Cadastre-se grátis

Investimento a curto prazo: veja como potencializar seus rendimentos

Os investimentos de curto prazo são as operações financeiras que duram entre 1 e 90 dias. Geralmente, essas movimentações são marcadas pela alta rentabilidade e liquidez. Esse tipo de aplicação deve estar baseado em estratégia pré-definida, gestão de risco e alinhada ao perfil do investidor. 

Você já pensou sobre a possibilidade de potencializar seus investimentos e conseguir lucrar ainda mais com o sobe e desce do mercado de capitais? Se a sua resposta for sim, então chegou a hora de olhar para os investimentos a curto prazo com mais atenção. 

É sempre importante lembrar sobre a necessidade de um pensamento a longo prazo para acúmulo de patrimônio e para diversificação de carteira.

No entanto, estamos falando aqui sobre algumas oportunidades para rentabilizar mais no curto prazo, em um período que pode ir de 1 a 90 dias.

Portanto, se você também está pensando em potencializar seus ganhos no curto prazo e investir em uma estratégia complementar aos seus investimentos de longo prazo, chegou a hora de saber tudo sobre essa estratégia.


O que é investimento a curto prazo?

Chamamos de investimentos de curto prazo as operações financeiras que duram entre 1 e 90 dias. Geralmente, essas movimentações são marcadas pela alta rentabilidade e liquidez. 

É possível encontrar investimentos de curto prazo de vários tipos, passando por alternativas mais conservadoras como a Renda Fixa e chegando às oportunidades mais arriscadas: a compra de ações. 

Quando falamos em investimentos de curto prazo em Renda Fixa, estamos falando sobre as alternativas de aplicações com liquidez diária, oferecidas por muitas instituições financeiras.

Um bom exemplo são os CDBs que possuem rendimentos diários, normalmente vinculados à taxa Selic.

Quando o cenário de taxa Selic está em baixa, os investimentos de Renda Fixa costumam oferecer rendimentos modestos, principalmente no curto prazo. Por isso, a Bolsa de Valores é a alternativa para você que deseja potencializar os resultados.

No vídeo abaixo, o nosso Analista de Investimentos, Victor Lima, explica em detalhes quais são os principais investimentos de curto prazo:

Swing Trade é considerado um investimento de curto prazo?

Diferentemente dos investimentos de curto prazo de Renda Fixa, os investimentos que duram pouco tempo na Bolsa de Valores também são chamados de operações de trading.

Essas operações podem oferecer rendimentos surpreendentes, afinal, elas são baseadas na volatilidade constante desse mercado.

Podem ainda ser definidas como uma forma de negociar ativos da Bolsa, aproveitando as variações de preços e a movimentação do mercado.

Uma das operações mais conhecidas é o Swing Trade. 

O Swing Trade é uma estratégia utilizada para comprar e vender ativos em um curto período, que pode ser dentro de alguns dias, semanas ou até 3 meses. 

No entanto, também não é aconselhável que o Swing Trade seja a única forma utilizada para potencializar seus rendimentos.

O principal motivo está relacionado com os riscos envolvidos na prática do Swing Trade. Por se tratar de operações de Renda Variável, os resultados podem ser negativos, o que reforça a necessidade de um planejamento e de conhecimento para fazer um bom gerenciamento de riscos.

No entanto, com uma boa estratégia e a ajuda de experts do mercado, é possível suavizar esses riscos e lucrar no curto prazo sem comprometer todo o seu capital.  

Você já tem familiaridade com as operações de Swing Trade? Apesar do nome parecer complicado, na prática, é uma modalidade bem simples e utilizada por muitos traders.

Para descomplicar esse tipo de operação, assista ao vídeo abaixo com a nossa Chefe de Análise de Trading, Stefany Oliveira:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’hsvideo2′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’1920′, height=’1080′, player_id=’78071284108′, style=” %}

Swing Trade ou Day Trade?

Já que estamos falando sobre Swing Trade, é muito importante deixar clara a diferença dessa estratégia para o Day Trade

Day Trade é a estratégia de curtíssimo prazo na Bolsa de Valores. Na prática, são as operações que começam e terminam no mesmo dia, em muitos casos, duram inclusive poucos minutos. 

Voltando ao Swing Trade, quando comparamos às operações de Day Trade, as operações que duram semanas ou meses envolvem menos riscos. Veja a diferença entre as principais modalidades de investimento na Bolsa:

  • Swing Trade: operações na Bolsa de Valores que podem durar entre 1 e 90 dias.
  • Day Trade: o curtíssimo prazo, as operações que começam e terminam no mesmo dia.
  • Position trading: operações que também podem ser chamadas de buy and hold. Não possuem prazo determinado de duração, podem durar meses ou mesmo anos, dependendo de cada investidor.

Se compararmos ao Day Trade, os investimentos de Swing Trade oferecem menos riscos, principalmente por apresentarem um tempo maior e por não exigirem o acompanhamento instantâneo do mercado financeiro. 

É importante falar que as duas modalidades podem apresentar ótimos rendimentos, entretanto, em ambos é necessário atenção e conhecimento para operar da melhor forma. 

