Blog

Saiba como investir dinheiro na Bolsa de Valores e conseguir ótimos resultados

Como investir dinheiro na Bolsa de Valores

Investir dinheiro na Bolsa tem se tornado cada vez mais comum, e já adianto: é mais fácil do que parece. Para facilitar o seu entendimento elaboramos esse guia completo que ensina como comprar ações na Bolsa de Valores. Neste texto falaremos de alguns pontos principais, tais como:

  • O que são ações
  • O que é mercado de ações
  • Como comprar uma ação
  • Taxas e Custos
  • Riscos

O que são ações?

Uma ação corresponde a uma pequena parcela do capital social de uma empresa. Portanto, ao comprar ações, você passa a fazer parte do grupo de acionistas desta empresa e ganha o direito sobre os ativos e lucros.

Antigamente essas ações eram conhecidas como títulos impressos em papel, que possuíam os dados e informações referente a parcela de direito que o acionista adquiriu. Atualmente esta negociação é feita online. Ou seja, fica registrado, eletronicamente, em sua corretora de valores, fazendo com que este processo de compra e venda de ações seja algo fácil e prático.

As ações são divididas em dois grupos: ações ordinárias e ações preferenciais:

  • Ações ordinárias: para este tipo, o investidor ganha o direito de votar nas assembleias da empresa.
  • Ações preferenciais: neste grupo, o investidor não tem o direito de votar nas assembleias, mas têm a preferência no recebimento de dividendos ou de outros proventos distribuídos pela empresa.

Saiba como investir dinheiro nas melhores ações
Acesse o curso gratuito

Como funciona o mercado de ações?

O mercado de ações é conhecido como o local onde as empresas podem emitir os seus títulos. Ou seja, este mercado é onde funciona a Bolsa de Valores e também onde ocorre a compra e venda de ações e outros títulos. No Brasil, a Bolsa de Valores é a BM&F Bovespa, agora também conhecida como B3.

Existem quatro maneiras para quem deseja investir dinheiro comprando ações :

  • Individualmente: Neste grupo é possível adquirir suas ações através da internet. Assim que você abre uma conta em uma corretora, é possível comprar suas ações através do Home Broker. Você administra a sua carteira por conta própria, mas é importante contar com profissionais qualificados do mercado para orientar e tirar dúvidas, como assessores próximos e uma consultoria de investimentos.
  • Fundo de Investimentos: Esta modalidade é conhecida por reunir o dinheiro de diversos investidores que adquiriram cotas. A rentabilidade será de acordo com a quantidade de cotas de cada investidor e o desempenho do fundo.
  • Clube de Investimentos: Nesta modalidade acontece a união de capital de um grupo de pessoas que querem investir uma quantidade maior. É somado os recursos de cada investidor e a escolha das aplicações são feitas em conjunto, porém a escolha final é de responsabilidade do gestor do clube.
  • Fundos de Índices: Conhecido como ETF (Exchange Traded Fund), é composto por várias ações que formam um índice do mercado de ações. O seu objetivo é garantir o mesmo retorno de um índice específico, como o Índice Bovespa ou o Índice Small Caps.

É importante lembrar que, ao comprar ações individualmente, o acionista tem o controle absoluto de sua carteira de investimentos, o que pode favorever melhores resultados e também diminuir o custo com taxas de administração, por exemplo. Por isso acreditamos que essa seja a melhor forma de como investir dinheiro na Bolsa de Valores.

Agora que você entendeu o que é uma ação e como funciona o seu mercado, vamos mostrar o que é preciso para comprar uma ação.

Investir dinheiro na Bolsa

Como faço para comprar ações?

Para começar a comprar e vender ações é preciso que você escolha uma corretora de valores e abra a sua conta. Este processo costuma ser bastante simples e gratuito.

Com sua conta aberta na corretora, você vai precisar transferir uma quantia de dinheiro para iniciar os seus investimentos. Este processo também é bastante simples, você só precisa realizar DOC ou TED do seu banco para a corretora.

