Blog

Entenda o que é LCI e LCA e como funciona o seu rendimento

Aprenda o que é LCI e LCA 

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio são títulos de renda fixa emitidos por bancos ou corretoras. Por ser um título isento de Imposto de Renda, a LCI e LCA têm conseguido uma atenção maior aos investidores.

Para entender melhor sobre esses dois títulos de renda fixa, você aprenderá neste artigo:

  • O que é LCI?
  • O que é LCA?
  • Rendimento
  • A Tributação
  • Quais os riscos?
  • Como declarar no Imposto de Renda?

O que é LCI - Letra de Crédito Imobiliário

Letra de Crédito Imobiliário é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com o intuito de financiar o setor imobiliário. Ou seja, quando você compra uma letra de crédito você está emprestando o seu dinheiro para o banco, e ele usará o dinheiro para disponibilizar financiamentos no ramo de imóveis. No final do prazo estabelecido, você receberá o dinheiro acrescido de uma taxa de juros.

O que é LCA - Letra de Crédito do Agronegócio

Letra de Crédito do Agronegócio é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras para financiar o setor agrícola. Para entender melhor o que é LCA, quando você compra um título, você está emprestando o seu dinheiro para a instituição financeira, e ela irá utilizar esse valor para financiar o ramo agropecuário. Em troca, você vai receber o seu dinheiro acrescido de uma taxa de juros.

Além de LCI e LCA, existem outros títulos de renda fixa que possuem boas rentabilidades e um baixo risco. Ficou com curiosidade? Veja o nosso guia completo para o Investidor Iniciante.

Conheça os melhores títulos de renda fixa
Baixe o guia completo do Investidor Iniciante

Rendimento LCI e LCA

Agora que você aprendeu o que é LCI e LCA, vamos entender como funciona a rentabilidade para este tipo de título. Como a maioria dos títulos de Renda Fixa, a rentabilidade das Letras de Crédito são separadas em três grupos: prefixado, pós-fixado ou híbrido.

  • Prefixado: A rentabilidade dos títulos prefixados é conhecida pelo investidor no momento da compra do título. Ou seja, quando você compra uma Letra de Crédito prefixada, você saberá a quantidade exata que irá receber no final do prazo estabelecido.
  • Pós-Fixado: Por ser um rendimento atrelado a um indexador, o investidor só saberá a quantia exata que irá receber no final do prazo estabelecido. O indexador para a rentabildiade deste título pode ser a Taxa Selic ou CDI.
  • Híbrido: A remuneração é dividida entre uma taxa prefixada e outra pós-fixada. Para entender melhor, caso você compre um título híbrido, no final do prazo estabelecido você poderá receber a variação do IPCA + 5%, por exemplo.

A Tributação

Além da isenção do Imposto de Renda para pessoa física, esses títulos também são isentos do IOF. Essas vantagens fizeram com que esses títulos de renda fixa tornassem interessante para muitos investidores.

Os Riscos

O risco na aplicação para esses dois títulos é relativamente baixo. O principal risco é o banco que emitiu o título quebrar e o investidor não conseguirá resgatar o dinheiro.

Mas a vantagem é que estes títulos são assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), portanto o investidor tem a garantia em valores de até R$250mil. Ou seja, o investidor consegue resgatar o seu capital e juros até este valor.

CDB ou LCI e LCA?

Muitos investidores especulam sobre qual é o melhor dos três investimentos, mas essa é uma resposta que depende do seu planejamento e perfil de investidor. Para isso, você precisa levar em consideração, principalmente, o prazo e o valor a ser investido. Ou seja, qual é o seu objetivo a curto, médio e longo prazo com este dinheiro?

Para avaliar onde o seu dinheiro terá melhor retorno, é importante fazer uma simulação completa. Primeiro você precisará calcular qual a possível rentabilidade para o CDB, LCI ou LCA em determinado prazo, e depois você precisará descontar o imposto de renda do período na rentabilidade do CDB. Após esta comparação, você conseguirá entender qual é o melhor título para o seu objetivo.

Vale lembrar que existem também outros investimentos no mercado, como o Tesouro Direto e a Bolsa de Valores, e conhecer essas opções é fundamental para fazer a escolha certa.

Conheça os melhores investimentos do mercado!
Guia completo do investidor iniciante - Ebook

LCI e LCA na declaração do Imposto de Renda

Como vimos anteriormente, as Letras de Crédito são isentas de Imposto de Renda para pessoa física. Mas mesmo que você não precise pagar nenhum imposto, é importante saber que estes títulos precisam ser declarados. Portanto, ao enviar para a Receita Federal a sua declaração de IR, não esqueça de incluir os seus títulos como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a declaração do Imposto de Renda, disponibilizamos um guia com todas as informações importantes, facilitando assim todo o processo do seu IRPF 2017.

Imposto-de-renda-descomplicado-700x150

New Call-to-action

Últimos artigos

New Call-to-action