Blog

investir na bolsaDiferente do que muitos imaginam, o investimento na bolsa de valores é um dos caminhos mais rápidos para que você possa atingir os objetivos que você traçou para sua vida financeira.

Entretanto, investir na bolsa de valores de maneira vencedora não é algo fácil e exige que você domine alguns conceitos importantes que apresentaremos a seguir.

Para encontrar o caminho para o sucesso no mercado de ações, é importante começar compreendendo os motivos que levam as pessoas para o fracasso.

Portanto, antes de mostrar as verdades sobre o sucesso, apresentaremos abaixo as 7 principais causas que levam a maioria das pessoas a perder dinheiro na hora de investir na bolsa de valores.

Ao longo do artigo, demonstraremos como superar os principais obstáculos para que você possa vencer na hora de investir na bolsa de valores.

 

Investir na Bolsa de Valores: Os Principais Motivos de Fracasso

 

investir na bolsa de valoresNa maioria das vezes, os problemas que levam as pessoas ao fracasso ao investir na bolsa de valores são de simples resolução.

O complicado está em saber que eles existem e identificar quais são, 90% das pessoas perdem dinheiro por falta de conhecimento.

Os motivos apresentados abaixo são resultado de vários anos de acompanhamento de milhares de investidores, que nos mostraram claramente onde os perdedores erram e quais as virtudes que fizeram parte da trajetória dos vencedores. 

 

1 - Opero demais, tenho ansiedade para entrar e sair do mercado.

investir bolsaEste é um dos principais motivos que levam vários a perder na bolsa. Investir na Bolsa de Valores é uma atividade que exige serenidade e paciência, temos de entender  que nem todas as movimentações são oportunidades. As oportunidades devem ser garimpadas com calma e fidelidade à estratégia. Não estamos aqui porque gostamos de comprar e vender ações, mas sim porque gostamos de dinheiro.

Se você se identificou com este erro, recomendamos fortemente que assista nosso curso gratuito sobre como acertar na quantidade de seus Trades.

 

2 - Compro ações que não estão tão interessantes e depois me arrependo.

O maior crime que você pode cometer contra o seu dinheiro na hora de investir na bolsa de valores é comprar uma ação que não vale a pena. Seja fiel à estratégia e deixe as emoções de lado.

Foque o seu dinheiro nas oportunidades que realmente irão te colocar do lado da probabilidade. Na dúvida, sempre opte por ficar de fora.

 

3 - Ouço meu corretor e acabo comprando e vendendo ações demais.

Por mais que existam ótimas corretoras de valores, todos sabemos que o objetivo final delas é gerar corretagem.

Em vários casos isso gera uma avalanche de recomendações que podem acabar fazendo com que você opere mais e pior.

Não caia na do seu corretor de ações. Opere de maneira consciente e fiel à sua estratégia de investimento. Limpe sua decisão dos objetivos dos outros, suas operações devem favorecer você e não o seu corretor de investimentos.

 

4 - Não assumo Stops. Não aceito prejuízos.

A bolsa de valores é uma ambiente de risco onde a única certeza é a de que vai perder dinheiro.

Portanto, o que irá definir se você será um vencedor ou ficará pelo caminho na hora de invesitir na Bolsa de Valores é a maneira com que você perde dinheiro. 

O investidor vencedor deve saber assumir o prejuízo na hora certa, protegendo seu dinheiro e gerando liquidez para novas oportunidades na bolsa de valores.

Diferente do que muitos imaginam, vencer na hora de investir na bolsa de valores está mais ligado a saber lidar com o pior cenário nos momentos de adversidade do que com se aproveitar dos momentos favoráveis.

O modo de investir na Bolsa de Valores que lhe levará ao sucesso está diretamente ligado à capacidade de lidar com o pior cenário.

Neste contexto, a principal ferramenta utilizada para limitar os prejuízos é o Stop Loss. Para aprender como utiliza-lo, recomendamos que assista nosso curso gratuito sobre como posicionar o Stop Loss de maneira precisa e eficaz, limitando os prejuízos e controlando a situação para que você continue no caminho dos seus objetivos.

investir em ações

5 - “Casei” com as ações que me deram prejuízos.

Quando você casa com uma pessoa é porque gosta dela. No mercado de ações é diferente. Não estamos aqui porque gostamos de ações, mas sim porque gostamos de dinheiro. Você não deve fidelidade à nenhuma empresa, você deve fidelidade à seu dinheiro, seus objetivos e sua estratégia.

