Blog

Liberdade Financeira - Conquiste sua independência

Como conquistar independência financeiraFaça um planejamento financeiro pessoal. Organizar as finanças é o primeiro passo quem deseja uma vida tranquila e segura.

Imagine você ganhando dinheiro sem ter que trabalhar e vivendo exclusivamente do rendimento do seu dinheiro. Este cenário pode não passar de um sonho para muitas pessoas, mas pode se tornar realidade se você fizer bons investimentos.

Muitas pessoas trabalham por anos sem um plano econômico eficiente e acabam vivendo sempre na dependência do dinheiro. Atualmente, com a flexibilidade no Mercado Financeiro e as infinitas oportunidades de investimentos, ficou muito mais fácil conquistar a tão desejada independência financeira.

Esta independência também tem a ver com qualidade de vida e tranquilidade de planejar o futuro. Você vai poder curtir melhor sua família, acompanhar de perto o crescimento dos seus filhos, viajar pelo mundo e conseguir a tão sonhada casa na praia.

Portanto, continue lendo este artigo e transforme sua idealização financeira em algo real.

Como conquistar a
independência financeira?

Se você deseja um futuro melhor para você e sua família, saiba que seu objetivo principal daqui para frente é fazer boas escolhas para o seu dinheiro. Portanto, selecionamos algumas formas interessantes que fazem seu dinheiro trabalhar por você:

1 - Investir na Bolsa de Valores:

Investir na Bolsa - Independência FinanceiraVocê pode investir na Bolsa comprando ações, commodities, opções e variados investimentos de renda fixa.

Para investir na Bolsa não é preciso ter uma conta bancária recheada. Com pouco dinheiro, é possível obter excelentes resultados se tiver um bom controle financeiro. A Bolsa de Valores é um ambiente onde os investidores e as empresas se encontram para firmarem acordos de compra e a venda de ações, commodities, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas e outros tipos de ativos financeiros.

O investidor precisa ter objetivos claros com o seu dinheiro. Definindo uma estratégia, fica muito mais fácil entender qual o prazo ideal para os seus investimentos.

  • Operações Longo Prazo:
    Nesta modalidade as pessoas não possuem pressa para receber o retorno da aplicação. Isto é, compram ações de empresas estáveis para ganharem dinheiro com sua valorização no longo prazo.
    Muitos investidores quando buscam as melhores oportunidades a longo prazo, utilizam uma análise conhecida como fundamentalista para encontrar empresas que demonstram um grande potencial de crescimento. Mas nem todas empresas possuem ações com grandes alterações no seu valor. Assim, a forma que encontraram para atrair e reter os investidores foi disponibilizar os seus dividendos, ou seja, oferecer uma parcela de seus lucros como recompensa. E este dinheiro pode colaborar para o aumento do seu patrimônio.

  • Operações Curto Prazo:
    Esta modalidade é utilizada por pessoas que buscam um retorno rápido para seus investimentos.
    As operações possuem um prazo de 1 dia a 2 semanas. Além disso, os investidores que utilizam a volatilidade da Bolsa a seu favor, conseguem ganhar muito dinheiro devido às excelentes oportunidades que surgem.
    Nesta operação, os investidores identificam os melhores momentos para investir através da análise técnica, utilizando uma série de indicadores e métricas que indicam qual o provável destino do preço de uma específica ação.

  • Day Trade:
    Nesta modalidade, as operações começam e terminam no mesmo dia. Conhecida como Day Trade, muitos investidores que almejam conseguir grandes lucros em pouquíssimo tempo utilizam a alavancagem pois ela possibilita investir uma quantidade maior de dinheiro do que se possui em conta.

Deu para perceber que a Bolsa oferece diversas possibilidades, não é? Por isso mesmo, antes de iniciar seus investimentos é fundamental que você conheça a fundo o mercado e entenda como ele funciona.

Diante disso, recomendamos que assista o curso online do Toro Radar, onde você vai aprender desde o básico até estratégias avançadas utilizadas por investidores experientes no mercado.

