Blog

Queda de ações da VALE5 afeta o Ibovespa e Crise Política se agrava

ibovespa-vale5-crise-politica-09-12-2015.png09/12/2015 - Bom dia Investidor, seja bem vindo!

No pregão desta última terça-feira (08) tivemos a combinação de fatores relevantes nos meios econômico e político gerando um dia de grandes desafios.

Na abertura do mercado vimos o Ibovespa operar com leve queda refletida pelo cenário negativo das bolsas mundiais após a divulgação da Balança Comercial Chinesa, com resultado abaixo do esperado.

No cenário interno, a divulgação da carta escrita pelo atual vice presidente Michel Temer aos cuidados da Presidente Dilma Rousseff intensificou as preocupações sobre a Crise Política e reforçou a perspectiva negativa do IBOV.

Outro fator relevante oriundo deste contexto foi a queda na cotação do minério de ferro após a divulgação dos dados fracos da China, afetando diretamente as ações da VALE5 que chegaram a acumular queda de -7% na primeira hora do dia.

Sem uma agenda econômica expressiva para gerar picos de volatilidade, o mercado operou de maneira cautelosa, dificultando a evolução dos cenários técnicos e colocando à prova as estratégias mais eficientes do mercado.

Apesar do dia desafiador na Bolsa de Valores, a equipe da Toro Radar se aproveitou das oportunidades de diversificação propiciadas pelo mercado futuro e reservou 6 pontos no contrato futuro S&P 500, resultado que representa US$ 300,00 por contrato.

Já no fechamento do pregão de terça-feira (08), tivemos o Dólar cotado em 3.822,50 pontos (R$3,82) acumulando alta de 0,61% e o IBOV cotado a 44.443,26 pontos, acumulando queda de -1,72%.

Receba diariamente o comentário de Abertura da Bovespa

Inscreva-se nosso canal Youtube - Toro Radar

Ibovespa acumula perda com VALE5 e Crise Política assusta o Governo

No final do dia novos eventos políticos marcaram a terça-feira (8), com a vitória da oposição na votação da chapa responsável por avaliar o pedido de Impeachment, aceito na semana passada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, e a decisão do Líder do PT no senado, o senador Delcídio do Amaral, em contratar um advogado especializado em delações premiadas para coordenar sua defesa.

Na Agenda!

  • BRA: Inflação IPCA (IBGE) - Novembro - Previsto para 09:00h.

Cenário Internacional

Nesta quarta-feira o mercado internacional segue operando em queda, motivado pelo resultado abaixo do esperado da balança comercial Chinesa e queda nas commodities.

Investimentos de Curto Prazo:

Nossa equipe segue atenta às oportunidades de compra e venda no mercado futuro e de ações. Veja algumas oportunidades avaliadas por nossos analistas:

Ativos em carteira:

IMPORTANTE: Mantenha seus alertas ativados e acompanhe as recomendações do Toro Radar para saber o momento certo de comprar e vender cada ação.

  • ABEV3 - As ações da AMBEV apresentam uma oportunidade de venda através do cenário técnico de perda de suporte com candle de força, apontando para aceleração das quedas no curto prazo.

ibovespa-vale5-crise-politica-abev3-09-12-2015.jpg

  • BBDC4 - As ações do Banco Bradesco testam uma importante região compradora (suporte) com candle de reversão apontando para retomada das altas no curto prazo.

ibovespa-vale5-crise-politica-bbdc4-09-12-2015.jpg

  • WINZ15 - O contrato futuro do Mini Índice Bovespa apresenta oportunidade de venda através do cenário técnico de perda de suporte com candle de força apontando para aceleração das quedas nos gráficos do WINZ15 e INDZ15 no curto prazo.

ibovespa-vale5-crise-politica-winz15-09-12-2015.jpgOportunidades à vista:

  • ISPZ15 - O contrato futuro S&P 500 pode gerar oportunidade de compra através do teste de suporte com candle de reversão apontando para recuperação no curto prazo. Saiba mais sobre o S&P 500 no Toro Radar.
  • EQTL3 - As ações da Equatorial mantém a perspectiva de desvalorização no curto prazo através do teste de resistência com candle de reversão, podendo gerar uma oportunidade de venda.

Para entender melhor:

  • Saiba mais sobre Operação de Venda.

 

Com o mercado em queda é importante ficar atento a algumas ações como ITUB4, BRML3 e ELET6 que possuem beta mais alto e podem gerar oportunidades de venda, e as ações WEGE3, SEDU3 e LEVE3 que possuem beta mais baixo e podem gerar oportunidades de compra.

Se surgir qualquer recomendação referente a estas ações você saberá dentro do Toro Radar.

Abaixo segue material de estudo que separamos para você:

Direto ao Ponto

Nesta quarta-feira encontramos um cenário semelhante ao pregão do dia anterior, onde o setor político nacional volta a ficar em evidência e o mercado internacional opera em queda pelos dados fracos da economia Chinesa e queda das commodities.

Manter uma estratégia de diversificação e manejo de risco ajustado são requisitos importantes para se posicionar nas oportunidades que surgirão durante o dia.

Saiba como ter melhores resultados. Baixe nosso Guia de Sucesso!

Guia de sucesso na Bolsa de Valores

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action