Se você está perdendo isso não é motivo para segurar uma ação em carteira, mas sim para enfrentar a realidade e direcionar seu dinheiro para as melhores oportunidades.

Nenhuma ação caiu demais para que não possa continuar caindo. Abandone o barco antes que seja tarde demais.

 

6 - Tenho medo do mercado.

O mercado não deve ser temido, mas sim enfrentado da maneira correta.

Para vencer com seus investimentos na bolsa de valores devemos agir com frieza, racionalidade e estratégia. O medo é uma emoção que contamina as decisões e prejudica nossos resultados, temos de nos livrar dele.

Isso não quer dizer que o mercado deve ser respeitado, pelo contrário, isso sugere que você estará com a mente limpa e com o foco no presente para tomar as melhores decisões na hora certa.

Se você tem medo do mercado, vale assistir nossa palestra gratuita "Será a hora de Investir em Ações" clicando aqui.

 

7 - Quando saio do mercado ele sempre melhora.

investir em ações na bolsa de valoresMuita gente exige que a bolsa dê dinheiro sempre, em todas as operações e em todos os meses, mas as coisas não funcionam assim sempre ao se Investir na Bolsa de Valores.

Querer vencer no mercado significa estar pronto e disposto a enfrentar momentos ruins, onde você poderá ter várias operações e meses com prejuízo.

Se você não conseguir ter determinação e disciplina para persistir no momento de adversidade, você não poderá se aproveitar dos bons momentos.

Você conhece algum grande empresário ou alguém com muito sucesso que venceu sem enfrentar momentos de dificuldade? Por que na bolsa seria diferente?

Aprenda a pensar nos próximos anos e não nos próximos dias.

Nenhuma estratégia tem a pretensão de ganhar nos próximos meses, mas sim nos próximos anos, isso vale também para os melhores investidores do mundo.

 As vezes as pessoas olham apenas para o curto prazo, e querem ganhar hoje, amanha e neste mês, mas não pensam que para ganhar no próximo ano e na próxima década, deverão aceitar momentos de prejuízo.

Um exemplo claro ocorreu no Toro Radar. Em Julho e Agosto de 2011, quando perdemos respectivamente -12,33% e -5,68%, quem não persistiu, acabou deixando de aproveitar os 9 meses consecutivos de ganho que tivemos depois.

investir em ações na bolsa

Como Investir na Bolsa de Valores com Sucesso?

Agora que já sabemos como evitar os principais motivos de fracasso, está na hora de entendermos sobre como investir na Bolsa de Valores para vencer no mercado de ações.

A seguir, apresentamos cinco verdades que vão te auxiliar a alcançar seus objetivos na hora de investir seu dinheiro.

 

1 - Investir na Bolsa de Valores com estratégia não tem a ver com prever o futuro mas sim reagir ao passado.

Prever o futuro é impossível, mas quando o assunto é ações muitos acreditam ser capazes de acertar o que irá acontecer.

O que poucos sabem é que o objetivo de uma estratégia vencedora na bolsa não é acertar sempre, mas sim ganhar mais do que perder e lhe fornecer agilidade para se proteger caso o pior cenário venha a acontecer.

Ao investir em uma ação na Bolsa de Valores através de uma estratégia consistente, não devemos tentar prever o futuro, mas sim reagir aos sinais que nos foram dados para que possamos estar alinhados ao cenário de maior probabilidade.

Mas onde eu aprendo estas estratégias? Para quem está começando, temos um curso completo gratuito que irá lhe ensinar estratégias simples e rentáveis para investir na bolsa.

 

2 - Persistência, Paciência e Disciplina são tão importantes quanto saber qual ação comprar.

investir bolsa de valoresComo você já deve saber, nenhuma grande conquista na vida ocorre de maneira fácil ou rápida e na hora de investir na bolsa de valores não é diferente.

Para conseguirmos ganhar dinheiro no mercado de ações de maneira consistente, não devemos ter foco em ganhar no próximo dia, nem na próxima semana, nem no próximo mês. Uma estratégia eficiente é construída para ganhar no próximo ano e na próxima década e não no próximo pregão.