Aprenda a investir na Bolsa de Valores
Veja o curso completo

2 - Abrir seu negócio:

Abrir seu negócio - Independência Financeira
A liberdade financeira vem da correta administração dos ativos que o seu negócio recebe.

Quando você possui um negócio financeiramente independente, que disponibiliza um serviço ou produto inovador, ele poderá crescer de maneira estruturada, sem precisar aumentar seus custos.

Esse resultado será fruto da perfeita administração dos ativos que este negócio recebe. Por isso, preste atenção em 3 pontos-chave para você aprender como conquistar a independência financeira com o seu negócio:

  • Lucratividade:
    Observe a quantidade de lucro que a sua empresa possui. Você encontra este valor ao subtrair a receita com as despesas da sua empresa.

  • Fluxo de Caixa:
    Após conhecer o lucro que sua empresa atinge anualmente, saiba como este valor é utilizado na empresa. Compreender este fluxo de entrada e saída é bastante importante porque você consegue planejar o quanto desta receita pode ser usado para o seu negócio e o quanto pode ser utilizado para despesas.

  • Reserva Financeira:
    Junte uma quantia de dinheiro para você manter seu negócio funcionando por um tempo, mesmo que não faça nenhuma venda.

3 - Alugar imóveis:

Alugar imóveis - Independência FinanceiraVocê pode utilizar o valor mensal adquirido pelo aluguel do imóvel para investir em aplicações financeiras.

Para quem possui uma casa, apartamento ou loja que esteja desocupada, pode ser uma boa conseguir uma fonte de renda com eles. Arrumando pessoas que possam utilizar esses imóveis, você vai garantir todo mês o valor do aluguel. E, independente de onde estiver, você terá este dinheiro garantido mensalmente.

4 - Diversificar seus investimentos:

Diversificar seus investimentos - Independência Financeira
Muitos investidores diversificam seus investimentos com a finalidade de diminuir os riscos e conseguir maiores retornos.

A ideia de criar uma carteira composta de ativos com diferentes características e tipos de rentabilidade seria para diminuir os riscos com as rentabilidades baixas, ou quem sabe negativas.

Um bom planejamento ajuda na escolha dos investimentos que irão compor a sua carteira. Conhecer esses ativos também é bastante importante porque, a partir daí, você conseguirá selecionar os investimentos mais rentáveis.

Guia completo do investidor iniciante - Ebook

O que é independência financeira?

Você já deve ter ouvido muitas afirmações sobre esse termo. Entender o que significa independência financeira é o primeiro passo para conquistá-la.

De modo geral, independência financeira é um estado onde você não depende do dinheiro para conduzir sua vida.

Esta percepção de independência pode representar etapas diferentes para cada pessoa. Por exemplo, você pode entender a liberdade financeira como não depender do seu salário caindo na conta todo mês, enquanto existem pessoas que acreditam na possibilidade de parar de trabalhar.

Por mais pessoal que seja essa questão, podemos dividir a independência financeira em 4 etapas:

Etapas da independência financeira

  • Liberdade do salário mensal -  Você possui uma reserva de dinheiro.
    Nesta etapa, você possui uma reserva de dinheiro que te permite sobreviver por um curto período de tempo, mesmo que perca sua renda principal. Não existe uma definição exata para este intervalo, você pode classificá-lo como quiser: um mês, três meses, seis meses ou até um ano.
    Enquanto estiver em busca de um emprego, por exemplo, é importante que esta pequena renda seja equivalente ao seu gasto mensal. Desta forma, você não vai sofrer com as contas vencendo e as dívidas aumentando.
    Por mais que esta fase aparente ser simples, muitas pessoas ainda dependem do salário mensal para manter o padrão de vida. Com isso, a independência financeira continua distante de ser alcançada.
    Uma dica para conseguir chegar nesta etapa é cortar algumas despesas. O ideal é conseguir gastar o mínimo de dinheiro que recebe todo mês para conseguir poupar mais.

