Blog

Como investir dinheiro? Conheça as vantagens das melhores opções de investimento do mercado

como-investir-dinheiro-a-curto-prazo-ou-longo-prazo

Como investir dinheiro? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros se fazem ao pensar em investir. Isso porque muitas vezes eles acham que têm pouco dinheiro para opções como investir na bolsa de valores por exemplo, ou por acharem que é muito complicado.

Porém para iniciar os seus investimentos é tudo muito simples e a poupança é a pior escolha que o investidor pode fazer.

Para começar a investir dinheiro a curto prazo, médio ou longo, você deve primeiramente estabelecer quais são os seus objetivos e qual o tempo que você pretende gastar para alcançá-los, uma vez que para cada prazo temos uma opção mais interessante de investimento.

Neste artigo abordaremos algumas questões como:

  • Traçando objetivos e identificando o perfil de investidor
  • Como investir no tesouro direto?
  • Como investir na bolsa de valores?
  • Como investir dinheiro no mercado futuro?
  • Como investir dinheiro na internet?
  • Como investir dinheiro com estratégia, segurança e rentabilidade?

Traçando objetivos e identificando seu perfil de investidor

Se você pretende investir para comprar um carro, fazer uma viagem, se aposentar mais cedo ou poupar dinheiro para pagar os estudos dos filhos por exemplo, cada um desses sonhos tem um prazo diferente. Os investimentos também são assim, e precisam ser escolhidos de acordo com o prazo do seu objetivo.

Outra coisa muito importante é entender qual o seu perfil de investidor. Pois isso fará diferença significativa no tipo de investimento que você irá escolher.

  • Se o seu perfil é conservador, você tem menos disposição ao risco e costuma optar por investimentos que tenham maior segurança, mesmo que que ofereçam uma menor rentabilidade. Investir em produtos de renda fixa, como investir no Tesouro Direto, ou em uma carteira de ações dividendos pode ser uma escolha interessante.
  • Se o seu perfil é moderado, você tem um pouco mais de tolerância a riscos, porém busca maior proteção nos seus investimentos, se arriscando em momentos mais favoráveis. Pode ter um retorno mais atraente a longo prazo.
  • Mas se o seu perfil é agressivo, você busca retornos mais expressivos e por isso está disposto também a um maior risco. Neste perfil pode ser interessante investir em ações e no mercado futuro, especialmente na modalidade mais emocionante da bolsa de valores, o Day-trade, que são operações que duram menos de um dia.

Essa análise de perfil representa um grande benefício ao seu objetivo, pois ao identificarmos nosso perfil de investidor teremos melhores condições de tomar decisões de investimentos alinhadas ao que buscamos.

Veja agora algumas opções de investimento e perguntas frequentes sobre elas.

Como investir no tesouro direto?

A partir da definição do perfil do investidor iremos começar a avaliar quais são as melhores opções de investimento para o seu dinheiro.

Para as pessoas que tem como objetivo ter uma aposentadoria tranquila por exemplo, os títulos públicos são excelentes opções de investimento. Isso porque especialmente na atual situação do nosso país o governo utiliza a taxa de juros como mecanismo de controle de inflação, o que acaba tornando os títulos do Tesouro Selic (LFT) extremamente atrativos.

E vale ressaltar que para essa finalidade de aposentadoria o Tesouro Direto é melhor do que a previdência privada, pois:

1) Sua rentabilidade pode ser prefixada ou até mesmo acompanhar a inflação, enquanto a rentabilidade variável da previdência tem mais a ver com a performance do gestor. Este fator aliado a comissão do gestor geralmente deixam a previdência com uma rentabilidade menor do que os títulos do Tesouro Direto.

2) O Tesouro Direto é um investimento extremamente seguro. Seus riscos são praticamente nulos, pois o próprio governo é quem garante o investimento, ao contrário de outros títulos em que você precisa analisar bem a empresa emissora.

Se você se interessou por esse tipo de investimento, veja nosso artigo com um passo a passo detalhado de como investir em Títulos Públicos.

Como investir na bolsa de valores?

Diferente do que muita gente pensa, o mercado financeiro é acessível para todos nós de forma simples e extremamente rentável. Aprender como investir em ações não é tão difícil e é onde você pode sonhar alto.

Neste tipo de investimento você tem a possibilidade de resultados extraordinários e um retorno maior, mas com um risco também maior, pois você fica sujeito às oscilações do mercado.

