Cadastre-se grátis

Corretora de valores: aprenda a investir com profissionais

Uma corretora de valores é uma instituição financeira autorizada a intermediar operações de compra e venda de valores mobiliários, tais como ações, títulos públicos, Fundos de Investimentos, BDRs, FIIs, entre outros. As corretoras disponibilizam aos seus clientes serviços como assessoria de investimentos, plataformas digitais de negociação de ativos, análises de mercado, além de custódia e liquidação das operações.


Se você é um investidor ou está começando a investir, precisa entender o que é uma corretora de valores e porque você precisa de uma. Você provavelmente já ouviu isso em algum lugar, mas por quê?

Neste artigo, você irá entender de maneira fácil como funciona uma corretora de valores, para que serve e porque você deve tirar seu dinheiro do banco para investir com uma corretora de valores. Vamos lá?

O que é uma corretora de valores?

Uma corretora de valores é uma empresa que pertence ao Sistema Financeiro Nacional, intermediando a compra e venda de valores mobiliários, como títulos e ações. Ela funciona como um mercado de investimentos, onde você acessa diversos produtos emitidos por variadas instituições financeiras.

O papel da corretora de valores é fazer a conexão entre você, investidor, e o mercado financeiro.

Para sua formação e funcionamento, é necessária autorização do Banco Central do Brasil e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Você não terá um cartão de crédito ou pegará empréstimos como em um banco.

Mas terá uma conta com maior diversidade de investimentos, melhores taxas e uma equipe especialista para te ajudar. Tudo isso de forma muito simples e pela internet, se escolher uma boa corretora.

Muita gente pensa que corretora de valores “é coisa de quem investe em ações”. Mas elas estão muito enganadas, pois hoje a realidade é outra.

Independentemente se você busca um investimento mais arrojado, como investir em ações, ou um investimento de baixo risco, como a Renda Fixa, uma corretora de valores tem mais opções que, na grande maioria dos casos, são mais rentáveis que os grandes bancos.

Chega de deixar seu dinheiro na Poupança ou em alternativas pouco rentáveis oferecidas pelo seu banco. Você pode tomar o controle dos seus investimentos hoje e ganhar muito mais.

Como funciona uma corretora de valores?

Como falamos anteriormente, uma corretora de investimentos funciona como um mercado de investimentos. Então, você precisará abrir uma nova conta: uma conta de investimentos. Depois de abri-la, você pode transferir seus recursos através de uma TED (transferência eletrônica), PIX ou DOC e sua conta já estará ativa.

O próximo passo será escolher os investimentos em que deseja aplicar. Em seguida, você acessa o sistema da corretora e realiza a aplicação.

Normalmente, esse processo é online, ou seja, você não precisa ir presencialmente à corretora. Você pode fazer tudo da sua casa ou de qualquer lugar que estiver, com o máximo de praticidade.

Por isso, é necessário prestar atenção no momento de escolher a instituição para aplicar seu dinheiro. Priorizar uma empresa confiável, que ofereça um bom atendimento, e que seja eficiente para solucionar seus problemas e dúvidas é muito importante.

Também é essencial entender que, se você enviar seu dinheiro para a corretora e não o aplicar em algum investimento, ele ainda não estará investido.

Como são muitas alternativas disponíveis, o dinheiro não será aplicado automaticamente. Você é quem deve eleger as que são mais interessantes, de acordo com seu perfil de investidor.

Por isso, antes de qualquer coisa, você precisa conhecer as opções de investimentos oferecidas e escolher aquelas que mais se encaixam em seu planejamento e objetivo.

E, claro, o primeiro passo é buscar conhecimento, só assim você consegue saber quais as melhores ações para comprar hoje e os melhores investimentos para seu dinheiro. 

Para que serve uma corretora de valores?

A corretora de valores é a ponte entre você e o seu investimento. Essa é a sua principal função, mas não é a única. Essas instituições são as responsáveis por uma série de atividades dentro do mercado financeiro, como:

  • Promover oferta pública de ações: quando uma empresa resolve negociar suas ações na Bolsa de Valores, ela precisa fazer uma oferta pública de ações, também conhecida como IPO. É a corretora de valores que faz com que essa oferta chegue aos investidores.
  • Executar ordens de compra e venda de ativos: para comprar uma ação, você envia uma ordem de compra na plataforma da sua corretora. É a corretora, em conjunto com a Bolsa de Valores, que executa a ordem, caso tenha um investidor interessado em vender aquela ação, pelo mesmo preço que você deseja comprar.
  • Criação e administração de Fundos de Investimentos: além de investir diretamente em títulos ou ações, também é possível investir em Fundos de Investimento. Eles fazem uma composição de diferentes investimentos e distribuem os lucros aos investidores, proporcional à quantidade de cotas que cada um possui.
  • Assessoria de investimentos: orientar os investidores na administração de suas carteiras de investimentos também é função dessas instituições. Isso é feito tanto por assessores especializados em alocação de carteira, quanto pelo que chamamos de Mesa de Operações, composta por profissionais preparados para dar orientações rápidas em investimentos na Bolsa de Valores.
  • Oferecer conhecimento: Um outro detalhe importante, que você percebe nas melhores corretoras é a ajuda para você investir melhor. Normalmente, além da assessoria, é possível encontrar também conteúdos para que você fique cada vez mais perto dos melhores resultados. Carteiras exclusivas, recomendações, artigos, cursos etc.

