Cadastre-se grátis

Como economizar dinheiro? 44 dicas para organizar suas finanças

Organize suas finanças começando com um orçamento claro e realista. A partir daí, estabeleça metas, negocie dívidas, evite gastos supérfluos, controle impulsos e invista em conhecimento financeiro. Pequenas mudanças diárias podem fazer grande diferença a longo prazo.
Se você sonha em se livrar das dívidas, mudar de vida ou está se preparando para dar mais um passo rumo à sua independência financeira, provavelmente já se perguntou como economizar guardar dinheiro para isso.Independentemente do seu objetivo, é muito mais fácil planejar e realizar seus sonhos quando se tem um bom controle financeiro pessoal e uma reserva de dinheiro. Afinal, dinheiro não traz felicidade, mas abre caminhos para que se possa conquistar mais qualidade de vida para você e sua família.Sabemos que cada pessoa tem realidades e objetivos diferentes. Pensando nisso, preparamos dicas práticas para você aprender como economizar dinheiro em diversos momentos da vida:
  • Ganhando pouco.
  • Nas compras do supermercado.
  • Para viajar.
  • Para casar.
  • Para construir sua casa.
  • Sendo um estudante.
  • Para investir e multiplicar seu dinheiro.
Essa última dica talvez seja a mais importante para você realmente mudar sua vida e realizar seu sonhos. Afinal, economizar dinheiro é o primeiro passo dentro de um processo para valorizar seu dinheiro conquistado com tanto esforço.

Navegação Rápida

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Todo mundo sabe que economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente para quem ganha pouco dinheiro. Para quem tem o orçamento apertado, guardar uma parcela do salário se torna uma tarefa desafiadora.Mesmo que sua renda não possua muitos dígitos, saiba que é possível economizar. No entanto, para conseguir cumprir essa tarefa, é preciso fazer boas escolhas e dar prioridade ao que realmente importa.A seguir, vamos apresentar as dicas para você economizar dinheiro. Porém, se você já sabe que é preciso mudar seu estilo de vida e buscar sua liberdade financeira, aqui na Toro, você pode começar vendo aulas grátis de cursos que te permitem alcançar esse objetivo.

1. Classifique suas despesas e rendas

Registre todas as suas movimentações financeiras e classifique-as por categorias. Por exemplo, inclua o cinema do sábado à noite na categoria Lazer e o gasto de R$200,00 no supermercado, na categoria Alimentação.Esse controle de gastos vai te permitir entender o que está pesando mais no seu bolso, para depois pensar em formas de diminuir os custos (sem abrir mão de tudo o que mais gosta, é claro). Veja no gráfico a seguir:grafico-de-despesasÉ interessante que você faça o mesmo com suas fontes de renda. Registre todo o dinheiro que recebe e classifique-o como renda principal, recebimento de aluguel ou trabalhos freelance, por exemplo.

2. Reveja seus hábitos

Após conhecer seus gastos e ganhos, o próximo passo é ver onde você pode diminuir ou cortar despesas. Muitas vezes, mudar alguns costumes diários já ajuda a reduzir os gastos do mês.
Que tal se lembrar de apagar as luzes da próxima vez que sair do quarto?
Ou então, rever seu plano de TV por assinatura que tem 200 canais, mas sua família só assiste a 20 deles?

3. Procure e desenvolva fontes renda extra

Em vez de depender apenas do seu salário líquido, uma ideia é procurar novas alternativas de renda. Você pode vender doces para seus colegas de trabalho, fotografar eventos nos finais de semana ou, quem sabe, fazer projetos freelance sobre algo que você já tem bastante experiência. Uma boa alternativa também é ganhar dinheiro assistindo vídeos.

4. Compre à vista sempre que conseguir

Se você tem um orçamento apertado, o melhor a fazer é comprar à vista. Se não tem o dinheiro total, faça um plano de quanto consegue economizar mensalmente e em quanto tempo poderá realizar a compra.Com isso, você evita contrair dívidas no cartão de crédito (que costumam ter as taxas de juros mais altas do país) e ainda tem a chance de ganhar um bom desconto pagando à vista.

5. Cozinhe mais em casa e coma menos fora

Muitas vezes, o gasto com a alimentação fora de casa pesa muito no orçamento. Portanto, sempre que possível, leve comida de casa para o trabalho.
Além de economizar, você também vai dar um incentivo para a sua saúde e ainda fugir das tentações do self-service.

