Blog

Aprenda como investir em ações com passo a passo simples e prático para você começar agora mesmo a realizar esse investimento. 

Saber como investir em ações na Bolsa pode parecer complicado à princípio. Neste guia você entenderá, de forma prática e objetiva, como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores e alcançar o sucesso dos seus investimentos.

Para investir em ações na Bolsa de Valores você precisa:

  1. Escolher uma boa corretora de valores
  2. Abrir uma conta grátis na corretora
  3. Transferir o dinheiro
  4. Definir seus objetivos
  5. Traçar seu plano de investimento
  6. Escolher as ações
  7. Acessar a plataforma da sua corretora
  8. Enviar sua ordem de compra
  9. Acompanhar a valorização
  10. Realizar os lucros

Mesmo com um passo a passo resumido, ainda podem restar dúvidas na hora de começar os seus investimentos, mas saiba que comprar ações pode ser ainda mais fácil. Para entender melhor como isso funciona, veja o vídeo abaixo e saiba como é fácil investir em ações pela Toro Investimentos:



Aprenda a investir na Bolsa sem mistérios
Veja aulas grátis

Para investir em ações na Bolsa de Valores você precisa abrir conta em uma corretora e transferir o dinheiro. Então, basta comprar as ações escolhidas através da plataforma da corretora escolhida. E quando as ações se valorizarem, você vende e recebe os lucros.

O principal risco de investir na Bolsa é que não ocorra o que você esperava e a ação se desvalorize. Mas fique tranquilo, pois existem diversas estratégias para minimizar este risco.

Você também pode contar com a ajuda de analistas experientes no mercado, seja através de um curso de investimento ou mesmo diretamente, orientando como escolher as melhores oportunidades e como comprar ações e vendê-las na hora certa. 


O principal custo no investimento em ações é a taxa de corretagem, que você paga diretamente para a corretora. Este valor é pago cada vez que você compra ou vende uma ação. Mas, na Toro Investimentos, você pode investir com taxa ZERO de corretagem.


Embora seja um passo a passo bem simples para investir em ações, você precisa tomar algumas decisões e saber o momento certo de agir. Mas sabia que você não precisa fazer isso sozinho?

A equipe de analistas da Toro acompanha o mercado em tempo integral, atenta a qualquer oportunidade. E, para facilitar a sua vida e te colocar ao lado da maior probabilidade, eles enviam recomendações em tempo real, indicando o momento certo de comprar e vender cada ação.


É isso mesmo! Recomendações em tempo real da melhor ação e o momento certo de comprar e vender para ter lucro.


E agora, tudo isso ficou ainda mais fácil. Na plataforma da Toro Investimentos, você acessa as melhores recomendações já separadas por filtros como Fundos Imobiliários, Curto Prazo e Dividendos. E, abrindo a sua conta grátis, você pode investir em suas ações preferidas de forma muito rápida, fácil de entender e com poucos cliques, sem a necessidade de usar uma plataforma complicada como um Home Broker.

dividendos-toro-recomendacoes

Conheça o jeito mais fácil de investir na Bolsa
Acesse grátis

Capítulo 1

O que são ações

Uma empresa é formada por um conjunto de ações. Sendo assim, cada ação é um pedaço dela. Quando você compra uma ou mais ações você se torna sócio daquela empresa, tendo direito a receber parte de seus lucros e, algumas vezes, votar em suas assembleias.


Aprenda aproveitar as melhores ações no momento certo
Veja curso completo


Capítulo 2

O que é a Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é o ambiente onde acontece essa troca de ações e também outros ativos. Sua função é garantir que as negociações sejam realizadas de uma forma segura, eficiente e justa, e que você receba as ações quando comprar e o dinheiro quando vender. Ela também tem a função de guardar as suas ações em segurança.

A Bolsa de Valores do Brasil é a B3 e você pode pensar nela como aquela cena famosa de gritaria, mas isso não existe mais. Hoje em dia, as negociações são feitas de forma 100% eletrônica e automática.

