Blog

investimento-na-bolsaVocê já se perguntou em algum momento o que faz a diferença entre vencer e perder no mercado? Ou melhor, questionou se você tem o perfil necessário para vencer no mercado de ações ou se irá engrossar as estatísticas de quem perde dinheiro na bolsa?

Neste artigo, você descobrirá se está fadado ao fracasso no mercado de ações ou se terá grandes chances de fazer do investimento na bolsa de valores um meio de alcançar grandes conquistas. Além disso, caso você esteja no caminho errado, apresentaremos o que você precisa entender para mudar o destino de seu investimento na bolsa de valores.

Investimento na Bolsa: O que diferencia um Vencedor e um Perdedor?

investimento-na-bolsa-de-valoresApós vários anos acompanhando de perto milhares de investidores nos 27 estados do país, conseguimos identificar o que faz parte de uma mente feita para vencer no mercado e como pensa alguém que irá fracassar no seu investimento na bolsa de valores. Também conseguimos entender quais fatores foram essenciais para que pessoas que estavam perdendo no mercado pudessem reverter a situação e construir um caminho vitorioso na bolsa de valores.

Abaixo, descreveremos o perfil comum de vencedores e perdedores, apresentamos os principais fatores que fundamentam essa visão e como se tornar um vencedor com seu investimento na bolsa.

O que os Perdedores têm em comum?

investimentos-na-bolsaEm primeiro lugar, elas estão sempre muito preocupadas com o curto prazo. Querem começar a ganhar dinheiro logo no primeiro mês e não aceitam ter prejuízos. Não conseguem aceitar o fato de que para ganhar no próximo ano e na próxima década talvez seja necessário aceitar um semestre de prejuízo. O objetivo deles não é ter muito dinheiro no longo prazo, mas sim trocar de carro daqui há alguns meses.

A maioria dos perdedores se consideram "vencedores natos", acham que são imbatíveis e que é inaceitável vender uma ação com resultado negativo.

Eles confiam na estratégia que estão utilizando apenas até ter alguns meses de prejuízo. Quando o prejuízo chega colocam a culpa na estratégia, mudam o jeito de investir, procuram outras dicas e são extremamente impacientes para aguardar os resultados surgirem quando o assunto é investimento na bolsa de valores.

Na maioria das vezes, os perdedores ficam preocupados em tentar "prever" para onde o mercado vai, ao invés de buscar "reagir" aos sinais que o mercado lhes dá.

investimento-em-açõesPara um perdedor, se alguém está dando uma dica é porque ele deve ter uma bola de cristal. Se a dica der prejuízo é porque não se passa de um charlatão da bolsa de valores.

Para os perdedores o mercado sempre está ruim e contra ele, o que lhe impede de enxergar as melhores oportunidades que surgem no horizonte.

Outro fator muito comum a essas pessoas é o de não aceitar que nem todas as movimentações das ações são exploráveis, ou pelo menos não com uma relação favorável de risco. Se um perdedor abrir o Home Broker e ver uma ação subindo 20% ele quer se matar ou matar seu consultor porque não conseguiu se aproveitar dessa movimentação, mesmo se para aproveita-la o único jeito fosse ter de contar com a sorte.

Os perdedores confiam demais na SORTE. Não porque acham que são sortudos, mas porque confundem o que é sorte e o que é estratégia. Para eles, um método de investimento na bolsa de valores estatisticamente consistente deixa de fazer sentido se em um mês seu vizinho sortudo ou o amigo de trabalho ganhou mais do que ele na bolsa, mesmo que para isso tenha feito uma loucura ou estivesse apostando contra o cenário de maior probabilidade.

Os perdedores são ansiosos demais e costumam avaliar seu metódo de investimento na bolsa não pelo resultado do último ano, mas da última semana. Essa ansiedade contamina suas decisões e acaba fazendo com que gaste mais dinheiro com corretagem que deveria, realizando lucros cedos demais e prejuízos tarde demais.

Por fim, os perdedores desistem do mercado de ações muito cedo. Logo que enfrentam as primeiras dificuldades se irritam, desistem da bolsa e vão direcionar seu dinheiro para outros tipos de investimento na bolsa de valores. Não possuem disciplina e paciência para persistir nos momentos de adversidade.

Tudo isso muda quando ligam a televisão e veem William Bonner dizer que a bolsa subiu 10% no último mês. Neste momento o perdedor larga o que está fazendo, liga para seu corretor e volta a investir na bolsa de valores para recomeçar tudo de novo.

É claro que nem todos os perdedores possuem todas essas características, mas se você se identificou pelo menos um pouco com alguma delas, você deveria se preocupar.

O que os Vencedores têm em comum?

As pessoas que vencem com seu investimento na bolsa de valores possuem 3 características principais: Disciplina, Paciência e Persistência.

Os vencedores não desistem na primeira dificuldade e estão dispostos a persistir durante momentos difíceis, mesmo que isso signifique vários meses consecutivos de prejuízo.

Eles não estão preocupados com o carro que vão dirigir no próximo mês, mas sim em alcançar os objetivos financeiros que determinaram para si.

investir-em-acoes

Eles entendem que, assim como tudo mais na vida, não existe nada rápido nem fácil na bolsa de valores. As grandes conquistas são fruto de determinação, dedicação continua e fidelidade à sua estratégia.

investindo-em-acoes

Os vencedores compreendem que nenhum método de investimentos foi concebido para vencer na próxima semana nem no próximo mês, mas sim nos próximos anos e na próxima década.

Eles tem humildade para entender que ninguém consegue prever o que vai acontecer no mercado de ações. Sabem que para ter sucesso no investimento na bolsa de valores, devem focar em reagir aos sinais que o mercado oferece e se alinhar ao cenário de maior probabilidade ao invés de buscar prever a próxima ação que irá subir 30%.

ganhar-na-bolsa-de-valoresSabem que não irão ganhar sempre. Pelo contrário, tem a certeza de que em muitas vezes irão perder dinheiro. Mas sabem que é pela capacidade de estarem prontos para limitar os prejuízos na hora certa e se proteger do cenário de adversidade, que conseguirão se aproveitar dos momentos de bonança para alcançar seus objetivos.

Diferente do que a maioria imagina, vencer no mercado é saber reagir e persistir durante os momentos ruins e não saber se aproveitar dos momentos favoráveis.

Os vencedores são fiéis a sua estratégia. Sabem que um método de investimento só faz sentido se aplicado de maneira constante e por um longo período de tempo.

Eles tem serenidade para aguardar as melhores janelas de oportunidade para comprar ações na hora certa e não ficam ansiosos por ver ações que estão subindo muito e não se encaixaram dentro de sua estratégia.

Como se tornar um vencedor?

Para que você possa superar as dificuldades e vencer com seu investimento na bolsa de valores, preparamos um e-book gratuito sobre o assunto. Para acessa-lo, basta clicar no banner abaixo. Nele você encontrará o caminho do sucesso na hora de investir em ações e como superar os desafios que levam a maioria das pessoas ao fracasso.

Guia de sucesso na Bolsa de Valores

é Consultor de Valores Mobiliários, atua no mercado de ações há 6 anos, já trabalhou na área de análise para bancos e corretoras. Atualmente, é membro da equipe de consultoria do Toro Radar e instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais, foi aprovado na certificação CPA-20 da ANBIMA e frequentou o curso de economia na Universidade do Colorado - EUA.
E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action