Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action

Blog

Alcançar seus objetivos financeiros podem estar mais perto do que você imagina

como-poupar-dinheiro-ficar-rico

Você quer saber qual é o segredo do sucesso financeiro? Por mais óbvio que pareça ser, o segredo é gastar menos do que você ganha.

Veja neste artigo escrito pelos parceiros do Toro Radar, do site Emprestimo.org, como poupar dinheiro e ficar rico.

O número de pessoas que não conseguem poupar dinheiro é grande e não difere muito da quantidade dos que gastam mais do que ganham. Cartões de crédito e empréstimos são os principais vilões, já que somam a maior parte das dívidas.

Mas como poupar dinheiro para ficar rico? Como acumular valores hoje para usar no futuro?

Como poupar dinheiro para ficar rico

Reduzir despesas pode não ser fácil, mas não é impossível. Para isso, é preciso que haja mudança de hábitos, o que envolve tanto os gastos pessoais como os familiares. Evitar desperdícios para muitos exige um grande esforço e que, por vezes, é uma tarefa bastante árdua para quem não consegue conter gastos.

Para conseguir poupar dinheiro é necessária uma avaliação objetiva de todas as despesas, fixar metas e não desistir. Além disso, é preciso ter controle financeiro, economizar pelo tempo necessário para ter metas alcançadas e abrir mão de muitos hábitos ruins.

Para te ajudar, reunimos algumas dicas. Confira:

1) Defina objetivos

Planejar a vida financeira requer estabelecimento de prioridades e prazos que sejam realistas. Além disso, você precisa ter um objetivo, seja uma viagem dos sonhos ou ficar rico.

2) Compare as despesas com os ganhos

Muitas pessoas não conseguem controlar seus gastos e parece que todo o dinheiro que pegam na mão, deve ser usado o quanto antes. Se você é assim, esse é um grande motivo pelo qual não consegue enriquecer, já que seus gastos estão acima do limite.

A dica para você é, durante um mês, anote todos os seus gastos (por menor que sejam) e compare com seus ganhos. Dessa forma, você conseguirá perceber quanto de dinheiro desperdiça só em um mês. Tenha em mente que cada centavo economizado te deixará mais próximo da sua meta.

3) Faça um orçamento familiar

Isso vai incluir todos da sua casa e você pode começar sugerindo corte de gastos. Para isso, seja transparente em relação ao seu objetivo para que possam, juntos, construir uma poupança. Será bem mais fácil contar com a colaboração de todos, além de que um pode incentivar o outro a poupar dinheiro.

4) Elimine as dívidas

Guardando dinheiro você pode comprar algo, que seja realmente muito importante, à vista e conseguir grande desconto, o que é bem diferente de parcelar e pagar juros. Então, por que não fazer um esforço e quitar todas as suas dívidas?

Essa é uma forma de se livrar dos juros do cheque especial, por exemplo. Faça com que os juros que você paga vire receita, de forma que você possa aplicar o dinheiro em bons investimentos.

5) Reserve parte da renda para investir

Após eliminar as despesas, está na hora de usar o dinheiro que conseguiu reter. Para isso, aplique-o antes que dê aquela vontade de comprar algo que nem é tão necessário assim. Qualquer dinheiro que entrar, por menor que o valor seja, considere guardar para reforçar sua reserva financeira.

6) Aumente seus ganhos

Para isso, você tem dois caminhos: economizar mais ou ganhar mais. Porém, em ambas as situações, você vai precisar saber investir, pois apenas ganhar mais não vai aumentar a sua renda, já que o estilo de vida mudará, aumentando as despesas.

Por isso, é preciso definir o que fará com seus ganhos, aproveitando-o da melhor forma possível. Você pode dividir seus gastos por categoria, separando seu dinheiro em:

  • 15% para os projetos futuros, que inclui poupar dinheiro para alcançar a meta de ficar rico.
  • 35% para seu estilo de vida (lazer e hobbies), como academia, restaurantes, salão de beleza, viagem e outros.
  • 50% para gastos essenciais, como água, luz, internet, telefone, supermercado, saúde, educação, entre outros.

Com a sua reserva financeira, você pode buscar outras opções de investimento que sejam mais rentáveis do que a poupança. Para isso, conte com a ajuda de um consultor financeiro, se julgar necessário. Ele poderá te ajudar a definir seus próximos passos rumo à riqueza.

Você viu aqui que poupar dinheiro é o principal caminho para ficar rico, mas é preciso saber fazer muito bem suas escolhas, optando pelo que realmente é útil e valioso.

Podemos dizer que, para conseguir poupar dinheiro e ficar rico, você deve considerar o processo que acabamos de mostrar, ou seja: planejar sua vida financeira, controlar seus gastos, poupar dinheiro, quitar as dívidas, saber escolher o melhor investimento financeiro e definir o que vai fazer com seus ganhos.

Saiba que a maioria dos milionários aparenta ganhar menos do que realmente ganha e estão sempre economizando mais do que gastam. Você pode adotar essa prática desde já para conseguir poupar dinheiro e ficar rico.

Autora: Andréia Silveira, colaboradora do site Empréstimo.org.

Guia completo do investidor iniciante - Ebook