O próximo passo é acessar o home broker da sua corretora. É através dele que você terá como investir dinheiro na bolsa de valores pela internet. A função básica do Home Broker é a compra e venda de ações, mas outras características variam de corretora para corretora, como:

  • agilidade,
  • alta tecnologia,
  • facilidade de utilização,
  • estabilidade.

Pensando nisso a Toro Radar criou o seu próprio Home Broker, para dar mais praticidade e facilidade aos nossos clientes. Assim, quando chega uma recomendação de compra ou venda de ações, você pode realizar sua operação com poucos cliques e na mesma tela que acompanha o gráfico, lê a análise de uma ação ou conversa diretamente com os analistas.

Custos para comprar e vender ações

Antes de iniciar seus investimentos na Bolsa de Valores, é preciso conhecer algumas taxas que podem influenciar em seus resultados. Portanto, conheça abaixo os principais custos para investir dinheiro na Bolsa de Valores:

  • Taxa de corretagem: Esta taxa é cobrada cada vez que você compra ou a venda de um ativo.
  • Taxa de custódia: Mensalmente a Bovespa cobra esta taxa pelo armazenamento de títulos ou ações de um investidor. Algumas corretoras optam por arcar com esta taxa e não repassá-la ao investidor.
  • Taxa de emolumentos: O valor desta taxa cobrada pela Bovespa é equivalente ao percentual calculado sobre a compra e venda de ações.
  • Taxa de administração: É uma taxa cobrada em fundos de investimento, calculada em percentual ao ano (% a.a) e equivalente ao período e valor do investimento.
  • Taxa de performance: Um fundo de investimento também pode cobrar esta taxa caso a rentabilidade do fundo exceda o valor esperado.
  • Imposto de Renda: Para o IR, é cobrado 15% dos ganhos sobre os investimentos em ações (Nas operações de Day Trade essa alíquota é de 20%).

Aprenda a declarar o Imposto de Renda dos seus investimentos
Imposto-de-renda-descomplicado-700x150

Os riscos para investir dinheiro na Bolsa de Valores

Agora que você aprendeu como investir dinheiro na Bolsa de Valores e quais as taxas que está sujeito a pagar, você precisa estar ciente de dois riscos, e os principais são a desvalorização e a falta de liquidez

  • Riscos da Desvalorização: Este tipo de risco é conhecido como a empresa que você aplicou o seu capital apresentar uma desvalorização fazendo com que o preço de suas ações apresentam uma queda.
  • Risco de Liquidez: O risco é devido a dificuldade para vender o ativo no momento e no preço desejado.

Muitos investidores não procuram como investir dinheiro na bolsa de valores por achar arriscado. Mas risco não quer dizer que é ruim. Ruim é não saber deles e não saber como contorná-los.

Quando se tem conhecimento sobre o universo de investimentos, esses riscos não se tornam um vilão para o investidor.

Saiba como investir dinheiro na Bolsa de Valores de uma forma segura e rentável 
Veja o Guia de Sucesso na Bolsa

Resumo

  • Uma ação corresponde a uma pequena parcela do capital social de uma empresa.
  • Mercado de ações é conhecido como o local onde as empresas podem emitir os títulos.
  • Você pode comprar uma ação pela internet através do Home Broker.
  • Existe risco da desvalorização e o risco de liquidez que podem ser minimizados quando você busca conhecimento sobre o mercado de investimentos.
  • Você tem como investir dinheiro na bolsa de valores através de Fundos de Índices, Fundos de Investimentos, Individualmente e Clubes de Investimentos.
  • Existem 5 custos que provavelmente você pode ter ao comprar uma ação.
  • Existem diversas estratégias para ganhar dinheiro na bolsa de valores, e que conhecimento é o grande segredo dos investidores de sucesso.

Aprenda as melhores estratégias para investir dinheiro na Bolsa de Valores
Assista o curso gratuito

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action