  • Saldo Positivo - Você vive livre de dívidas e contas em atraso:
    Acumular dívidas é um dos fatores que mais prejudicam as finanças. Para as pessoas que possuem dívidas, a prioridade é assumir o compromisso de quitá-las o quanto antes. Estender o prazo de pagamento pode ser prejudicial, visto que as taxas de juros podem aumentar a cada dia.
    Dê mais importância aos extratos bancários e controle melhor seus gastos. A construção de um plano financeiro, aliado ao seu orçamento pessoal, é essencial para você conseguir avaliar a quantidade de tempo que vai precisar para pagar suas dívidas. Sem esses débitos a pagar, você pode utilizar o dinheiro em soluções que resultam em melhores rentabilidades para o seu futuro.

  • Independência do Trabalho - Você possui renda em diversos investimentos:
    Nesta etapa, você precisa ter um controle melhor do seu dinheiro. Você ainda precisa trabalhar, mas já acumula renda em diversos investimentos.
    E não importa como você está garantindo o seu dinheiro, seja em aplicações financeiras, venda de cursos online, emprego em regime CLT ou até mesmo de um livro que escreveu. É preciso entender que ainda é necessário pensar no dinheiro, porém com menos preocupação.
    Seus investimentos ainda não oferecem retorno espetacular. Mas, se continuar aplicando seu dinheiro em soluções promissoras a longo prazo, logo esse capital vai começar a rentabilizar da forma que precisa.

  • Libertação do Emprego - Você não precisa mais trabalhar por dinheiro:
    Esta é a etapa que muitas pessoas almejam: quando os valores que você recebe de investimentos excedem suas despesas. E, com isso, é possível investir cada vez mais em novas aplicações.
    Você não precisa mais trabalhar por dinheiro. Sabendo utilizar sua renda da maneira certa, você pode gastar seu tempo da maneira que achar necessário.

A mudança para cada etapa leva tempo e você precisa ter paciência. Enquanto isso, comemore cada resultado conquistado e tente sempre reconhecer os pontos em que pode melhorar.

Alcance a desejada liberdade financeira
Leia o Guia das Finanças Inteligentes

Dicas conquistar independência financeira - a liberdade financeiraA possibilidade de não precisar trabalhar e ter mais tempo com a família é o suficiente para muitas pessoas buscarem a liberdade financeira.

Dicas para conseguir liberdade financeira

Antes de começar a investir seu tempo e dinheiro em busca de mais qualidade de vida, separamos algumas dicas importantes que podem ser úteis para você finalmente conquistar sua liberdade financeira.

  • Aprender a poupar:
    É primordial que você consiga guardar um pouco do seu dinheiro. No primeiro momento, pode ser que evitando apenas os gastos desnecessários você já consiga poupar uma boa quantia.

  • Pensar a longo prazo:
    Para quem busca independência financeira, é preciso começar a pensar no longo prazo em relação ao que é comprado, o que é poupado e até mesmo o dinheiro que possivelmente ainda vai cair na conta.

  • Controlar os gastos:
    Escreva em um papel, use aplicativos ou utilize o Excel para criar uma planilha de gastos pessoais. Com este controle financeiro você vai conseguir entender como está utilizando o seu dinheiro. O ideal é que suas despesas sejam menores que sua renda mensal.

  • Criar metas e objetivos:
    Quando se tem um objetivo financeiro claro, fica muito mais fácil alcançar um equilíbrio. Faça uma lista e se planeje para conseguir concluir cada um. Você vai perceber que o consumo imediato não vai causar mais satisfação, porque agora existe um objetivo maior para o seu dinheiro.

Como comentamos neste artigo, conquistar a independência financeira não é um “bicho de sete cabeças” como muitos imaginam. Entretanto, as pessoas ainda possuem dificuldades para sair da zona de conforto e acabam deixando o medo atrapalhar seus sonhos.

Você deseja investir seu dinheiro em aplicações financeiras para assegurar um futuro tranquilo, porém este processo tem gerado muitas dúvidas? Não deixe que este primeiro obstáculo te atrapalhe. Com apoio dos qualificados analistas do mercado você vai conseguir investir com mais segurança e vai começar a mudar sua vida de verdade.

Invista no Mercado de Ações
Conheça o Toro Radar

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action