Blog

Depois de conhecer um pouco sobre como o mercado de ações funciona, sempre surge uma dúvida importante: Como investir na Bolsa de Valores para ter ganhos consistentes?

É neste momento, que o investidor deverá procurar conhecer as Escolas de Análise para que possa encontrar uma estratégia vencedora na Bolsa de Valores, a qual lhe permitirá alcançar os objetivos que lhe trouxeram para o mercado de ações.

como investir na bolsa de valores

 

Como investir na Bolsa de Valores: O que é uma Estratégia Vencedora?

como investir em acoesMuita gente acha que uma estratégia vencedora na bolsa de valores deve ser imbátivel, acertar sempre a hora certa de entrar e nunca admitir prejuízos. Inclusive, fizemos um post apenas para desmistificar estes mitos da Análise Técnica.

Entretanto, esta estratégia não existe. O mercado de ações é uma ambiente de risco onde não existem certezas. Nem eu, nem o Warren Buffet, nem o Obama podem lhe apontar com 100% de certeza sobre para onde os mercados vão. Seria muita pretensão achar que com você, com seu vizinho ou com o colunista do jornal seria diferente, certo? Se algum dia alguém lhe afirmar que sabe para onde o mercado vai, pode ter certeza que se trata de um impostor ou um ingênuo.

A boa notícia é que, apesar de não ser possível ganhar sempre, é possível ganhar dinheiro no mercado de ações de maneira consistente.

Isso porque, uma estratégia vencedora lhe permitirá sempre ter mais chances de ganhar do que de perder, além de lhe fornecer poder de reação para estar pronto para lidar com o pior cenário.


análise técnica de ações

Assim, desde que a estratégia seja estatísticamente eficiente, você conseguirá ganhar (por exemplo) em 7 de cada 10 operações, e nas 3 que derem errado você estará pronto para saber como limitar os prejuízos e continuar no caminho dos seus objetivos.

Algumas das estratégias vencedoras mais eficientes do mercado, são baseadas na Análise Técnica de Ações, que apresentaremos a seguir. Com ela, será possível atingir níveis entre 70% e 80% de acerto no longo prazo, o que é mais do que suficiente para que você possa ganhar muito dinheiro (desde que tenha controle de risco e persistência).

 

Análise Técnica de Ações

análise tecnica de acoesA Análise Técnica de Ações se baseia em um principio extremamente simples e poderos, formulado primeiramente por Charles Dow e Edward Jones no início do século XX (a junção do nome dos dois vieram a se tornar o nome do índice mais importante da bolsa americana, o Índice Dow Jones).

Este príncipio é o de que, assim como a formação dos preços de qualquer outra coisa no mundo, o preço das ações se origina simplesmente do equilibrio entre as forças de oferta e procura.

Ou seja, independente de qualquer fator externo, o preço de algo sempre será formado pelo encontro de alguem disposto a comprar por um determinado preço e de outra pessoa disposta a vender por ele.

Se mais pessoas querem comprar do que vender, o preço acaba subindo. Por outro lado, se muitos querem vender e ninguem quer comprar, o preço deverá cair. Simples assim.

Desta maneira, ao invez de analisar um número infinito de fatores externos que podem influenciar as ações, está técnica foca em estudar e entender a interação entre as forças de oferta e procura.

 

A Grande Guerra

Para ficar mais fácil entender, podemos pensar que o objetivo da Análise Técnica de Ações é o de observar a grande guerra entre compradores e vendedores que formam o preço das ações.

Se você estivesse assistindo a uma guerra, podendo entrar nela na hora que quizesse e em qualquer um dos lados, como você faria para ter mais chance de sucesso do que fracasso?

Simples: aguardaria o momento em que conseguisse indeficar qual o lado que está mais forte e entraria do lado dele.

Abaixo a imagem do Toro e do Urso, o Toro é o simbolo da força compradora, enquanto o urso é o simbolo da força vendedora. A briga entre eles forma as oscilações do mercado.

analise tecnica

 

Neste contexto, na Análise Técnica, utilizaremos do gráfico de preços das ações e o volume financeiro para tentar enxergar qual o lado mais forte nesta briga.

Assim que conseguirmos fazer isso, entraremos do lado de quem tem maiores probabilidades de ganhar, com a vantagem de que estaremos sempre prontos para lidar com o pior cenário caso ele venha a ocorrer, utilizando de nosso plano B: o Stop Loss.

O Stop Loss nos permitirá limitar os prejuízos quando o cenário de maior probabilidade que estavamos esperando não venha a se concretizar. O Stop Loss é abordado neste curso gratuito que disponibilizamos.

análise técnica

 

O Campo de Batalha

Para observarmos esta guerra, utilizamos um gráfico do preço das ações extremamente simples. Nele o eixo horizontal simboliza o tempo, enquanto o eixo vertical os preços. Dentro dele, observamos a evolução do histórico das ações.

analise tecnica da bolsa

Dentro destes gráficos, utilizaremos de vários estudos para conseguirmos tomar as melhores decisões e para que possamos estar sempre do lado do cenário de maior probabilidade e pronto para reagir ao pior cenário.

New Call-to-action

é Consultor de Valores Mobiliários, atua no mercado de ações há 6 anos, já trabalhou na área de análise para bancos e corretoras. Atualmente, é membro da equipe de consultoria do Toro Radar e instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais, foi aprovado na certificação CPA-20 da ANBIMA e frequentou o curso de economia na Universidade do Colorado - EUA.
E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action