Embora muitas pessoas acreditem que seus títulos ficam guardados na corretora de valores, não é bem assim que acontece. Na verdade, a custódia dos investimentos é feita por centrais especializadas da Bolsa de Valores, como a Cetip para CDBs, LCIs e LCAs, a CBLC para ações e a Selic para títulos públicos federais. 

Corretora ou banco? Qual é a melhor opção?

O principal motivo para investir em uma corretora de investimentos é que elas são especializadas nesse serviço, ao contrário dos bancos, que são focados em contas-corrente, cartões e empréstimos.

Assista ao vídeo abaixo para entender por que você deve investir em uma corretora e não em um banco:

https://www.youtube.com/watch/1bKK83nCtW8?feature=oembed

 

Em resumo, como a principal atividade de uma corretora de valores é oferecer investimentos e assessoria, você encontra mais possibilidades, atendimento mais qualificado e preparado para te orientar e tirar todas as dúvidas. Diferente de um banco, que oferece opções limitadas e, muitas vezes, de acordo com metas internas de venda.

Esse receio com as corretoras de valores é normal quando não se conhece direito o universo dos investimentos. Afinal de contas, investir ainda não faz parte da cultura do nosso país.

Nos EUA, por exemplo, investir é um costume e a maioria dos investidores não aplica por meio de bancos. Isso porque os norte-americanos já entenderam que uma corretora tem a mesma segurança, mas se diferencia por ser especialista em investimentos.

Se, em umas das maiores economias do mundo, a grande maioria dos investidores escolhe as corretoras de valores, esse já é um sinal de melhores práticas, você não acha?

Mas se você ainda não se convenceu de largar o seu banco, vamos te dar outro motivo: a chance de ganhar mais.

Todo mundo que entende de investimentos sabe que, por meio de uma corretora de valores, você paga taxas bem menores. Entre as instituições financeiras do mercado, os bancos são os que cobram as taxas mais altas. E se você paga taxas muito altas, isso influencia diretamente o seu resultado, diminuindo seus lucros.

Isso não quer dizer que você precise escolher as corretoras de valores mais baratas e sim que você precisa ficar atento ao custo-benefício das instituições. E o melhor custo-benefício está longe de ser o dos bancos.

Quais são as principais vantagens das corretoras de valores?

Até aqui, você já sabe como as corretoras de investimentos funcionam e sua principal diferença em relação aos bancos. Agora, veja quais são as vantagens de investir com ajuda de uma corretora:

1. Melhores plataformas de investimento

O papel das corretoras de valores é facilitar o investimento de seus clientes. Por isso, normalmente, elas oferecem plataformas mais modernas, de alta tecnologia e mais simples de investir. Ao contrário dos grandes bancos, que ainda possuem plataformas muito limitadas e difíceis de mexer.

2. Profissionais especializados

Em uma corretora de valores, todos os profissionais estão focados em investimentos. Isso quer dizer que você tem acesso a informações mais precisas e qualificadas.

3. Mais opções de investimento

Além de diferentes títulos, você tem a opção de investir em títulos de diferentes bancos, como os CDBs, o que não acontece se você investe apenas no banco no qual você é correntista.

4. Menores taxas e custos

Como falamos anteriormente, corretoras de investimento cobram taxas bem mais baratas que os bancos. Algumas taxas, inclusive, nem são cobradas, como é o caso da taxa de custódia e da taxa de corretagem em determinadas instituições.

5. Apoio educacional

Muitas corretoras oferecem materiais de apoio para investidores iniciantes ou para quem deseja evoluir mais no assunto, como cursos, palestras online, e-books e blogs educacionais.

Pontos importantes para entender uma corretora de Valores

Agora que você entendeu como funcionam as corretoras de valores e que investir por elas é muito melhor do que investir pelos grandes bancos, há alguns pontos que você precisa entender porque vão interferir diretamente na escolha da sua corretora.

1. O que é taxa de corretagem?

Corretagem é uma taxa cobrada para operações na Bolsa de Valores. Ela é aplicada cada vez que você compra ou vende uma ação, por exemplo. O valor da taxa de corretagem varia em cada corretora ou banco, e também depende da modalidade de operação.

A boa notícia é que na Toro você conta com uma vantagem: Corretagem Zero para investir em ações, minicontratos, Fundos Imobiliários, ETFs, Renda Fixa e ainda para fazer Day Trade.