O início dessa negociação é o IPO, que é a Oferta Pública Inicial. O IPO é quando uma empresa oferece suas ações pela primeira vez na Bolsa, em troca de capital para continuar crescendo. A partir daí temos duas situações:

  • Mercado Primário: É quando o investidor compra ações diretamente das empresas, portanto as ações vão para o investidor e quem recebe o dinheiro é a própria empresa.
  • Mercado Secundário: É quando as ações passam a ser negociadas entre os investidores e você compra ações de outro investidor. Neste caso, o dinheiro não vai mais para a empresa.

É no mercado secundário que acontece a maioria das negociações. Por isso, você precisa entender o mercado para saber como investir na Bolsa de Valores de uma forma segura e rentável.


Saber como comprar ações com bom potencial de retorno pode parecer complicado, mas não se preocupe, existem diversas estratégias pra isso e você não precisa tomar todas as decisões sozinho.

Como investir na Bolsa de Valores
com a Toro

A Toro Investimentos possui uma plataforma completa para investidores iniciantes e experientes, que vai te ajudar a entender como ganhar dinheiro na Bolsa de uma forma segura. Através dela você poderá:

  • Aprender tudo sobre esse mercado, inclusive, aproveite nosso curso de Bolsa de Valores e veja aulas gratuitas.
  • Navegar pelos filtros criados por time de experts com os ativos mais interessantes do momento.
  • Investir com corretagem zero.
  • Realizar aplicações em Fundos de Investimentos e receber parte da taxa de administração de volta, em dinheiro, na sua conta Toro.
  • Adquirir estratégias completas em que uma equipe experiente de analistas, que acompanham o mercado diariamente, estão prontos para te dar a melhor orientação para você investir em busca de melhores resultados.

A melhor forma de estar preparado para vencer no mercado é contar com uma corretora completa e focada em te ajudar de verdade.

Aprenda a investir com os experts em Bolsa da Toro Investimentos
Acesse grátis

Capítulo 3

Vantagens de aprender como investir na Bolsa de Valores

Não é difícil perceber como investir em ações na Bolsa de Valores oferece o maior potencial de retorno do mercado. E embora investir na Bolsa de Valores ainda não faça parte da cultura do brasileiro, o perfil dos investidores está mudando.


A quantidade de investidores na BM&F Bovespa, em 2002 era de 85.249 pessoas. Em 2016, já eram quase 560.000 investidores na Bolsa brasileira. E, em 2020, a bolsa bateu 3 milhões de investidores cadastrados.


E a razão disso é clara: o brasileiro está descobrindo que a Bolsa de Valores oferece oportunidades de investimento mais rentáveis e através das quais é possível realizar sonhos. Especialmente no atual cenário de juros baixos, onde os investimentos de Renda Fixa oferecem rentabilidades quase tão irrisórias quanto a Poupança.

Por isso, se você é um dos investidores que está preocupado em investir melhor o seu dinheiro, não perca tempo. Veja agora mesmo quais as melhores oportunidades para investir na Bolsa e monte uma carteira diversificada.

Tenha a ajuda de profissionais para construir sua carteira vencedora
Aprenda com a Toro

Mas como investir na Bolsa de Valores pode realmente afetar a sua vida?

A Bolsa de Valores é um lugar onde você pode sonhar grande. Onde você tem a chance de realizar sonhos que, à princípio, podem parecer muito difíceis, como viajar pelo mundo, comprar uma casa na praia ou até mesmo viver dos seus investimentos.

E você não precisa ser nenhum milionário para investir em ações e multiplicar o seu capital de uma forma fantástica. Com estratégia e disciplina, você pode atingir objetivos que antes pareciam impossíveis e aumentar sua chances de ficar rico investindo. E as grandes vantagens são que:

  • Você não precisa de muito dinheiro para começar a investir.
  • Não tem carência, você pode retirar seu dinheiro quando quiser ou precisar.
  • Tem um bom potencial de retorno a longo prazo.
  • Você também pode alcançar grande rentabilidade no curto prazo e ter um retorno mais rápido.
  • Você pode receber dividendos como participação no lucro das empresas.
  • É possível alugar suas ações e receber um valor extra.
  • A tributação do Imposto de Renda, na maioria das vezes, é menor do que na renda fixa, e você fica isento caso venda menos de R$20.000 em ações por mês.
  • Você pode ganhar na Bolsa até mesmo com a queda de uma ação.