6. Utilize a regra dos 70-20-10

Esta regra é bastante simples de ser colocada em prática. Você vai dividir suas despesas em 3 categorias e reservar uma parte da sua renda para cada uma delas:
  • 70% da sua renda para gastos essenciais (como aluguel, luz, condomínio, água, supermercado).
  • 20% para investir em aplicações financeiras mais rentáveis.
  • 10% para gastar com o que gosta.

7. Desapegue do cartão de crédito

Mesmo com um cartão de crédito com limite alto, só utilize em situações em que ele é realmente necessário, como a compra de passagens aéreas. Se você tiver o hábito de usá-lo com muita frequência, pode acabar fazendo compras por impulso e se enrolando com os perigosos juros rotativos.

8. Curta o tempo livre sem gastar

Quem disse que você precisa abrir mão de toda graça e diversão para economizar? A dica aqui é escolher programas mais baratos, como assistir filmes em casa com os amigos ou ir a shows e festivais gratuitos.

9. Assista a jogos em casa

Caso você seja fã de futebol, convide seu grupo de amigos para assistir os jogos na sua casa. O programa ficará mais em conta do que assistir em um barzinho ou no estádio.

10. Programe-se para quitar suas dívidas

Quem tem pouco dinheiro, às vezes acaba se enrolando com as contas. Se esse é o seu caso, faça um planejamento para realizar os pagamentos pendentes. Você pode classificar as dívidas por ordem de importância, por exemplo.
Com isso, você mantém o foco e dá prioridade para as dívidas com juros maiores.
Além disso, aprender a controlar suas finanças é essencial. De nada vai adiantar quitar dívidas agora e continuar gastando sem planejamento. As chances de voltar ao endividamento são bem altas.

11. Invista seu dinheiro

Fazer bons investimentos também é uma forma de valorizar seu dinheiro, sabia? Mesmo ganhando pouco, é possível economizar dinheiro para investir em boas oportunidades.Como o rendimento da Poupança é muito baixo, invista seu dinheiro em aplicações mais rentáveis. Pensou que investir para além da caderneta era coisa de quem tem muito dinheiro? Nada disso, também dá para começar a investir com pouco dinheiro.Aqui na Toro, você pode aproveitar excelentes oportunidades na Renda Fixa (como Tesouro Direto e CDB) a partir de R$100 reais. E até na Bolsa de Valores é possível encontrar alternativas para investir seu dinheiro sem abrir mão completamente da segurança.Como falamos, a Renda Fixa oferece alternativas para quem deseja investir já sabendo exatamente qual será o rendimento da sua aplicação. Veja como é fácil realizar esses investimentos aqui na Toro:
Viu como é fácil? Você pode fazer uma simulação, detalhando quanto pretende investir e o prazo, assim encontrará as alternativas disponíveis nesse momento. Clique no link e simule grátis:

Como economizar dinheiro no supermercado?

Existem vários fatores que podem contribuir para a conta do supermercado ficar alta, porém muitas pessoas não se dão conta disso. Veja só alguns pontos para se lembrar na sua próxima ida ao supermercado:

12. Planeje o cardápio da semana

Ao montar um cardápio semanal, você vai conseguir ter mais foco nas compras porque saberá ao certo quais produtos precisa comprar.

13. Faça uma lista de compras

Quando você cria o hábito de fazer uma lista, acaba reduzindo o tempo gasto com as compras e também controla o orçamento.Para não perder muito tempo escrevendo todos os itens na hora de sair de casa, é legal já ir anotando os produtos em falta alguns dias antes. Assim, metade da sua lista estará pronta quando decidir ir ao mercado.

14. Confira os preços ao passar pelo caixa

Quem nunca pegou um produto na prateleira pelo preço X e quando passou no caixa o valor registrado era outro? Mesmo uma diferença de centavos pode trazer impactos para o seu orçamento.
Para evitar dor de cabeça, não esqueça de sempre conferir os preços na hora de pagar.

15.  Faça uma horta em casa

Gosta de plantas? Procure um espaço bem arejado e iluminado na sua casa para cultivar algumas hortaliças, ervas e outros alimentos de fácil cultivo. Além de economizar dinheiro, outra vantagem é ter produtos super frescos sempre à mão.

16. Tenha cuidado com as promoções

Promoção é uma palavra muito boa de ouvir. Porém, é preciso ter cautela na hora de aproveitar essas oportunidades no supermercado. É comum encontrar pelas gôndolas o famoso “Leve 3, Pague 2” ou promoções que juntam mais de um produto na mesma embalagem.Porém, você deve refletir se está realmente precisando desses produtos e também observar o prazo de validade, porque muitas vezes o preço baixo vem junto com uma data de vencimento mais próxima.

