Blog

Alta do dólar: Comprar dólar é uma boa opção neste momento?

comprar-dolar-como-se-aproveitar-da-alta-do-dolar

Para quem costuma acompanhar as oscilações na cotação do dólar não é difícil ver nos últimos meses notícias de que a moeda norte americana esteja acima de R$4,00.

Para quem planejava e sonhava com uma viagem ao exterior isso é motivo de dor de cabeça afinal, além de pagar caro ao comprar dólar, uma simples torrada em terras norte-americanas pode custar mais de R$10,00.

Mas não se desespere! O que muita gente não sabe é que é possível também se beneficiar e ter lucros com a alta do dólar, o que pode até mesmo minimizar os altos custos com a viagem.

Então vamos ver a seguir como tirar proveito deste cenário.

O que está causando a alta do dólar?

Primeiramente vamos entender um pouco deste cenário. Muita gente se pergunta o que está provocando a alta do dólar. Ela se deve a diversos fatores, mas alguns se destacam como a crise política e econômica do país.

Entenda melhor essa situação

Um momento conturbado no país como o que estamos vivendo, com incertezas políticas e crise econômica, provoca dúvidas e inseguranças quanto a capacidade do país em honrar seus compromissos. Por isso os investidores, especialmente os estrangeiros, costumam retirar ou evitar investimentos neste período no país.

Essa falta de investimentos provoca uma desvalorização da moeda local em relação ao dólar. E é por isso que em nosso cenário atual vemos o Real em constante desvalorização e a alta do dólar cada dia mais presente nos noticiários.

Para você entender um pouco melhor essa quebra nos investimentos no país, no final de 2015 o Brasil foi rebaixado pelas principais agências internacionais de classificação de risco, perdendo o “Grau de investimento” e deixando de ser considerado um bom pagador.

Esse acontecimento marcou o final do ano e causou grande alarde no mercado com a queda de algumas das principais ações da Bovespa.

E não parou por aí! No mês de fevereiro de 2016, 5 meses após perder pela primeira vez o selo de bom pagador, tivemos novamente o nosso grau de investimento rebaixado pelas agências Standard & Poor’s e Moody's.

Isso reforça os motivos para a retirada dos investidores e a fragilidade da economia brasileira, mas nem tudo está perdido e é possível se proteger deste cenário e até mesmo lucrar com ele.

Como ganhar com a alta do dólar?

Muita gente não sabe, mesmo investidores experientes, que assim como aplicar em ações é possível também investir no dólar e ter lucro com ele mesmo sem precisar comprar dólar. Há também o receio com relação aos riscos, e por isso os investidores acabam deixando de aproveitar algumas oportunidades que a alta do dólar pode oferecer para mudar sua vida financeira.

Claro que não podemos nos esquecer dos riscos de investir no dólar, assim como em qualquer outro investimento de renda variável. Especialmente, ao investir no dólar ficamos expostos à sua variação, mas ainda assim, investindo com uma boa estratégia e com a ajuda de profissionais do mercado existem boas possibilidades de retornos.

A primeira coisa que pensamos é a opção de comprar dólar em espécie, seja no banco ou em casas que realizam câmbio.

Mas se você deseja investir ou diversificar sua carteira, comprar dólar em espécie não é a melhor opção. Além dos altos custos, não é muito seguro guardar os seu dinheiro em casa.

Portanto, se a sua intenção não é comprar dólar para viajar ao exterior, outras opções de investir no dólar são bem mais interessantes, sobre o que falaremos a seguir.

Confira 3 dicas imperdíveis que todo investidor de alta performance deve saber

como-ganhar-com-a-alta-do-dolar-3-dicas

1. Investir em Fundos Cambiais

Se você acredita em uma valorização cambial, investir em fundos cambiais pode ser uma alternativa interessante neste momento, já que as aplicações são feitas em moedas estrangeiras.

Em uma corretora de investimentos você pode encontrar várias opções desses fundos e algumas delas atreladas ao dólar. E uma facilidade deles é que mesmo uma quantia inicial pequena já é possível começar a investir.

Para investir em fundos cambiais é importante estar atento as taxas de administração e compará-las em diversos fundos para encontrar a melhor opção. Também é importante se atentar aos prazos e a carência do fundo, caso você precise de um investimento com liquidez ou esteja procurando por investimentos de curto prazo.

Quanto a tributação de imposto de renda, os fundos cambiais seguem a mesma tabela de IR da Renda Fixa. Caso você resgate o dinheiro antes de 30 dias também haverá a incidência de IOF.

2. Comprar ações de empresas exportadoras

Para quem prefira ou queira começar a investir na Bolsa, também há uma forma indireta de investir na moeda americana e obter lucros com sua alta.

Para isso você precisa buscar por empresas onde a receita seja atrelada ao dólar. Ou seja, você pode investir em empresas exportadoras.

Lembrando mais uma vez que investir em ações oferece riscos. No caso das empresas exportadoras, um dos riscos é a própria oscilação do dólar, que pode afetar sua receita de forma direta.

3. Investir no próprio dólar

Essa é a forma direta de investir no dólar, e talvez a melhor para o investidor que deseja ganhar com a sua oscilação, investindo na própria moeda. E você pode usar a mesma plataforma que você utiliza para comprar ações em sua corretora.

Para isso você irá comprar dólar na forma de contratos, através do Home Broker da sua corretora. Como esses contratos possuem uma alta liquidez, eles podem ser negociados em todo o horário do pregão. A vantagem é que você pode resgatar seu capital a qualquer momento ao invés de deixá-lo preso em uma ação.

Outra vantagem de investir no dólar é que você não precisa do valor integral do contrato para realizar a operação, apenas uma margem de garantia, o que possibilita alavancar o seu capital movimentando um valor bem maior que o que você realmente tem em sua conta.

Para realizar qualquer um destes investimentos basta você ter uma conta de investimentos em uma corretora. E é importante ressaltar que, nesse mercado, contar com a ajuda de profissionais qualificados pode fazer a diferença.

New Call-to-action

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action