A maioria dos investidores acaba ficando pelo caminho por não terem persistência para permanecerem no mercado durante os momentos difíceis, paciência para aguardar os resultados aparecerem e disciplina para executar sua estratégia de maneira fiel.

 

3 - As Melhores Estratégias para Investir na Bolsa de Valores são Simples.

investir bolsaExistem milhares de ferramentas para analisar o mercado na hora de investir na bolsa de valores. Tentar utilizar todas elas é o caminho mais fácil para o fracasso.

Na hora de aplicar sua estratégia, você deve utilizar apenas as ferramentas que fazem sentido quando contextualizadas de maneira conjunta.

Utilizar uma ferramenta fora do contexto correto, é como colocar escalar um jogador de futebol para jogar em uma dupla de tênis.

O foco da estratégia deve ser utilizar apenas as ferramentas que são necessárias para extrair informações realmente importantes do mercado.

Quando queremos montar uma compra contra-tendência através da análise técnica, por exemplo, iremos focar em identificar zonas de suporte, avaliar o nível de sobre-venda do mercado e procurar por sinais de reentrada da pressão compradora. Se você ficar procurando avaliar seguidores de tendência, como as médias móveis acabará contaminando sua decisão e prejudicando a objetividade dos seus trades.

Se você quiser entender melhor como funcionam as operações contra-tendência que comentamos acima, vale assistir nosso curso gratuito sobre o tema clicando aqui.

 

4 - Nunca compre uma ação por causa da direção apontada por uma ferramenta sozinha, busque sempre a convergência entre elas.

investir açõesNenhuma decisão deve ser tomada utilizando um indicador apenas.

Para que você possa investir na bolsa de valores de maneira vencedora, é necessário analisar e identificar a convergência entre vários fatores contextualizados que apontem em uma mesma direção.

Olhar para um fator isolado não vai te levar muito longe na hora de investir na bolsa de valores.

Ganhar essa sensibilidade de quando temos fatores suficientes indicando uma direção do mercado é algo que pode demandar um pouco mais de tempo[[ática e experiência.

É por isso que procuramos acompanhar nossos alunos na prática, dentro do mercado de ações, para que possamos auxilia-los a tomar as melhores decisões e a ganhar esta sensibilidade de mercado.

Para poder contar gratuitamente com o auxílio de nossos Consultores/Professores, basta acessar o cadastro do Toro Radar.

 

5 - Saber ganhar é menos importante do que saber perder.

Ganhar dinheiro quando o mercado de ações concretiza o que você estava esperando é a parte fácil da coisa.

Vencer na hora de investir na bolsa de valores, está diretamente relacionado com a sua capacidade de lidar com os momentos em que o mercado contrária o que você estava esperando e exige que você consiga proteger o seu dinheiro.

A principal ferramenta para lidar com momentos de adversidade é o Stop Loss. Ele representa o plano B que você utilizará para restringir as perdas quando o mercado contrariar o cenário de maior probabilidade.

Com ele você deixará de depender da sorte e assumirá o controle da situação, tendo a confiança de que sempre estará preparado para lidar com o pior cenário e continuar no caminho de seus objetivos no mercado de ações.

 

Conclusão:

O Mercado de Ações é um ambiente de grandes oportunidades e ara aproveita-las precisamos entender alguns conceitos básicos que irão nos auxiliar a Investir na Bolsa de Valores de maneira vitoriosa. 

Desde que tenhamos disciplina para executar nossa estratégia, persistência para não desistir em momentos difícieis e paciência para os resultados aparecerem, teremos grandes chances de alcançarmos nossos objetivos.

Para aumentar as chances de alcançar o sucesso, devemos nos dedicar para adquirir o conhecimento necessário e contar com a ajuda de consultores/professores para que possamos dar os primeiros passos.

Como em qualquer outro ambiente onde buscamos alcançar nossos objetivos, não existe nada fácil ou rápido na bolsa de valores e a vitória no mercado de ações será sempre resultado de muita determinação e dedicação.

Ebook: Guia de Sucesso na Bolsa de Valores

é Consultor de Valores Mobiliários, atua no mercado de ações há 6 anos, já trabalhou na área de análise para bancos e corretoras. Atualmente, é membro da equipe de consultoria do Toro Radar e instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos. Estudou administração de empresas no IBMEC de Minas Gerais, foi aprovado na certificação CPA-20 da ANBIMA e frequentou o curso de economia na Universidade do Colorado - EUA.
E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action