17. Não faça compras com fome

A psicologia explica: evite ir às compras quando estiver com o estômago vazio. Isso porque você pode acabar pagando por produtos que não estavam na lista ou pior: cair em tentação e levar guloseimas para casa.

18. Evite comprar produtos perecíveis mensalmente

Apesar de a compra mensal ser bastante cômoda, este hábito pode não ser o mais interessante, principalmente quando o assunto são os produtos perecíveis.
Carnes, frutas, e verduras possuem correção de preços constantemente.
Além disso, o prazo de validade costuma ser mais curto. Por isso, o ideal é realizar este tipo de compra semanalmente.Outro benefício de fazer visitas mais frequentes ao supermercado é poder aproveitar as promoções e ofertas do dia ou da semana.

19. Prefira frutas e verduras da estação

Frutas, legumes e verduras da estação normalmente são oferecidos com preços menores. A vantagem de morar no Brasil é que em toda estação podemos aproveitar um leque bem diverso de produtos do hortifrúti. Com isso, você consegue poupar e ainda cuidar da saúde consumindo vários tipos de frutas e legumes.

20. Deixe os filhos em casa

Não leve seus filhos para ajudar na compra do supermercado, porque você pode acabar se rendendo aos pedidos das crianças e comprar produtos que não foram incluídos na lista.Se não for possível deixá-los em casa, mostre tudo que já está na lista e, antes de sair de casa, faça um acordo para que cada um possa escolher apenas um produto para levar para casa.
Ensinar crianças como cuidar melhor do dinheiro é um ótimo passo para que elas cresçam mais conscientes e responsáveis.
Afinal, educação financeira é um tema muito importante e deve ser incentivado nas famílias.Além de ajudar a cuidar do orçamento da família, seus filhos também podem aprender desde cedo sobre a importância de valorizar o que se tem no bolso aproveitando as melhores oportunidades.Vale destacar que, quanto mais você sabe e entende sobre esse mercado, mais você consegue passar para seus filhos ou mesmo ajudar amigos que também desejam lidar melhor com dinheiro.Por isso, acesse nossa página de conteúdo e encontre aulas, curso de investimento, artigos, e-books e outros materiais para aprender tudo sobre investimentos.

Como economizar dinheiro para casar?

Comemorar a união junto a pessoas queridas, muitas vezes, é um grande sonho. E, como qualquer sonho, é preciso guardar dinheiro para realizá-lo.Para fazer o casamento que você sempre quis, algumas dicas importantes são:

21. Faça um planejamento consciente

Antes de marcar a data do casamento, verifique o valor que pretende gastar com a cerimônia e quanto tempo vai levar para juntar a quantia necessária. Coloque no papel todo o planejamento do seu casamento: decoração, convidados, vestido, buffet, entre outros.Assim, você consegue ter a dimensão de quanto vai precisar desembolsar e pode se planejar para bancar tudo sem se endividar.

22. Seja realista

É importante que o casal tenha noção de quanto dinheiro realmente conseguem juntar todo mês. Assim, será possível estabelecer um limite, dentro das suas reais condições, para a cerimônia e a festa de casamento.

23. Limite o número de convidados

É preciso lembrar que cada convidado custa um certo valor, ou seja, quanto mais pessoas forem chamadas, maior será a quantia que você terá que pagar.
Faça uma lista com os nomes dos convidados que você quer que estejam presentes nesse momento tão especial.
Isso não quer dizer que você vai ter que fazer uma festa pequena. Mas a lista de convidados deve ser feita pensando em quem você realmente quer ao seu lado nesse momento tão especial. Parentes distantes e colegas de trabalho que você não tem muita intimidade não precisam ser prioridade.

24. Faça você mesmo

Fazer alguns enfeites ou lembrancinhas do casamento pode diminuir alguns gastos, além de deixar seu casamento ainda mais a cara do seu relacionamento.

25. Utilize flores da época

Uma forma para economizar na decoração, ou no buquê, é utilizar flores da época pois elas costumam ser bem mais em conta.

26. Frequente feiras de casamento

Por mais que essas feiras sejam um pouco cansativas, elas acabam sendo uma ótima opção para procurar fornecedores com preços promocionais. Nesses eventos, é possível conhecer os cases de sucesso, conversar sobre preços, condições de compra e locação de produtos, por exemplo.Além disso, você pode fazer uma comparação entre os fornecedores e também checar pessoalmente se a qualidade do produto é compatível com o que viu na internet ou em fotos.

