Blog

Veja como enriquecer na bolsa e alcançar o sucesso financeiro

Entender como enriquecer na bolsa

Diariamente escutamos perguntas sobre como enriquecer na Bolsa. A primeira coisa que você deve saber é que é fundamental entender como funciona o mercado financeiro para alcançar o sucesso na Bolsa de Valores. Por isso elaboramos este guia para você aprender, de forma descomplicada, como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

Neste artigo você aprenderá:

  • O que é uma ação
  • O que é a Bolsa de Valores
  • Como comprar ações online
  • Qual o valor mínimo para começar a investir em ações
  • Taxas e Custos operacionais
  • Riscos

O que é uma ação?

Uma ação corresponde a uma pequena parcela do capital social de uma empresa. No momento em que o investidor compra ações de uma empresa específica, ele passa a ser sócio dela. A partir daí ele começa a participar dos lucros e dos prejuízos desta empresa.

As ações são divididas em dois tipos:

  • Ações Ordinárias Nominativas (ON): Para este tipo de ação, o investidor garante voto nas Assembléias. Cada ação dá direito a um voto e você ganha o privilégio de participar dos rumos daquela empresa.
  • Ações Preferenciais Nominativas (PN): Essas ações não possuem o direito de voto mas possuem prioridade no recebimento de dividendos.

Aprenda a investir dinheiro nas melhores ações
Veja o curso gratuito!

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é responsável pelas regras estabelecidas nas negociações de títulos, ações, contratos futuros, entre outros. Assim, os investidores realizam a compra e venda de ações em um ambiente seguro.

Muitas pessoas imaginam que o ambiente da Bolsa de Valores é igual ao que é retratado em muitos filmes e seriados, com aquela gritaria e estresse diário. Mas isso não existe mais, pois as negociações são feitas através da internet e tudo ocorre de forma automática e rápida.

O início desta negociação acontece quando uma empresa disponibiliza suas ações pela primeira vez na Bolsa. Este processo é denominado IPO (Oferta Pública Inicial) e o seu principal objetivo é que a empresa consiga recursos para financiar seus investimentos através da venda de ações na Bolsa de Valores. A partir daí, as ações passam a ser negociadas entre os próprios investidores na bolsa, que no Brasil é a BM&F Bovespa.

Saiba como enriquecer na Bolsa com as melhores estratégias do mercado
Acesse curso gratuito

Aprenda a comprar ações online

Como enriquecer na bolsa comprando ações pela internet

Agora que você aprendeu como funciona a Bolsa de Valores, iniciaremos uma nova discussão para mostrar como enriquecer na bolsa comprando ações.

Veja o passo a passo para comprar ações online:

  1. Escolha e abra sua conta em uma corretora de valores;
  2. Envie uma quantia de dinheiro para essa nova conta;
  3. Acesse o Home Broker;
  4. Compre pela internet as ações escolhidas.

O que viabiliza este processo é o Home Broker, que tornou a compra e venda de ações mais prática e segura. Através desta plataforma é possível acompanhar em tempo real as cotações, comprar e vender ações e acompanhar os pedidos de ordens. E tudo isso pode ser feito no conforto da sua casa, diretamente do seu computador.

Quando se tem um objetivo como enriquecer na Bolsa de Valores, é preciso atenção com a importância de contar com um bom Home Broker, para evitar surpresas na hora de investir. Uma boa plataforma precisa ser rápida, estável e fácil de utilizar. É por isso que a Toro Radar possui o melhor Home Broker do mercado, que possui tecnologia de ponta, que confere agilidade e simplicidade na hora de comprar suas ações. Além disso:

  • A ativação do Home Broker é bastante simples e de fácil manuseio.
  • Todo processo de negociação é realizado pela internet, ou seja, você não dependerá de um operador para realizar as ordens, o que diminui o custo da operação.
  • A compra e venda de ações é feita de maneira muito simples e rápida, com apenas 1 clique.
  • O seu design também é simples, fácil e intuitivo.
  • Possui integração com recomendações de analistas das melhores oportunidades em tempo real.

Qual o valor mínimo para começar a investir em ações?

Muitas pessoas que procuram como enriquecer na Bolsa possuem dúvidas sobre a quantia necessária para começar o seu investimento. O que precisa estar claro é que não existe um valor mínimo para começar a comprar ações. Na verdade, existe um valor mínimo recomendado para garantir a saúde dos seus investimentos. Por isso, na Toro Radar recomendamos começar com o valor mínimo de R$5.000,00.

Com um investimento inicial de R$5.000,00 (cinco mil reais) você tem melhores condições de suportar as oscilações normais do mercado de ações. Além disso, iniciar um investimento com um valor muito baixo pode ser complicado, porque você vai precisar ganhar muito mais para compensar as taxas e custos atribuídos na compra e venda de ações.

Aprenda a investir o seu dinheiro no mercado de ações
Veja o curso completo

Taxas e Custos Operacionais

Como falamos sobre o sobre o valor mínimo para iniciar o seu investimento, é importante conhecer algumas taxas que podem influenciar os resultados. Veja as três principais taxas:

  • Taxa de Custódia: Todo mês a Bovespa cobra uma taxa pelo armazenamento de suas ações. Muitas corretoras isentam os investidores desta taxa, oferecendo custódia gratuita.
  • Taxa de Corretagem: É uma taxa cobrada cada vez que você opta por comprar ou vender uma ação.
  • Taxa Emolumentos: É cobrado pela Bovespa um valor sobre a compra e venda de ações.

Riscos em investimento em ações

Como você já deve saber, também existem riscos quando o investidor busca como enriquecer na Bolsa de Valores. Mas isto não deve ser interpretado como algo negativo, pois você está aceitando esta condição pela possibilidade de uma maior rentabilidade. O importante então e conhecer os riscos e aprender como minimizá-los com boas estratégias. Diante disso, conheça dois riscos que você pode enfrentar:

  • Risco de Liquidez: Este risco é classificado como a dificuldade em vender um ativo da sua carteira de investimentos.
  • Risco de Desvalorização: Quando a empresa que você aplicou o seu dinheiro apresenta uma queda na sua performance no mercado financeiro e o preço de suas ações cai. Ou seja, as suas ações são desvalorizadas.

É importante deixar bem claro que conhecimento é fundamental para um bom resultado no mercado de ações e é ele que irá te ajudar a minimizar os riscos na Bolsa de Valores. Aproveite para ver o Guia de Sucesso na Bolsa de Valores e aprenda como começar a investir como os melhores investidores.

New Call-to-action

Resumo:


  • Uma ação equivale a uma pequena parcela do capital social de uma empresa.
  • Existem dois tipos de riscos que são a desvalorização e a falta de liquidez.
  • O Home Broker é uma ferramenta utilizada para realizar a compra e venda de ações pela internet.
  • Os principais custos são taxa de corretagem, taxa de custódia e taxa de emolumentos.
  • Bolsa de Valores é um ambiente organizado onde se realiza a venda e compra de ações, títulos, contratos futuros e entre outros.
  • Para saber como enriquecer na bolsa é primordial que você estude e busque total conhecimento sobre o mercado de ações.

Aprenda as melhores estratégias para conseguir enriquecer na Bolsa de Valores
Assista o curso gratuito!

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action