Blog

Saiba como consultar o CEI Bovespa e as principais dúvidas sobre o cadastro no CEI

consulta-cei-bovespa

Para os investidores que costumam ficar atentos à sua carteira de investimentos, entender o que é o CEI Bovespa e como consultá-lo é fundamental. Por isso, neste artigo explicaremos como funciona o cadastro CEI e quais transações é possível consultar no CEI Bovespa.

O que é CEI Bovespa

O CEI Bovespa é um canal disponibilizado pela BM&F Bovespa para consulta online de transações realizadas em seus mercados. CEI significa Canal Eletrônico do Investidor e através dele é possível consultar extratos mensais dos últimos 18 meses, contendo saldo e movimentações como compras, vendas e transferências.

Essa é mais uma forma de consultar e acompanhar seus investimentos, mas é importante ressaltar que contar com a ajuda de profissionais qualificados do mercado também faz toda a diferença.

Na Toro Radar, você tem acesso a um chat em tempo real, onde os melhores analistas do país poderão te direcionar e ajudar a entender melhor seus resultados.

Faça seu cadastro e tire dúvidas em tempo real
Acesse agora

O que você pode consultar no CEI Bovespa?

Através da consulta CEI Bovespa é possível acessar diversas informações referentes a sua conta e transações, como:

  • Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos
  • Saldo no Mercado futuro
  • Saldo no mercado a termo
  • Saldo no mercado de opções
  • Saldo de ativos depositados para garantias de posições
  • Aviso de movimentação, informe de rendimento e reembolso BTC
  • Saldo de títulos públicos do Tesouro Direto
  • Extrato de negociação de ativos
  • Avisos de transferências

Também é possível acessar um histórico das suas posições em custódia, onde você pode consultar os últimos 60 dias de movimentação.

Veja como investir no Tesouro Direto e nos melhores investimentos do mercado

Baixe o Guia completo do investidor iniciante

E como fazer o cadastro CEI?

Não existe um cadastro específico que o investidor precisa fazer no Canal Eletrônico do Investidor. Quando você abre uma conta de investimentos e ela é registrada na BM&F Bovespa, automaticamente é gerada uma senha de consulta CEI. Esta senha será enviada para o seu email, caso ele tenha sido registrado na bolsa pela sua corretora, ou pelos correios.

Como acessar o CEI Bovespa

Para acessar o Canal Eletrônico do Investidor é muito fácil e você precisa apenas do seu CPF/CNPJ e uma senha de acesso, que pode ser enviada por e-mail ou pelo correio. Então você irá seguir 4 passos:

  1. Acessar o site do Canal Eletrônico do Investidor neste link;
  2. Preencher o campo CPF/CNPJ;
  3. Inserir sua senha;
  4. Clicar no botão “Entrar”.

cadastro-cei-bovespa

Mas se você ainda não tem uma senha de consulta do CEI ou a tenha esquecido, é possível solicitar uma nova senha. Para isso você irá entrar no mesmo link que indicamos acima e, então, você seguirá outros 4 passos:

  1. Clique em “Esqueci minha senha”: Assim você será redirecionado para a página de Recuperação de senha.
  2. Preencha seu CPF/CNPJ: Digite o número do seu documento.
  3. Clique no botão “Continuar”: Nesse momento, o sistema irá identificar qual é o meio de envio da sua nova senha: por email ou pelos correios. Se você tiver um email cadastrado no Canal Eletrônico do Investidor, você pode escolher a opção “Email” e receber sua senha no endereço eletrônico cadastrado. Se não constar nenhum email no seu cadastro CEI, a opção “Correios” será selecionada automaticamente e você não conseguirá trocá-la. Então você receberá sua senha no endereço mais atual que constar no seu cadastro.
  4. Clique em “Enviar senha”: Agora está confirmado o envio da sua senha e você irá recebê-la no meio indicado anteriormente.

Um ponto importante a ressaltar é que se você possuir mais de uma conta, você não precisará de mais de um cadastro, pois a consulta CEI é vinculada ao seu CPF/CNPJ, mesmo que você possua contas em diferentes instituições financeiras.

Neste caso, se as instituições forem diferentes, você poderá vê-las listadas em “Menu de investimentos”. Então escolha a instituição financeira desejada e você verá todas as informações referentes às suas contas abertas através dela.

Consulta CEI: Extratos mensais da BM&F Bovespa

Além da consulta do CEI Bovespa, você também têm acesso a extratos mensais com suas movimentações de ativos e proventos recebidos. Você poderá recebê-los independente de ter ou não posição acionária, isso porque as informações contidas no extrato são referentes a movimentações que foram realizadas naquele mês.

Assim como a sua senha de consulta no CEI Bovespa, o seu extrato mensal pode ser recebido por email ou pelos correios.

Para receber os informes através do seu email:

  1. Acesse o seu cadastro no Canal Eletrônico
  2. Clique no menu superior “Extratos e Informativos”
  3. Selecione a opção “Configurar Envio de Extratos” e a instituição financeira que deseja editar
  4. Na nova tela, remova a marcação da opção “Correios” e faça a marcação na opção “Email”.

Entenda seu extrato da BM&F Bovespa
Fale com os melhores analistas do país
Acessar chat

Pronto! À partir daí você passará a receber os extratos online, e para consultá-los também será necessária uma senha, diferente da senha de cadastro do CEI.

Senha dos Extratos Enviados por Email

Para encontrar a “Senha dos Extratos Enviados por Email” você precisará, primeiro, ter acesso às consultas do Canal Eletrônico:

  1. Faça o login no Canal Eletrônico do Investidor
  2. Acesse o menu “Senhas”
  3. Clique na opção “Senha dos Extratos Enviados por Email”
  4. Agora clique em “Visualizar Senha”

Após estes passos você também terá a opção de alterar a senha dos extratos, mas é importante saber que a nova senha só será válida para os extratos posteriores à alteração. Ou seja, os extratos recebidos antes da mudança de senha continuarão a ser acessados somente com a senha antiga.

A consulta do CEI é muito importante no acompanhamento das movimentações da sua carteira, mas você sabe como escolher os melhores investimentos? Sabia que você pode receber recomendações em tempo real das melhores oportunidades da Bolsa?

Cadastre-se na Toro Radar e faça um teste gratuito
Acesse grátis

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action