Blog

Como ganhar dinheiro: Saiba como ficar rico na queda da bolsa de valores

como-ganhar-dinheiro-queda-da-bolsa-de-valores

Temos acompanhado atualmente um período desafiador no mercado financeiro, com diversas notícias apontando queda da bolsa de valores e queda de ações de grandes empresas como ações petrobras, ações vale e outras.

O ciclo de queda já dura 7 anos, a mais longa queda da bolsa de valores desde 1983, com baixas históricas e surpreendentes que muitas vezes assustam os investidores.

Mas será que não devemos então investir dinheiro na bolsa?

Essa é a pergunta errada! O que você que se preocupa com o seu dinheiro deve se perguntar é: “Como ganhar dinheiro na queda da bolsa de valores? Onde investir dinheiro?”

Neste artigo iremos mostrar que apesar da incerteza gerada pelas notícias sobre crise política e econômica no país, existem inúmeras opções onde investir dinheiro na queda da bolsa e este é na verdade um excelente momento que você não pode perder.

Como ganhar dinheiro com a queda da bolsa em 4 estratégias

1. Day Trade: Como investir dinheiro todos os dias

Em cenários de crise e queda da bolsa de valores as ações podem apresentar pequenas oscilações diárias.

Uma ação que esteja caindo pode subir 0,5% em um dia por exemplo, e ainda assim voltar a cair no próximo dia.

Neste contexto pode ser uma boa estratégia investir na bolsa em operações que durem apenas um dia (Day trade) e então o seu lucro será formado pelo acúmulo de vários pequenos ganhos.

Além disso as operações de day trade oferecem uma excelente vantagem: a alavancagem.

Com ela você pode investir um dinheiro maior do que você realmente tem, pois o que você paga ou recebe é apenas a oscilação da compra e venda e não o valor total do contrato.

Por exemplo: Se você teve 0,5% de lucro, recebe apenas o 0,5%. Se tiver prejuízo, paga apenas 0,5% também. O que você precisa ter então é uma margem de garantia para arcar com essa oscilação.

Nesta estratégia você assume um maior risco, visando um maior lucro.

2. Operação de venda: Como investir dinheiro na queda das ações

Sabia que é possível ganhar também quando uma ação cai? Esse tipo de operação é chamado de Short Selling, ou “Operação de venda”.

Ao contrário da operação tradicional onde você compra uma ação e depois vende, nas operações de venda você vende uma ação (mesmo sem possuí-la) e depois a compra mais barato.

Essa é uma estratégia para quando você acredita que uma determinada ação irá cair. Mas como vender uma ação que você não possui?

A) Se a sua operação for de day trade, você vende e compra no mesmo dia, zerando sua posição, por isso não é necessário ter a ação, já que a situação será normalizada até o fim do dia.

B) Se a sua operação for de curto prazo, durando mais alguns dias, você precisa alugar a ação. Então você encontra um investidor que a tenha, aluga essa ação, vende e depois recompra por um preço menor para devolver ao dono original.

3. Longo Prazo: Como investir dinheiro no futuro da bolsa

Com as ações baratas em vista da queda da bolsa, é comum pensarmos que uma hora o mercado irá melhorar e as ações vão voltar a subir. Por isso pensamos em comprar ações de uma empresa que está barata e vender quando a cotação dela subir.

Atualmente existe uma grande quantidade de empresas na bolsa custando bem menos do que deveriam em um cenário ideal. É como se a bolsa e as ações dessas empresas estivessem em uma grande promoção. E nós podemos aproveitar este momento!

Dois cuidados são necessários nessa estratégia:

A) A escolha certa: É preciso tomar cuidado para escolher uma ação que realmente tenha potencial de recuperação no longo prazo, ou você pode escolher uma empresa que tenha perspectiva de continuar caindo no decorrer dos anos e ficar preso sem conseguir se desfazer dela.

B) Potencializar seu resultado: Se você compra uma ação visando continuar com ela no longo prazo, você pode potencializar seus ganhos utilizando essa ação como margem de garantia para investir também no day trade. Assim você une essas estratégias e tem a chance de ganhar de duas formas diferentes.

4. Operação contra-tendência: Como investir dinheiro no fôlego do mercado

O mercado normalmente não cai sem parar. Em algum momento a força vendedora, que empurra o mercado para baixo, precisará tomar um fôlego. Então mesmo que a tendência principal seja de baixa no prazo médio, a bolsa pode subir um pouco no curto prazo, e então a força vendedora volta a pressionar o mercado e a bolsa volta a cair.

Essa é uma oportunidade que surge contra a tendência principal, quando você identifica esses prováveis fundos e investe em uma ação porque ele já caiu muito e pode subir um pouco no curto prazo.

Essas operações duram uma média de 2 a 3 dias apenas, o que é uma vantagem, pois em pouco tempo o seu capital está disponível para investir em outras oportunidades.

E se você quer conhecer melhor a análise técnica, baixe o nosso e-book completo e gratuito onde você irá aprender como investir dinheiro em ações, como entender todos os indicadores técnicos e como fazer sua própria análise gráfica.

Ebook Análise Técnica de Ações - download

Como ganhar dinheiro: Ações em alta na queda da bolsa

como-ganhar-dinheiro-acoes-queda-da-bolsa-de-valores

Apesar da bolsa em queda também há como ganhar dinheiro com ações que sobem mesmo neste cenário. Não é porque o Índice Bovespa e algumas empresas de destaque na bolsa estejam caindo que todo o mercado siga essa tendência.

Em janeiro de 2016 por exemplo, algumas ações alcançaram altas maiores que os rendimentos oferecidos pela poupança no período de um ano inteiro.

Veja algumas empresas que mais subiram no mês de janeiro deste ano:

  • A Raia Drogasil (RADL3) subiu 16,91%;
  • A SABESP (SBSP3) subiu 12,63%;
  • A Multiplan (MULT3) subiu 8,95%;
  • A BR MALLS (BRML3) subiu 6,94%;
  • A CPFL Energia (CPFE3) subiu 6,79%;
  • A Equatorial Energia (EQTL3) subiu 5,64%.

Com as ações subindo ou caindo, o segredo de como ganhar dinheiro com a bolsa de valores é ter uma boa estratégia, escolher suas oportunidades de forma segura, usando a análise técnica e fundamentalista a seu favor.

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action