O grande segredo para aproveitar essa rentabilidade é o conhecimento! Aprender como investir na Bolsa de Valores com quem realmente entende do assunto é o primeiro passo para começar do jeito certo. A nossa maior missão na Toro é justamente esta: contribuir para que investidores experientes e iniciantes entendam melhor a dinâmica do mercado e invistam com mais segurança, prazer e rentabilidade.


Aprenda a explorar o melhor da Bolsa sem abrir mão da segurança
Comece agora mesmo

Capítulo 4

Como ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores

como-ganhar-dinheiro-com-acoes-bolsa-de-valores

Existem diversas formas de investir dinheiro em ações da Bolsa. Comprar ações, esperando pela sua valorização, é apenas uma delas. Você pode investir, basicamente, de 4 formas:

  • Clubes de Investimento - É quando você se une a um grupo de pessoas para investirem juntos, somando os recursos de todos os integrantes. Assim, vocês têm a possibilidade de investir um capital maior, e dividem os ganhos e perdas proporcionalmente ao montante que cada um investiu.

  • Fundos de Investimento - É um fundo de ações criado e administrado por um banco ou corretora. Para investir em um fundo de investimento, você compra cotas. Então a sua rentabilidade é proporcional ao número de cotas que você possui, de acordo com o desempenho do fundo.

  • Fundos de Índices - São os chamados ETFs, fundos que compõem uma carteira espelhada em algum índice, como o Índice Bovespa, Índice Small Caps e outros. Eles investem nas ações que o compõem com o objetivo de ter o mesmo retorno que o índice alcançou.

  • Compra direta de ações - Essa é uma forma direta de investir na Bolsa de Valores pela internet, e também a principal e mais rentável, pois você tem completo domínio dos seus investimentos. Você abre sua conta na corretora, compra ações através do Home Broker e administra sua carteira de investimentos individualmente.

É claro que comprar suas ações diretamente, sem o intermédio de um fundo ou clube de investimento, é a melhor forma de investir na Bolsa de Valores. Mas como você pode realmente ganhar dinheiro na Bolsa? É aí que entram as diferentes estratégias de investimento e a importância de aprender sobre o mercado para se tornar um grande investidor.

Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

8 estratégias de sucesso dos grandes investidores

  1. Valorização das ações: Essa é a principal forma de ganhar dinheiro com ações, e a que já conhecemos naturalmente. Você compra uma ação em um determinado valor, acreditando que ela tenha perspectivas de valorização. Quando o preço subir, você vende as ações e realiza os lucros.

  2. Day Trade: É a modalidade mais rápida e lucrativa de investir, onde você compra e vende as ações em poucos minutos ou horas e realiza o lucro ou prejuízo no mesmo dia. Essa modalidade é fantástica, porque você pode utilizar a alavancagem, que possibilita que você invista um valor maior do que você possui em conta.

  3. Curto Prazo: O investimento a curto prazo se diferencia do Day Trade porque dura mais de 1 dia. Nele, você busca ganhar com a valorização das ações em um prazo de 1 dia até poucas semanas.

  4. Longo Prazo: É a modalidade ideal para quem não tem pressa de ver os resultados e tem a paciência e segurança de manter um investimento, mesmo que ele apresente quedas no curto prazo. Nesta modalidade, você compra as ações com o objetivo de ganhar em um prazo de meses ou até anos, mas lembre-se de estar atento ao mercado para se proteger de acontecimentos inesperados.

  5. Dividendos: Você pode optar por comprar ações de empresas que pagam dividendos. Assim, além de ganhar com a valorização das suas ações, você recebe parte dos lucros da empresa periodicamente.

