Blog

Entenda o que é a taxa SELIC e descubra como ganhar dinheiro com o aumento da taxa de juros.

o-que-e-taxa-selic-ganhar-dinheiro

Selic é a taxa de referência de juros do nosso país, a sigla significa - Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A taxa é utilizada pelos bancos e por instituições financeiras como referência para concessão de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Atualmente a SELIC está cotada em 14,25% ao ano (31/08/2015), essa crescente dos juros pode parecer um desafio para muitos, mas para quem estiver preparado pode significar uma oportunidade espetacular de investimento.

1° - Como é possível encontrar investimentos rentáveis com a taxa SELIC elevada?

A SELIC é utilizada pelo governo brasileiro como mecanismo de controle da inflação, o que permite ajustar a economia do pais afetando o nível de consumo, investimentos e o acesso das pessoas ao crédito. Ao analisar os momentos mais turbulentos da economia, como o cenário atual, se torna interessante para o investidor escolher uma aplicação que acompanhe a taxa Selic.

Existe no mercado financeiro diversos produtos de investimentos que tem sua rentabilidade atrelada a essa taxa, sendo eles:

  • Títulos do Tesouro Nacional (Tesouro SELIC - LFT);
  • CDB;
  • LCI pós fixado;
  • LCA pós fixado

Todos possuem rendimento igual a taxa SELIC.

2° - Quais produtos financeiros mais interessantes para se investir com a SELIC em movimento ascendente?

o-que-e-taxa-selic

Entre os produtos citados, existem dois em especial que possuem características únicas e que podem fazer com que os seus investimentos fiquem ainda mais atrativos e rentáveis. Essas aplicações possuem rentabilidade atrelada a taxa básica de juros (atualmente em 14,25% a.a) e além disso podem ser utilizadas como margem de garantia para as operações de Day-Trade e de Mercado Futuro

Esses produtos são:

Tesouro SELIC - (LFT ):

É um título do tesouro nacional que possui rentabilidade atrelada a taxa de juros. Se trata de uma excelente opção de investimento em especial por duas características. A primeira é que se trata um investimento que possui liquidez diária, ou seja, a qualquer momento você consegue retirar o seu capital da aplicação sem nenhum prejuízo a sua rentabilidade. A segunda é que conhecemos a sua tributação (e por isso não temos medo de mudanças na regra, como poderia ocorrer com LCI ou LCA).

CDB Pós fixado

O CDB  pós fixado possui características muito parecidas com as do Tesouro SELIC. Se trata de uma excelente opção de investimento porque conhecemos como o produto é tributado e possui liquidez diária.

Como pontuamos acima existem diversos produtos que podem ter rendimento atrelado a taxa SELIC, porém alguns são menos interessantes que os demais devido algumas espeficidades. A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio ) são dois exemplos de investimentos que também possuem rentabilidade atrelada a SELIC, porém elas perdem para os demais produtos em dois pontos importantíssimos:

  • Este tipo de investimento não possui liquidez diária, ou seja, o capital fica preso pelo prazo contratado na aplicação. Então se, por exemplo, você aplicar R$10.000,00 e em uma situação de emergência precisar desse capital poderá ser obrigado a permanecer no investimento até a data determinada no momento do investimento.
  • Existem alguns rumores de que a LCI e a LCA podem em pouco tempo começarem a ser tributadas, o que causaria grande impacto na rentabilidade dessa aplicação. Atualmente são isentas de imposto de renda.

Alta da Taxa Selic - abra sua conta para investir

3° - Qual o segredo para turbinar minhas aplicações e ganhar mais do que a taxa SELIC?

taxa-juros-selic

Quando acompanhamos diariamente os dados econômicos ficamos preocupados com nosso dinheiro que foi conquistado com muito esforço, porém, o que pouca gente sabe é que este tipo de cenário é excelente para rentabilizar o capital e ganhar dinheiro de forma acessível para qualquer um.

Estamos presenciando agora um momento espetacular para os nossos investimentos, podemos aplicar nosso capital em renda fixa e utilizar esse mesmo dinheiro para turbinar nosso resultado realizando operações de Day-trade e mercado futuro. Então quando utilizar essa estratégia, você terá garantido o retorno da sua aplicação em renda fixa e poderá potencializar o retorno com as operações de Day-trade e mercado futuro (vale lembrar que em qualquer investimento de renda variável é necessário assumir algum risco de acordo com seu perfil de investidor) . Para começar a investir nesse maravilhoso mercado você não precisa nem sair de casa, basta utilizar a internet e aplicar toda estratégia do conforto do seu lar.

Há outras possibilidades dentro da bolsa de valores que permitem ao investidor buscar rentabilidades ainda mais altas do que as que são pagas nos investimentos de renda fixa, conforme apresentamos acima. Simples assim, a bolsa pode se tornar uma ferramenta importante para transformar os seus sonhos em realidade.

Ganhos-com-Renda-Fixa

Trabalhamos duro no Toro Radar para que você possa alcançar seus sonhos e vencer na Bolsa de Valores, ao longo de 6 anos, ajudamos milhares de investidores nessa caminhada e estamos felizes em conquistar muitos amigos e clientes nessa trajetória, esperamos que você possa ser o próximo!

Faça parte dessa comunidade de investidores de sucesso. Aprenda tudo sobre como investir na Bolsa de Valores.

taxa selic rendimento - como investir

 

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action