Blog

Como investir no dólar: O que você precisa saber

dolar-como-investir

O dólar é um personagem que está sempre presente em nossas vidas, mesmo quem nunca fez uma viagem internacional já se deparou com notícias sobre a oscilação da moeda e a dúvida sempre colocada se o dolar irá subir ou cair.

Essa é uma preocupação muito grande, principalmente quando esta variação está para alta. Isso acontece pois a alta da moeda pode influenciar no nosso dia a dia se tratando de gastos, seja com:

  • o aumento dos preços de produtos importados aqui no país
  • aumento de produtos nacionais que levam alguma matéria prima importada em sua composição
  • custo de viagens para o exterior

A cotação do dólar também é muito importante para as empresas importadoras e exportadores do país, sendo que as exportadoras desejam que ele esteja em alta enquanto as importadoras preferem ver a sua queda.

Mas apesar de ser muitas vezes vista como algo que possa prejudicar os planos de alguém, a moeda americana pode ser um ativo de investimento muito interessante e a sua valorização pode trazer benefícios para aqueles que investem nela.

Neste artigo você verá que existem formas seguras e interessantes de investir na moeda mais conhecida do mundo.

Riscos de investir no dólar

Primeiro é importante ter em mente que ao investir em moedas estamos falando de renda variável. Então aplicando no dólar o investidor está exposto ao risco de mercado, ou seja, ao risco da variação da cotação e de sua volatilidade, assim como aplicar na bolsa de valores em qualquer outra forma.

Como investir no dólar passo a passo

como-investir-no-dolar-passo-a-passo

A) Comprando a moeda em espécie

Comprar o dólar em espécie não é uma boa maneira de diversificar os investimentos, pois comprando dólares em uma casa de câmbio os custos da operação são muito elevados devido ao pagamento de IOF (imposto sobre a operação financeira), spread e taxas, tornando o investimento pouco lucrativo.

Outro ponto negativo de investir na moeda é que guardar o dinheiro em casa pode ser perigoso e ficando parado ele não irá gerar rentabilidade. A compra do dólar em moeda só é recomendada para quem pretende fazer viagens internacionais, sejam elas para trabalho, lazer ou estudo.

B) Comprando Fundos cambiais

Diferente da compra de papel moeda, os fundos cambiais são uma maneira simples de investir no dólar e possibilita a diversificação da carteira de investimentos para proteção em momentos de estresse no mercado.

As taxas de administração para os fundos existem, mas são menores quando comparadas a compra do dólar em casas de cambio, isso porque os fundos seguem determinado índice, facilitando a sua gestão e não onerando tanto os custos.

Mas existem alguns pontos negativos de investir em Fundos cambiais que precisam ser avaliados:

  • O prazo de resgate pode ter carências maiores que 1 dia, não sendo um investimento viável para quem deseja fazer uma aplicação de curtíssimo prazo;
  • Cobrança de taxas de administração;
  • A tributação do Imposto de Renda é a mesma aplicada para investimentos de renda fixa;
  • Em operações menores que 30 dias é cobrada também a tributação do IOF;

Portanto é preciso fazer uma análise do investimento antes de fazer a aplicação dos recursos.

C) Comprando ações de exportadoras

Adquirir ações de empresas exportadoras como as ações FIBR3 e SUZB5, do segmento exportação de papel e celulose, também pode ser uma maneira de conseguir investir no dólar e obter ganhos indiretamente.

E é possível ter bons resultados investindo nessas empresas fazendo tanto operações de day-trade quanto curto, médio e longo prazo.

Essas empresas são influenciadas pela volatilidade do dólar devido a suas receitas estarem atreladas a operações em países estrangeiros. Portanto suas receitas são maximizadas quando o dólar se valoriza, mas também podem ser prejudicada com a queda da moeda.

Por isso é preciso ter o auxílio de especialistas para investir nas empresas certas e entrar e sair das operações no momento exato.

O Toro Radar tem a melhor equipe de analistas a sua disposição no momento de realizar seus investimentos, não só apontando as melhores oportunidades com decisões prontas de quando comprar e quando vender, mas também através de um chat em tempo real em que você pode tirar qualquer dúvida que possa surgir durante o pregão.

D) Comprando contratos futuros cambiais

Outra maneira de investir no dólar e que considero ser uma das mais viáveis é operando no mercado futuro, investindo nos contratos futuros do dólar que são:

  • o minicontrato - WDO
  • e o contrato cheio - DOL

É muito interessante investir nos contatos futuros do dólar pois eles não tem carência, então o investimento pode ser resgatado e aplicado a qualquer momento, sendo possível fazer operações rápidas como o day trade.

A tributação é feita com a alíquota de renda variável, a menor de todas, além de não ter incidência de IOF.

Investindo nos contratos futuros também é possível utilizar alavancagem nas operações, podendo assim movimentar grandes volumes de capital com pequenas quantias disponíveis em conta. Também é possível utilizar ações em carteira, Títulos do Tesouro e CDB como garantia para alavancar nas operações. Outros produtos de renda fixa, como LCA, LCI e Letra de Cambio não oferecem essa possibilidade.

Saiba como investir nos contratos futuros de Dólar
New Call-to-action

Tipos de cotações encontradas

No Brasil é possível encontrar diferentes cotações para o dólar, vamos ver alguma delas a seguir:

  • Dólar comercial - utilizado para transações cambiais entre dois bancos ou entre instituições financeiras e grandes empresas.
  • Dólar turismo - é utilizado para negociações de moeda estrangeira entre bancos e pessoas físicas que normalmente adquirem a moeda para viajar e fazer compras no exterior. Devido ao menor volume movimentado de moeda nestas operações, o spread cobrado pela casa de câmbio acaba sendo maior.
  • Dólar Futuro - é a cotação do contrato futuro do dólar. Este derivativo é negociado na bolsa de valores.
  • Dólar Ptax ou dólar a vista - é a taxa média ponderada de negociação de dólares entre instituições financeiras. Esta cotação funciona também como um indexador da variação cambial, já que os contratos de dólar futuro negociados na BM&F seguem o valor da Ptax futura.

Conhecer essas cotações é importante para que não haja confusão no momento de investir na moeda.

Investir no dólar é só o primeiro passo

Agora que já aprendeu tudo que precisa para investir no dólar futuro, verá que comprar a moeda como investimento é só o primeiro passo. Veja, por exemplo, os melhores investimentos para 2016.

É possível utilizar o dólar como forma de diversificar sua carteira e também fazer operações de day trade, curto e longo prazo para ampliar seu rendimento e ter lucros com a oscilação da moeda. Basta fazer operações de compra nos momentos em que a perspectiva for de alta, e operações de venda em períodos em que a perspectiva for de baixa. Para entender melhor, aprender sobre a análise técnica de ações pode ser muito útil.

Se ainda ficaram dúvidas de como investir no dólar, deixe seu comentário. Caso já seja nosso cliente, você também poderá tirar suas dúvidas com a equipe de análise, ao vivo, através do nosso Chat.

Baixe nosso Guia de Sucesso na Bolsa

Guia de sucesso na Bolsa de Valores

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action