  6. Operações de Venda: Sabia que você pode ganhar com a queda de uma ação? É isso mesmo! Essa é uma estratégia avançada, também chamada de short selling ou venda a descoberto, que pode trazer retornos fantásticos. Funciona ao contrário da operação tradicional, pois ao operar vendido você vende primeiro e compra depois, mesmo que não tenha a ação. Se a operação durar mais de 1 dia, você precisará alugar as ações para vendê-las e depois devolver ao dono.

  7. Aluguel de ações: Alguns investidores podem querer ganhar com a queda das ações em movimentos rápidos do mercado, para isso eles precisarão alugar a ação de outro investidor. Então ele vende aquela ação, compra por um preço menor e devolve ao dono que alugou. Portanto, você pode ganhar dinheiro alugando suas ações para estes investidores.

  8. Contratos Futuros: Esta é outra estratégia avançada, mais conhecida por investidores já experientes no mercado. Investir na Bolsa de Valores não é apenas comprar ações, existe também o Mercado Futuro, onde você investe em contratos de commodities (como boi gordo, café, milho), índices (como o Ibovespa) e até mesmo de Dólar. É uma forma fantástica de diversificar os seus investimentos e investir em produtos consumidos mundialmente em grande escala. São investimentos principalmente de Curto Prazo e Day Trade.

Viu como o mercado oferece mais possibilidades do que você imagina? E aprender sobre elas também não é tão difícil. Com a Toro, você aprende como investir e ganhar dinheiro em todas essas modalidades e estratégias, e ainda investe com poucos cliques, com taxa zero e de uma forma muito mais fácil e prática.

Como começar a investir na Bolsa?
Aprenda com quem entende do assunto

Capítulo 5

Como comprar ações pelo Home Broker

Como falamos anteriormente, aquela gritaria ao telefone não existe mais. E essa mudança em como investir na Bolsa de Valores é, em grande parte, graças ao Home Broker.

O Home Broker é uma plataforma onde você vende e compra ações. Ele é uma ligação entre você, a corretora e a Bolsa de Valores e, através dele, você tem como investir em ações pela internet, do conforto da sua casa ou de qualquer lugar que você estiver. Basta ligar seu computador, acessar o Home Broker da sua corretora e enviar uma ordem.

No entanto, o que se vê no mercado na maioria das vezes são plataforma complexas, difíceis de usar, especialmente por quem está começando a investir em ações. Por isso, que a Toro criou uma plataforma descomplicada, que um investidor iniciante também consegue usar e aproveitar as melhores oportunidades do momento.


Agora, como investir na Bolsa de Valores de uma forma ainda mais rápida e eficiente? Pela plataforma da Toro Investimentos.


dividendos-toro-recomendacoes

Na Toro, você não precisa enfrentar um Home Broker complicado e cheio de campos a preencher. Nosso time de especialistas identifica diversas oportunidades interessantes e você pode escolher em quais delas deseja investir. Depois disso, é só clica no botão "investir", preencher o valor em dinheiro que gostaria de aplicar e acompanhar o mercado para realizar seus lucros no momento certo.

Conheça o jeito mais fácil de investir na bolsa
Acesse grátis

Capítulo 6

Qual é o valor mínimo para investir em ações?

Essa é uma dúvida comum para quem procura os primeiros passos de como investir na Bolsa de Valores. É um ponto importante, pois muita gente deixa de investir por acreditar que é preciso ser um milionário ou ter muito dinheiro.


A verdade é que não existe um valor mínimo para investir em ações. Mas existe um valor mínimo ideal para que você consiga atingir bons resultados e compensar os custos operacionais.


Você pode encontrar ações que custam menos de R$5, mas antes de comprar olhando apenas para o preço é importante saber se, mesmo baratas, elas valem a pena e têm boas chances de se valorizar. Além disso, é essencial lembrar também que as ações normalmente são negociadas em lotes de 100.

Por isso, o valor mínimo que costuma ser indicado para começar a investir de uma forma mais segura e com a possibilidade de alcançar resultados interessantes, é o capital de R$5.000. Assim, você possui melhores condições para arcar com os custos operacionais e oscilações normais do mercado.

