tributação. Ou seja, se você apenas vendeu em Bolsa abaixo de R$ 40 mil e não realizou operação com incidência de imposto, não precisa declarar.

A regra dos R$ 20 mil mensais para venda continua a mesma, isto é, se vendeu mais de R$ 20 mil em um mês, deve informar à RF.

Também são obrigados a declarar todos os que obtiveram ganho de capital na venda de um bem ou provenientes de operações na Bolsa de Valores.

Deve declarar o IR aqueles que tiverem
bens superiores a R$300.000,00, incluindo investimentos financeiros, independentemente do valor.

Com essas dicas sobre como declarar o Imposto de Renda, vai ser muito mais fácil cumprir com a sua obrigação dentro do prazo exigido pela Receita Federal e evitar cair na malha fina.

Gostou do artigo de hoje? Que tal aprender um pouco mais sobre este assunto? Então, leia nosso artigo sobre qual o valor mínimo para declarar Imposto de Renda.

Outra dica que vale a pena repetir é sobre planejar seus gastos e aplicar o dinheiro recebido na restituição para alcançar seus maiores sonhos. À primeira vista, pode parecer que esse dinheiro é muito pouco e não vai compensar os rendimentos.

No entanto, se você souber encontrar as melhores oportunidades do momento, poderá ver resultados mais interessantes do que imagina. Aqui na Toro, temos um time de especialistas de olho no mercado para recomendar a você onde e quando investir. Que tal conferir agora mesmo?

Como declarar o IR de modo mais fácil e rápido?

Para quem é cliente Toro, ficou mais fácil declarar seu Imposto de Renda de Bolsa. Com a calculadora de IR Mycapital, você tem tudo o que precisa para declarar seu IR de forma automatizada.

O mycapital é uma ferramenta que possibilita aos investidores o total controle dos ganhos em Renda Variável para efeitos de tributação, que incidem sobre as operações financeiras nos mercados de ações e futuros

Sincronizada com a sua conta Toro,é muito mais simples gerar os documentos e relatórios de forma rápida. Entre as funcionalidades, destacam-se:

  • Importação automática: você tem suas operações cadastradas no Mycapital de forma automática.
  • Geração de DARF: nos meses em que tiver imposto a pagar, o Mycapital gera seu DARF com valor do imposto devido.
  • Declaração de IR: a Mycapital organiza suas informações no mesmo formato do programa da Receita Federal para facilitar a sua declaração.

Aproveite para assinar essa moderna ferramenta agora mesmo:

Que tal um plano de investimentos personalizado para você? Clique aqui e  invista com ajuda de experts

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!