Blog

investimentos-na-bolsaPara vencer com nossos investimentos na bolsa de valores, todos sabemos que precisamos de uma estratégia vencedora.

Entretanto, nem todos compreendem a fundo o que são estes métodos de investimento e como funcionam, o que leva grande parte dos investidores a cometer enormes erros na hora de utiliza-los para realizar seus investimentos na bolsa.

O principal motivo destes erros está ligado ao fato de que grande parte dos investidores não compreendem a natureza estatística das estratégias, o que os levam a utiliza-las da maneira errada.

Neste artigo, apresentaremos de maneira simples e rápida os principais fatores estatísticos envolvidos dentro das estratégias de investimento e como você deve aplicar sua estratégia para evitar que seus investimentos na bolsa sejam mal sucedidos.

Qual o objetivo de uma estratégia vencedora para realizar seus investimentos na bolsa de valores?

Diferente do que as pessoas acham, uma estratégia vencedora não tem por objetivo prever para onde o mercado vai e nem ganhar sempre.

O objetivo da estratégia é permitir que você tenha um método de investimentos na bolsa que permita que você possa reagir aos sinais fornecidos pelo mercado para identificar o cenário de maior probabilidade e se alinhar a ele na hora de realizar seus investimentos na bolsa de valores.

Ou seja, não tem a ver com previsão e certeza mas sim com reação e probabilidades.

Quando um método consistente de investimentos na bolsa apontar para uma oportunidade de compra, isso não significa que estamos prevendo que a ação vai subir, mas sim que a maior probabilidade diante dos sinais gerados para o mercado é de que aquela ação se valorize.

No caso das estratégias aplicadas no nosso serviço de Consultoria Toro Radar, por exemplo, o nível de acerto histórico dos investimentos na bolsa gira entre 70% e 75%. Ou seja, não temos certeza de que uma ação vai se movimentar em uma determinação direção, mas colocamos a estatística do nosso lado para maximizarmos a chance de vencer.

investimento-na-bolsa-de-valores

O que não é o Objetivo de uma Estratégia Vencedora nos investimentos na bolsa de valores?

O Objetivo de uma boa estratégia não é ganhar no próximo pregão, na próxima semana ou no próximo semestre. O Objetivo de um método vencedor de investimentos na bolsa de valores é ganhar no próximo ano e na próxima década.

O motivo disso é muito simples: as estratégias são baseadas em estatística e a estatística só mostra a sua cara quando se tem uma amostra suficientemente grande de eventos. Vou usar um exemplo simples que com certeza clareará isso na sua cabeça:

Pense que uma estratégia vencedora é como uma moeda viciada: 75% das vezes ela cairá do lado CARA e 25% das vezes do lado COROA. Se você jogar a moeda para cima 10 vezes, existe uma boa chance de que ela caia 6 vezes do lado COROA, mesmo que este seja o cenário de menor probabilidade.

Isso não quer dizer que o lado CARA deixou de ser o mais provável, mas sim que você não jogou a moeda para cima um número suficiente de vezes para que a estatística viesse à tona. Dessa forma, se você jogar a moeda 1000 vezes para cima, muito provavelmente ela cairá do lado CARA por volta de 750 vezes.

Outra maneira de entender esse conceito é o seguinte:

Imagine que eu irei jogar uma partida de Tênis com Roger Federer. Uma estratégia extremamente vencedora seria apostar todas as suas fichas nele, já que ele tem 99,999999% de ganhar (sempre existe a chance dele tropeçar em uma bolinha e se contundir).

No primeiro ponto do primeiro game ele começa sacando e faz uma dupla falta (erra o saque duas vezes e perde o ponto). No segundo ponto ele erra o primeiro saque e acerta o segundo, milagrosamente eu consigo rebater e passo a bola para o outro lado, quando ele escorrega, cai no chão e perde o ponto: já estou 2 pontos a frente.

Qualquer pessoa racional que conhecesse o histórico e as estatísticas dos dois jogadores teria certeza que Federer irá ganhar o jogo. Entretanto, um desavisado que não conhecesse os dois jogadores, não entendesse de estatística e fosse extremamente inconsequente, ao ver os 2 primeiros pontos ficaria ansioso por ter apostado todas suas fichas em Roger Federer e poderia mudar de lado e cometer o maior erro da sua vida apostando em mim

Este é o erro mais comum que leva os investidores à perderem dinheiro no mercado de ações.

Por mais que no início saibam que estão aplicando uma estratégia vencedora, logo que enfrentam o primeiro mês de prejuízo para seus investimentos na bolsa de valores decidem trocar de estratégia ou investir em outra coisa.

As pessoas que perdem com seus investimentos na bolsa não conseguem entender que momentos de prejuízo fazem parte de uma trajetória vencedora, e de que não faz sentindo analisar uma estratégia olhando para os últimos 3 meses, mas sim para os últimos 3 anos.

Fizemos recentemente um artigo sobre este assunto chamado "Investimentos na Bolsa: Você é um Vencedor ou um Perdedor?", nele comparamos quais as características que levam uma pessoa a vencer ou perder na bolsa de valores e como encontrar um caminho vencedor dentro do mercado. 

Como fazer para a estatística te ajudar?

Seja fiel à sua estratégia e persista durante os momentos de adversidade. Não olhe para seus investimentos na bolsa de valores pensando em ganhar nos próximos meses mas sim nos próximos anos. Coloque a estatística e a racionalidade na frente de suas fraquezas e emoções.

Guia de sucesso na Bolsa de Valores

é Consultor de Valores Mobiliários, atua no mercado de ações há 6 anos, já trabalhou na área de análise para bancos e corretoras. Atualmente, é membro da equipe de consultoria do Toro Radar e instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais, foi aprovado na certificação CPA-20 da ANBIMA e frequentou o curso de economia na Universidade do Colorado - EUA.
E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action