Começando com menos de R$5.000, independente da estratégia utilizada, você terá que ganhar muito para que seu lucro esteja acima das taxas, o que também implica em correr mais riscos. Ou seja, ao investir pouco dinheiro você pode correr mais riscos de perder todo o seu dinheiro do que de alcançar um bom lucro.


Recomendamos que você comece a investir com um valor mínimo de pelo menos R$ 5.000. Mas para utilizar as melhores estratégias e montar uma carteira diversificada e vencedora, um capital a partir de R$ 20.000 seria o ideal.


Capítulo 7

Custos e impostos

Quem já investe ou está aprendendo como investir em ações, deve saber sobre os principais custos que pode ter. Eles são, basicamente:

  • Taxa de corretagem - É a taxa cobrada pela corretora cada vez que você emite uma ordem. Quando você compra a ação, você paga a taxa de corretagem e quando você vende a ação, você paga novamente. Na Toro, você investe com taxa ZERO.

  • Taxa de custódia - É uma taxa mensal cobrada pela BM&F Bovespa pela guarda de suas ações. Algumas corretoras optam por não repassar esse custo ao investidor e oferecem custódia gratuita.

  • Taxa de emolumentos - Cobrada pela BM&F Bovespa, é uma taxa proporcional ao valor envolvido na compra e venda de ações.

  • Taxa de administração - Para fundos de investimento. É uma taxa calculada proporcionalmente ao período e valor da aplicação no fundo. Na Toro, você recebe parte deste valor de volta na sua conta, em dinheiro.

  • Taxa de performance - Para fundos de investimento. É cobrada caso o fundo atinja uma rentabilidade acima da esperada.

  • Imposto de Renda - Investimentos em ações são tributados em 15% para operações normais e 20% para operações de Day Trade, porém apenas sobre os ganhos. Se o investidor vender menos que R$ 20.000 no mês, não haverá tributação.

Essas taxas podem variar de acordo com a corretora, exceto pela taxa de emolumentos e pelo Imposto de Renda, por isso é muito importante avaliar bem a escolha da sua corretora de valores. Observe a qualidade no atendimento, nos serviços e ferramentas oferecidos, a segurança e a relação custo x benefício.

Abra sua conta grátis na Toro agora e invista com taxa Zero
Abrir minha conta grátis

Capítulo 8

Riscos

riscos-investimento-bolsa-de-valores

Como investir em ações na Bolsa de Valores é um investimento de renda variável, ele naturalmente implica em riscos. Muitas vezes, essa informação assusta e afasta os investidores da Bolsa. É importante entender que se expor ao risco não é algo ruim, já que você está aceitando esta condição pela possibilidade de uma maior rentabilidade.


O problema do risco é não conhecê-lo, pois depois que você conhece os riscos, você tem domínio para contorná-los e tomar a melhor decisão em qualquer cenário.


Os principais riscos ao investir em ações são o risco de liquidez e o risco de desvalorização do ativo:

  • Risco de desvalorização é o principal risco que conhecemos, o risco da empresa em que você investiu apresentar um mau desempenho ou passar por algum desafio que faça o preço de suas ações caírem.

  • Risco de liquidez é o risco de você comprar uma ação e não conseguir vendê-la por não encontrar nenhum investidor interessado. Quer dizer que existe baixa demanda por aquela ação.

Mas, entendendo o funcionamento do mercado e contando com profissionais qualificados para te auxiliar, os riscos podem ser minimizados. É importante fazer um correto manejo de risco dos seus investimentos e se lembrar de acionar o Stop Loss, que é o limite de perda da sua operação.

Seguindo recomendações dos analistas da Toro, você também tem uma maior probabilidade de bons resultados, já que você tem uma equipe inteira de profissionais, especializados e experientes, indicando as melhores oportunidades para cada momento.

E você ainda pode conferir tudo gratuitamente e conhecer a forma mais fácil de investir em ações. Veja agora mesmo.