27. Aplique seu dinheiro no Tesouro Direto

Enquanto poupa para o casamento, uma boa ideia é abrir uma conta em uma corretora e aplicar o dinheiro em investimentos que possuem boa rentabilidade. Em vez de deixar o dinheiro na Poupança, considere aplicar no Tesouro Direto.Ele é uma boa ideia para você investir seu dinheiro, pois é uma opção bastante conhecida devido à sua praticidade, alta liquidez e segurança. Isso significa que você pode fazer seu dinheiro render mais que na caderneta e pode resgatá-lo quando chegar mais próximo da data do evento.

Como economizar dinheiro para construir?

A casa própria é o sonho de muitas pessoas. Mas, para realizá-lo, é importante que se tenha um bom planejamento financeiro, porque isto gera gastos que podem pesar muito no bolso. Alguns pontos principais desse planejamento são:

28. Escolha bem o terreno

Se você ainda está pesquisando onde construir, escolha um terreno mais plano possível. Essa opção poderá te ajudar economizar na fundação, estruturas de concreto e nivelamento do espaço, por exemplo.

29. Faça vários orçamentos de mão de obra

Independentemente do tamanho da construção, faça mais de um orçamento. Dessa forma, você conseguirá escolher o mais adequado e o custo final poderá ser menor do que você tinha imaginado.

30. Negocie com fornecedores

Não compre os materiais de construção já na primeira loja. Faça vários orçamentos em diversos locais e verifique quais produtos realmente valem a pena serem comprados em cada estabelecimento.
Você também deve verificar as condições e descontos para pagamento à vista.

31. Tenha atenção ao acabamento

Não esqueça de separar uma porcentagem do dinheiro da obra para os materiais de acabamento. Se você resolver comprar esses materiais com antecedência, lembre-se de considerar uma quantidade extra que cubra possíveis quebras e consertos futuros.

32. Assuma algumas tarefas da obra

Caso você tenha tempo e habilidade, fazer algumas atividades mais simples, como pintura de portas ou instalação de luminárias, pode ser uma ótima alternativa para economizar dinheiro.
Isso pode fazer a diferença no seu bolso ou, até mesmo, no prazo final do projeto.
Mas atenção: só assuma essas tarefas se você souber o que está fazendo. Se não tiver conhecimento necessário, você pode acabar atrapalhando mais do que ajudando. E ainda terá um gasto a mais para resolver a bagunça.

33. Pontue as prioridades

Veja o que é essencial para este momento da construção, o que é necessário construir e o que pode ser deixado para mais tarde.Às vezes, você pode deixar a piscina ou a churrasqueira para um projeto futuro, por exemplo. E se você tem vários cômodos para reformar, verifique qual é a prioridade e o que pode esperar mais um pouco.Já falamos que estabelecer prioridades é uma atitude muito importante. Afinal, se você tentar fazer tudo de uma vez, pode acabar não conseguindo finalizar nada.Seja na reforma ou construção da casa dos seus sonhos, ou seja batalhando para dar mais conforto para a sua família, uma questão é essencial: cuidar bem do seu dinheiro pensando no futuro.

Como economizar dinheiro sendo estudante?

Quando se é estudante, muitas vezes os gastos aumentam de repente e não é possível contar com um salário fixo.Nessa situação, o estudante acaba vivendo com o dinheiro do estágio ou com a ajuda dos pais e, por mais que tente economizar, parece que nunca consegue o suficiente para fazer aquela viagem com os amigos, por exemplo.Algumas dicas que podem ajudar nessa etapa da vida são:

35. Venda os livros didáticos no final do semestre

Provavelmente, você precisa gastar muito dinheiro com livros e apostilas. Para conseguir uma parte de volta, coloque seus livros à venda no final do semestre.Você também pode criar o hábito de comprar livros de segunda mão pela internet ou trocar com os colegas de outros anos.

35. Leve seu lanche de casa

Os gastos na lanchonete da universidade ou escola podem diminuir bastante se você levar seu lanche de casa. Leve sempre na mochila: frutas, biscoitos integrais, castanhas ou sanduíche natural.
Dessa forma, seu lanche sai muito mais barato e ainda evita comer alimentos gordurosos todos os dias.

36. Venda brigadeiros e lanches no intervalo das aulas

Aproveite os intervalos entre as aulas para vender brigadeiros ou outra coisa que você saiba fazer. Isso pode ajudar na sua renda mensal e ainda será uma forma de conhecer novas pessoas.

37. Dê aulas particulares

Ofereça serviços de monitoria para as matérias que você possui facilidade. Você pode criar um grupo de estudos ou dar aulas particulares.Além de conseguir um dinheiro extra, você poderá aperfeiçoar seus conhecimentos na matéria e ainda enriquecer seu currículo.

