Blog

Tape Reading - Conheça a Análise de Fluxo de ordens e siga os grandes investidores

o-que-e-tape-reading

Se você é um investidor ou está aprendendo como investir na Bolsa de Valores, você provavelmente já deve ter ouvido falar em Tape Reading. Este método têm atraído cada vez mais a atenção dos investidores e pode ser a chave para encontrar oportunidades fantásticas. Então, vamos entender o que é Tape Reading.

O Tape Reading, também conhecido por Leitura ou Análise de Fluxo de Ordens, é uma técnica onde os investidores acompanham a leitura dos negócios fechados (Times and Trades), juntamente com a dinâmica do Book de Ofertas.

O objetivo dessa leitura é identificar mudanças nos movimentos dos preços, porém provocados pelos grandes investidores - normalmente investidores institucionais que movimentam grandes volumes de negócios - e conseguir aproveitar essa mudança se posicionando na mesma direção, seguindo o fluxo de movimento dos preços.


► Ou seja: Utilizar o Tape Reading é como se inspirar nas decisões dos grandes investidores e seguir os seus movimentos no mercado.


Conheça as melhores estratégias para investir na Bolsa de Valores
Assista ao curso completo

Apesar de também ser chamado de Análise de Fluxo de Ordens, o Tape Reading não é considerado uma técnica de análise de investimentos, como a Análise Técnica ou a Análise Fundamentalista.

  • Na Análise Técnica, buscamos analisar um gráfico de preços e identificar um padrão, conseguindo antecipar um movimento do mercado;
  • Na Análise Fundamentalista, estudamos a fundo os números da empresa, para através de um modelo de precificação chegar a um preço justo do ativo;
  • Já o Tape Reading funciona mais como uma leitura do movimento do mercado em si, aos invés de seus preços.

Claro que na teoria parece uma técnica fácil e simples de ser executada, mas precisamos lembrar que no mercado de ações não existe certeza, toda técnica ou análise de mercado trabalha com probabilidade de acerto. Hoje, acreditamos que o Tape Reading oferece aos investidores grandes oportunidades diariamente, mais especialmente na modalidade de Day Trade, onde o investidor entra e sai de uma posição no mesmo dia. E combiná-lo com a Análise Técnica é um meio poderoso de atingir grandes resultados.


Aprenda tudo sobre a Análise Técnica de ações
Assista o curso completo

Tape Reading funciona hoje?

Hoje, o Tape Reading tem ganhado muitos adeptos devido a criação de softwares que, através de algoritmos, fornecem milhares de informações com exatidão e riqueza de detalhes, muitas vezes impossíveis de serem vistas apenas olhando para uma tela de computador. Informações como:

  • Saldo dos maiores compradores e vendedores em determinada fração de tempo
  • Book de ofertas agrupado - apontando provável concentração de compradores e vendedores
  • Leitura dos negócios fechados - identificando e realçando o tamanho do lote
  • Instituições financeiras que estão fechando negócios
  • Quem é o agressor - a pessoa que tem a intenção de fechar o negócio no preço de mercado

Agora você pode se perguntar: Mas será que é preciso saber tudo isso e conseguir identificar todos esses detalhes para operar através do Tape Reading?

Não necessariamente! Hoje a equipe de análise da Toro Radar utiliza muito a técnica de Tape Reading para realizar suas recomendações de Day Trade, entregando uma análise completa e uma recomendação objetiva do que fazer em cada cenário.

Nossas recomendações são feitas em tempo real e já chegam na sua tela através de pop-up. Aliado a isso, nossos analistas fazem transmissões ao vivo durante todo o pregão, comentando o mercado e os detalhes que geraram essas recomendações.

Conheça as melhores estratégias para investir na Bolsa de Valores
Assista ao curso completo

Operações Tape Reading

Agora vamos entender como o Tape Reading funciona na prática.

Veja abaixo o exemplo de uma operação realizada no dia 16/02/17, que durou apenas 2 minutos e foi realizada na abertura do pregão. Nessa operação, nossos analistas conseguiram, através da técnica de Tape Reading, identificar um forte movimento de queda no Dólar Futuro (WDOH17), o que resultou em 9 pts de lucro.

analise-de-fluxo-de-ordens-wdo.png

Também recomendamos, no dia 15/02/17, uma compra das ações BM&F Bovespa (BVMF3), aliando a análise técnica com as técnicas de Tape Reading. Nesta ocasião, observamos que o fluxo de negócios estava extremamente comprador, nos levando a fazer a recomendação de compra conforme mostrado abaixo, e que, em menos de 24hs, se mostrou lucrativa, com ganho impressionante de 4,12%.

tape-reading-bvmf3-16-02-17

Como você viu, é indiscutível que as técnicas de Tape Reading cresceram e estão se popularizando com a evolução da tecnologia voltada para o mercado financeiro. Hoje ela permite que o modelo de análise da Toro Radar nas operações de day trade tenha uma taxa de acerto de mais de 70%.

Lembrando que o grande segredo desse resultado é a combinação de uma boa leitura do mercado, Análise Técnica precisa e excelentes profissionais de análise.

Aprenda Análise Técnica com os melhores analistas do país
Baixe o Ebook gratuito

Ebook Análise Técnica de Ações - download

O que é Tape Reading - História

tape-reading-historia

Para aqueles que acreditam que o Tape Reading é uma técnica nova, estão enganados. Este método é bem antigo e apenas vem sendo aperfeiçoado com o avanço da tecnologia. Entenda um pouco dessa história:

  • Em 1867, surgia a primeira máquina de telégrafo que imprimia, numa pequena fita de papel, os preços que as ações estavam sendo negociados na Bolsa de Valores. Isso permitia que corretoras e bancos ficassem sabendo dos preços negociados sem que precisassem estarem presentes no pregão da Bolsa, onde se fechavam os negócios.
  • Outro acontecimento que favorecia o crescimento do número de negócios era que, justamente na mesma época, o telefone surgia para melhorar a comunicação das pessoas a distância, proporcionando que as ordens chegassem para os operadores do pregão com maior velocidade.
  • Posteriormente, a evolução dos aparelhos eletrônicos aperfeiçoava a maneira como a técnica de Tape Reading era feita, com maiores detalhes e tornando-a mais rápida, conforme os negócios eram fechados em tempo real.
  • A última grande mudança na maneira de fazer a leitura do fluxo de ordem nos mercados foi o fim do pregão viva voz. Algumas vantagens eram nítidas quando os negócios eram fechados no boca a boca do pregão. O comportamento humano do operador, com o telefone no ouvido, gritando e emitindo uma sequência de gestos sincronizados para fechar negócios, era visto por alguns como pistas de como se posicionar diante dos preços que eram fechados ali, nas rodas de negociação do pregão da Bolsa de Valores. Com o pregão online esse comportamento se tornou mais imparcial e os negócios se tornaram mais seguros e ágeis.

Agora você pode entender por que o Tape Reading têm ganhado cada vez mais força entre os investidores e como ele pode ser um avanço na sua performance de investimentos.

Aprenda as melhores estratégias do mercado
Veja o curso completo de como investir na Bolsa

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action