Quais são as vantagens e desvantagens do investimento a curto prazo?

Olhando especificamente para os investimentos a curto prazo na Bolsa de Valores, podemos destacar algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Velocidade: essas operações permitem que investidores vejam seu capital ser valorizado em um período de tempo menor, potencializando os lucros e tendo um rendimento que, normalmente, só seria alcançado em muito tempo em outra alternativa mais conservadora.
  • Rentabilidade: como destacamos, a rentabilidade dos investimentos a curto prazo é o grande diferencial dessas operações. O sobe e desce da Bolsa oferece oportunidades para quem deseja aproveitar a volatilidade e a variação de preços para ganhar mais em menos tempo.
  • Possibilidade de ganhar com a queda das ações: uma das grandes vantagens de operar no curto prazo na Bolsa é a possibilidade de realizar uma estratégia conhecida como venda a descoberto. O que os investidores chamam de operar vendido é a técnica de vender uma determinada ação por um preço mais alto para depois comprá-la por um preço mais baixo.

Desvantagens

  • Risco: assim como qualquer tipo de investimento, há riscos que envolvem as operações de Swing Trade. Na Renda Variável, esses riscos são ainda maiores por causa da oscilação, isto é, a variação do mercado que pode fazer um ativo valorizar ou desvalorizar.
  • Necessidade de acompanhamento: um outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem é a necessidade de acompanhamento nas operações de curto prazo. Essa atenção permite que, ao sinal de uma desvalorização, o investimento seja encerrado e o prejuízo não seja grande ou o lucro seja mantido.

Mesmo com essas desvantagens, destacamos que os investimentos a curto prazo, quando bem realizados, podem ser considerados um ótimo caminho para alcançar objetivos de ganhos financeiros. 

Afinal, quando se sabe o momento certo de operar e encerrar uma posição, os riscos podem ser minimizados. Por isso, uma estratégia de investimento a curto prazo bem executada pode trazer retornos excelentes em pouquíssimo tempo.

Quais são os melhores investimentos de curto prazo?

Como falamos diversas vezes ao longo deste artigo, os investimentos de curto prazo são baseados no movimento de sobe e desce da Bolsa de Valores. Dessa forma, antecipar os melhores investimentos é um processo que parece quase que impossível. 

No entanto, é possível realizar algumas atividades para prever esses movimentos e saber quais situações podem ser consideradas oportunidades para investir em um curto prazo. 

Uma dessas atividades é o acompanhamento das empresas com grande potencial na Bolsa de Valores.

Por meio desse acompanhamento, é possível analisar o desempenho de cada ativo e identificar variações derivadas de acontecimentos repentinos. 

Assim, o caminho natural é que a variação impacte momentaneamente o ativo, elevando ou reduzindo o preço de uma forma extraordinária e depois voltando ao ritmo normal.

Dessa forma, cabe aos investidores identificar essas oportunidades para aproveitar os altos rendimentos que elas podem proporcionar.

Quando olhamos para o atual cenário da Bolsa de Valores do Brasil, percebemos que alguns setores apresentam maior oscilação e com isso maiores oportunidades de rentabilidade no investimento a curto prazo. 

⚠️Mas é preciso um alerta: rentabilidade passada não é garantia de rendimento futuro. Então, é sempre necessário que você faça uma análise do mercado para descobrir as melhores ações para comprar hoje

Qual é a melhor forma para fazer um investimento a curto prazo?

Como você deve ter visto, o “timing” é fundamental para o sucesso de uma estratégia de investimento a curto prazo na Bolsa de Valores.

Saber a hora certa de entrar e sair de uma operação é o que define se ela trará bons lucros ou será um mau negócio. 

Para isso, é necessário muito conhecimento sobre o mercado, sobre as operações e sobre os processos que contribuem para suavizar riscos e evitar prejuízos. 

No entanto, nem todo investidor tem tempo livre para acompanhar o mercado, fazer um curso de Day Trade ou mesmo conhecimento para identificar essas oportunidades no momento certo. 

Além disso, realizar o planejamento da operação, ou seja, definir o stop loss e stop gain, também demanda tempo e conhecimento sobre esse processo.

Estabelecer um objetivo de ganho e também um limite de perda é fundamental para suavizar os riscos e operar no curto prazo com mais segurança.

Por outro lado, quem não investe com uma boa estratégia, acaba tendo prejuízos. Aliados ao medo e à falta de conhecimento, tornam-se os principais motivos que afastam investidores da Bolsa.

Por isso, é importante contar com ajuda de especialistas que podem tirar suas dúvidas sobre os principais movimentos do mercado, a situação econômica do país, quais são os melhores ativos para investir, entre outras dicas. Para isso, você pode acompanhar o Morning Call da Toro.

Para finalizar, é importante lembrar que os investimentos de curto prazo devem contar sempre com uma estratégia por trás, para que você não sofra com altos prejuízos. 

Para isso, você pode contar com a nossa ajuda e fazer aulas 100% gratuitas para expandir seus conhecimentos sobre operações de trading. Veja a seguir algumas alternativas de cursos para você começar hoje mesmo.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!