Atualmente nos favorecemos de um cenário político e econômico desgastado, o que nos permite encontrar na bolsa de valores a maior oportunidade da década. Grandes empresas estão sendo cotadas abaixo do seu valor patrimonial líquido. É isso mesmo, companhias como Vale (VALE5), Gerdau (GGBR4) e outras estão cotadas no mercado como verdadeiras pechinchas.

Por isso muita gente imagina que é uma grande complicação, mas nada mais é do que a maior oportunidade dos últimos 10 anos.

E você pode investir com uma maior segurança, contando com o auxílio da melhor equipe de análise do Brasil. No Toro Radar temos uma equipe de analistas focada em analisar e acompanhar o mercado o tempo inteiro em busca das melhores oportunidades para nossos clientes, tanto para investir dinheiro a curto prazo, médio ou longo prazo.

Uma grande vantagem é que você também pode investir no tesouro direto e utilizá-lo como margem de garantia para algumas operações na bolsa, fazendo o seu dinheiro render em dois tipos de investimento ao mesmo tempo.

Aproveite para conhecer melhor essa e outras estratégias de sucesso na bolsa em um e-book gratuito criado pelo Toro Radar. Nele você pode aprender as melhores estratégias de como investir na bolsa de valores antes mesmo de começar.

Guia de sucesso na Bolsa de Valores

Como investir no mercado futuro

O mercado futuro é uma das mais interessantes opções para o investidor. São contratos que podem ser extremamente rentáveis e possuem características únicas:

  • Diversificação: Operando contratos futuros você consegue se proteger de cenários de incerteza e aproveitar grandes oportunidades em diferentes opções de investimento como commodities, índices e moedas.
  • Alavancagem: No mercado futuro, diferente do mercado de ações, você só precisa de um percentual do valor do contrato para utilizar como margem de garantia, e então você só arca com as oscilações do contrato, podendo em alguns ativos alavancar o seu capital mais de 30 vezes.
  • Investimento no exterior: Operando no mercado futuro é possível investir também no mercado internacional e sem precisar abrir uma conta no exterior. Você pode investir nas 500 maiores empresas norte americanas como Nike, Apple e Coca-Cola, através do índice S&P500.
  • Liquidez: Como são contratos que movimentam bilhões de reais todos os dias, os contratos futuros permitem um extremo nível de assertividade para a análise técnica, permitindo assim diversas oportunidades todos os dias ao investidor.

Para fazer os seus investimentos é muito fácil, você não precisa sair de casa e pode dar o primeiro passo assistindo o vídeo a seguir. Conheça o mercado futuro e se inscreva no canal para assistir o material completo:



Até aqui explicamos a você como investir dinheiro em diferentes opções e conseguir uma renda extra ao longo do tempo. O que deixamos para o final é o fato de que isso tudo pode ser feito de maneira simples e pela internet.

Muita gente procura uma forma de ganhar dinheiro pela internet como renda extra. Investir na bolsa de valores é uma excelente opção para essa finalidade e pode também se tornar uma profissão. Investir dinheiro na internet todos os dias através das operações de day-trade pode fazer de você um profissional da bolsa de valores.

Tempo é uma grande dificuldade hoje em dia, mas estamos conectados na internet o tempo inteiro, então poder investir dinheiro na internet facilita essa experiência no mercado financeiro e a conquista dos seus objetivos.

Dentro do Toro Radar você tem acesso a diversas oportunidades diariamente e pode acompanhar os gráficos de ações pelo celular, tablet e acompanhar as fantásticas recomendações que são feitas para aquele investidor mais arrojado e dinâmico.

Como investir dinheiro com estratégia, segurança e rentabilidade

Encerrando as nossas dicas vamos falar de três pontos essenciais para obter sucesso dentro dos seus investimentos: Persistência, Conhecimento e Disciplina. Assim como na vida, para que um plano dê certo é preciso possuir uma estratégia vencedora, de acordo com seus objetivos, e segurança para executá-la.

Com tantas boas opções no mercado é importante ressaltarmos que o rendimento da poupança é um investimento ruim e que somente irá desgastar o seu dinheiro ao longo do tempo.

O mercado financeiro é uma excelente saída e permite ao investidor consciente buscar grandes resultados ao longo do tempo, porém os bancos cobram verdadeiras fortunas dos investidores e inviabilizam as melhores oportunidades no mercado de renda fixa e variável.

New Call-to-action

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action