2. O que é taxa de custódia?

A taxa de custódia é uma taxa cobrada para guardar seus investimentos. Como eles ficam guardados na Bolsa de Valores, a taxa é cobrada pela própria B3.

A corretora de valores, portanto, recebe essa taxa e repassa à Bolsa. Algumas instituições assumem esse custo e não cobram de seus investidores.

3. O que é corretora Taxa Zero?

Algumas instituições oferecem Taxa Zero a seus investidores. Isso quer dizer que elas não cobram taxas de administração, nem a taxa de custódia cobrada pela B3 e nem a taxa de corretagem. Nesse caso, elas pagam a taxa no lugar do investidor, deixando-o isento.

Como falamos, aqui na Toro, você não paga nada de taxa de corretagem para investir. Que tal aproveitar o jeito mais fácil de investir com Corretagem Zero agora mesmo?

4. O que é Home Broker?

O Home Broker é uma plataforma onde você compra e vende ações e outros títulos. É através dele que você visualiza todas as ofertas de compra e venda, os valores em que o ativo está sendo negociado e envia suas ordens.

Cada instituição tem seu próprio Home Broker e eles têm diferentes características. É importante escolher uma plataforma que seja fácil de usar e tenha estabilidade, isto é, que não trave no momento de investir.

Aqui na Toro nós revolucionamos o universo dos investimentos e desconstruímos o Home Broker. Nossa plataforma é muito simples e prática de usar, especialmente para quem está começando. 

5. Como comprar ações por meio de uma corretora de valores?

Como falamos, cada corretora oferece sua própria plataforma de investimentos. Aqui na Toro, nossa maior missão é te ajudar a investir nas melhores oportunidades do mercado com praticidade e segurança.

Por isso, nosso time aqui na Toro revolucionou o mercado financeiro criando o jeito mais fácil de investir.

Veja como é mesmo bem fácil comprar ações aqui na Toro:

https://www.youtube.com/watch/FHQofcV26DU?feature=oembed

6. É seguro investir por essas instituições?

Uma corretora de valores tem a mesma segurança de um banco e, para seu funcionamento, são necessárias diversas autorizações e regulamentações da Anbima, B3, CVM e do Banco Central.

Muitos investimentos também contam com a segurança do FGC – Fundo Garantidor de Créditos, o mesmo seguro que cobre a Poupança.

Pode relaxar, porque aqui na Toro contamos com todas as certificações necessárias para te ajudar a aproveitar o melhor do mercado do jeito certo.

7. Como encontrar uma corretora na minha cidade?

No site da B3, você encontra uma lista de corretoras de valores autorizadas pela Bolsa. No entanto, não é possível filtrar a busca por localização. Mas não tem problema, pois isso não é necessário.

Você não precisa de uma instituição na sua cidade, porque quase tudo é feito online ou pelo telefone, de forma muito mais prática e rápida. Acredite, você provavelmente nunca precisará ir, de fato, à sua corretora de valores.

Além disso, ter uma corretora em cada cidade aumenta os custos deste serviço, que acaba sendo repassado aos investidores. No fim das contas, a possibilidade de várias corretoras físicas para que o investidor possa fazer uma visita e tomar um café com o gerente pode se tornar um custo desnecessário para o próprio cliente.

Para evitar dor de cabeça, a melhor dica é escolher uma corretora que ofereça o melhor atendimento e suporte para você.

Assim, mesmo que não possa ir pessoalmente à corretora, você vai ter a tranquilidade de que vai resolver toda e qualquer situação pelo telefone ou pela internet com rapidez.

8. Como abrir uma conta gratuita?

Abrir uma conta, normalmente, é um processo muito simples, rápido e online. Primeiramente, você entrará no site ou aplicativo da instituição e solicitará a abertura de conta.

Então, você enviará documentos como identidade e comprovante de endereço, preencherá uma ficha de cadastro e pronto. Sua conta será aberta rapidamente.

Em alguns casos, não será necessário o envio de documentos no primeiro momento, e sua conta será aberta rapidamente. Após esse procedimento, é só transferir o dinheiro para sua nova conta e você já pode começar a investir.

Sabia que aqui na Toro você pode abrir sua conta gratuitamente, de forma rápida, segura e 100% online?

Como escolher a melhor corretora de valores?

Essa não é uma resposta simples e ela depende muito mais de você. Escolher a melhor corretora de valores depende do seu perfil, das soluções que você precisa e dos seus objetivos de investimento.

Veja bem, se o seu objetivo é investir em ações, as vantagens que você deve buscar são, por exemplo, uma plataforma mais rápida e fácil de usar, contato próximo com assessores de investimento e informações atualizadas do mercado.

Agora você já entende o que é uma corretora de valores, sabe o que deve observar na hora de escolher uma para investir. O que acha de aprender mais sobre investimentos para descobrir qual o melhor para você? Clique abaixo e encontre diversos conteúdos para te ajudar nessa jornada.

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!