Nova call to action


Capítulo 9

Análise de Ações

Como escolher as melhores ações para comprar? Qual o momento certo de entrar em cada operação? É aí que entra a Análise Técnica de ações, a sua maior aliada. Contar com uma boa análise e o contato próximo com analistas experientes será decisivo para minimizar os riscos do seu investimento.


Você não vai querer correr o risco de seguir uma análise desatualizada, por exemplo, e investir em uma ação com perspectiva de queda.


Acompanhe a visão dos experts em Bolsa da Toro em análises completas
Acesse grátis


Para vencer na Bolsa e aprender como investir em ações do jeito certo, é preciso saber qual a tendência de cada ação para o curto, médio e/ou longo prazo. Para isso, existem 2 métodos principais de análise:

1) Análise Fundamentalista

Esse é o método usado, principalmente, para identificar oportunidades de longo prazo, com o objetivo de avaliar quesitos como:

  • A saúde financeira da empresa.
  • O reconhecimento da sua marca.
  • A qualidade da sua gestão.
  • Possibilidades de crescimento.
  • Perspectivas futuras de lucro.

Ou seja, a Análise fundamentalista avalia se aquela empresa é boa em seu negócio, em seu setor de atuação e se ela tem condições de se manter sólida e continuar crescendo.

2) Análise Técnica de Ações

Essa é a ferramenta mais poderosa para identificar oportunidades de curto e médio prazo. A Análise técnica de ações é grande chave para investidores que buscam ganhar dinheiro na modalidade mais emocionante e lucrativa da Bolsa de Valores, o Day Trade.

O objetivo dela é apontar o cenário mais provável de determinada ação para os próximos minutos, horas, dias, semanas ou meses. Para isso, ela se baseia no princípio básico de qualquer mercado: A lei da oferta e da procura.

Mas como usar a oferta e demanda para ganhar dinheiro com ações na Bolsa? É simples: identificando padrões de comportamento para os investidores em determinados cenários, como:

  • Suportes de preços onde as ações tendem a parar de cair e voltar a subir.
  • Resistências onde as ações tendem a parar de subir e voltar a cair.
  • A tendência principal da ação.
  • Patamares de preço onde a ação geralmente oscila.

Dominar a Análise Técnica te fará entender a lógica do mercado e como ganhar dinheiro de uma forma ágil e emocionante.


Capítulo 10

Resumo

Agora que você aprendeu tudo sobre como investir em ações na Bolsa de Valores, vamos recapitular as informações principais:

  • Ações são pedaços de uma empresa, negociados na Bolsa de Valores a fim de captar recursos para que a empresa continue crescendo.

  • Mercado Primário é quando você compra as ações diretamente da empresa. Mercado Secundário é quando as ações são negociadas entre os investidores.

  • Investir em ações é uma forma de sonhar grande, de buscar rentabilidades fantásticas.

  • Você pode investir na Bolsa através de clubes de investimentos, fundos de investimento, fundos de índices e comprando ações diretamente.

  • Investir na Bolsa de Valores diretamente é a melhor opção, pois você tem total controle sobre seus investimentos e rentabilidade.

  • É possível ganhar dinheiro com a valorização das ações, com dividendos, aluguel de ações e até mesmo com a sua queda.

  • Você pode investir a Longo Prazo, Curto Prazo e até mesmo na modalidade mais emocionante da Bolsa, o Day Trade, que dura menos de 1 dia.

  • Você também pode ganhar dinheiro com contratos futuros e até mesmo investir no Dólar.

  • O primeiro passo para investir é abrir conta em uma corretora de valores.

  • Você irá comprar ações pela internet, através do Home Broker.

  • O valor mínimo indicado para começar é o de R$ 5.000. O capital ideal para melhores rentabilidade é à partir de R$ 20.000.

  • Os principais custos são taxa de corretagem, taxa de custódia, taxa de emolumentos e imposto de renda.

  • Os principais riscos são a desvalorização e a falta de liquidez.

  • Na Toro você recebe recomendações das melhores oportunidades, indicando o momento de comprar e vender cada ação.


Saiba as melhores ações para investir na Bolsa hoje
Acesse grátis

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action