38. Inscreva-se nos programas de bolsa

Pesquise todas as bolsas de estudo existentes na sua cidade e se inscreva. Algumas dão descontos bem generosos nas mensalidades da faculdade, enquanto outras dão um valor mensal para arcar com as despesas. É uma mão na roda, concorda?

39. Busque um estágio

Procure por um estágio remunerado. Além de deixar seu currículo mais recheado, o dinheiro recebido pode ser utilizado nas contas do dia a dia ou para aumentar suas economias. Sem contar que muitas empresas pagam vale alimentação e transporte, o que pode te dar uma bela folga no orçamento.

40. Procure por repúblicas ou alojamentos

Se você já saiu da casa dos seus pais, considere morar em uma república ao invés de alugar um apartamento só para você. Assim, seu aluguel será mais baixo, os gastos da casa serão divididos e economizar dinheiro será ainda mais fácil.

Como economizar dinheiro para investir?

É muito comum ouvir de quem não possui o hábito de poupar que “fazer uma reserva de emergência ou realizar um investimento é muito difícil”. Mas você verá a seguir que isso não é verdade.Para começar, veja algumas dicas sobre como montar uma reserva de emergência:
Seguindo, podemos dizer que existem 3 passos importantes para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira: 1) economizar, 2) poupar e 3) investir. Entenda direitinho cada um deles:
  • Economizar: você pode economizar de diversas formas, seja negociando descontos em pagamentos à vista, revendo suas prioridades ou repensando os gastos que já tem.
  • Poupar: você começa a poupar a partir do momento que deixa de gastar uma parte da sua renda. Ou seja, você deve gastar menos do que ganha e reservar um percentual para planos futuros.
  • Investir: a partir do momento que você possui uma quantia de dinheiro poupada, é possível utilizá-la em investimentos que trarão bons resultados no futuro.
Se você deixa o dinheiro em um cofrinho ele ficará parado ou então terá um retorno muito baixo, como é o caso da Poupança. Por isso, é importante aplicar seu dinheiro em investimentos que, de fato, vão ajudá-lo a se multiplicar.Para isso, é importante conhecer e entender sobre investimentos. O conhecimento será muito importante para te ajudar a encontrar aplicações que tenham tudo a ver com suas expectativas.Algumas dicas indispensáveis para poupar dinheiro para investir, são:

41. Utilize a tecnologia

Hoje em dia, existem aplicativos de celular que podem te ajudar a controlar os gastos. Você conseguirá ver com mais clareza onde e quando seu dinheiro sai da carteira.Além disso, a tecnologia pode ser sua grande aliada na hora de buscar os melhores investimentos. Isso porque, atualmente, é possível fazer simulações e realizar aplicações diretamente do celular.

42. Motive-se com prazos e metas

Estipule prazos para seus objetivos financeiros. Se você quer comprar um carro ou ter uma aposentadoria tranquila, por exemplo, defina em quanto tempo conseguirá atingir essa meta e quanto você vai precisar economizar todo mês para chegar lá.

43. Não faça dívidas descontroladas

Ter um bom controle financeiro é fundamental para evitar o endividamento. Até porque, se você tiver dívidas, será bem mais difícil economizar e investir.Afinal, quando você possui contas em atraso, o dinheiro que poderia ser economizado acabará sendo usado para quitar essas dívidas. Com isso, a chance de investir e valorizar seu dinheiro ficará mais distante.

44. Pesquise muito antes de decidir

A maioria das pessoas, quando vai comprar um produto, já faz pesquisas para encontrar o melhor preço. Quando o assunto é investimento, a lógica é a mesma. Utilize a internet para comparar preços e vantagens em diversas instituições financeiras.Essa atitude te ajudará a fazer boas escolhas com condições melhores e taxas mais atrativas.Aqui na Toro, por exemplo, você consegue investir facilmente em títulos de Renda Fixa, como Tesouro Direto, CDB e Letras de Crédito, ou mesmo em ações e outras alternativas disponíveis na Bolsa como Fundos Imobiliários.
O melhor de tudo é que você não paga nada para manter sua conta, nem para investir nas principais modalidades.
Além disso, nossa equipe de especialistas está sempre de olho no mercado para encontrar boas oportunidades na Bolsa de Valores e recomendá-las a você. Com isso, você pode contar com a expertise de quem entende mesmo do assunto para investir em ações e outros ativos da Bolsa.Além disso, a gente te ajuda a encontrar conhecimento necessário para obter os melhores resultados. Seja através de relatórios com as melhores ações para comprar hoje ou mesmo com cursos e materiais exclusivos.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!