Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action

Blog

onde-investir-em-2019

O ano de 2018 está chegando ao fim, muitas pessoas conseguiram bons retornos em seus investimentos neste período, porém a expectativa é ainda maior para o próximo ano. Com a indicação de um crescimento na economia, é esperado melhores oportunidades no mercado de ações, o que torna necessário que você entenda onde investir em 2018.

Ter este conhecimento será importante para te ajudar a observar melhor as tendências que se apresentam, reconhecendo as oportunidades e alinhando com o seu planejamento financeiro para o ano que começa.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os melhores investimentos de 2019 para você que deseja entender as tendências do mercado para o próximo ano.

Entendendo o legado de 2018

As eleições presidenciais e a greve dos caminhoneiros foram os dois eventos principais que impactaram o mercado de ações em 2018.

Os 11 últimos dias do mês de maio foram marcados pela paralisação dos caminhoneiros. Provavelmente, você conseguiu sentir os efeitos do movimento, seja na dificuldade em conseguir abastecer seu carro ou mesmo na escassez de alguns produtos nos supermercados.

Fato é, que a greve afetou também a economia brasileira. O prejuízo estimado foi de R$16 bilhões. Coube ao governo, realizar um acordo para acabar com o movimento e estabilizar a produção nacional, para suavizar os efeitos no mercado de ações.

Como falamos em governo, foi justamente a corrida para ocupar a principal cadeira governista do país o outro grande acontecimento que causou impactos na economia do Brasil em 2018.

Jair Bolsonaro, candidato do PSL, terminou como vencedor e será o presidente do Brasil a partir de janeiro. A proposta apresentada defende uma agenda de privatizações e redução de custo público, caminhos que agradam investidores e podem aquecer a economia.

Dessa forma, está desenhado um cenário que promete ser bom para quem quer saber onde investir em 2019.

Analisando este legado, realizamos uma análise para identificar as principais tendências para que você tenha mais conhecimento na hora de escolher os melhores investimentos em 2019.

Onde investir em 2019 na renda variável

Ainda falando sobre 2018, muitas pessoas conseguiram bons retornos em seus investimentos na Bolsa de Valores. Para que você consiga chegar ao final do próximo ano também com resultados positivos,  é preciso analisar com cautela e escolher bons ativos para aplicar seu dinheiro.

Ao que tudo indica, é possível acontecer um movimento de privatizações de algumas estatais que pode impulsionar a valorização de outras empresas relacionadas ao governo. Assim, se você está querendo entender onde investir em 2019, ficar de olho nas ações dessas organizações pode ser uma boa ideia.

Veja alguns ativos de estatais que podem ser opções de melhores investimentos em 2019:

Por outro lado, com a expectativa de crescimento, é esperado que as pessoas tenham mais dinheiro no bolso, não é mesmo? Dessa forma, há 2 setores que seriam beneficiados de forma direta: varejo e bancário.

Empresas que atuam no setor de varejo e consumo em geral esperam colher os benefícios da proposta de acabar com o desemprego no Brasil, divulgada por Jair Bolsonaro, e da indicação do crescimento da economia.

Com emprego e uma economia em crescimento, o esperado é que os brasileiros tenham mais dinheiro para gastar, resultando na valorização de empresas que atuam neste mercado e segmento.

Caso essa expectativa seja realizada, na hora de definir onde investir em 2019, é bom que você fique de olho nas seguintes ações:

Para finalizar a parte de melhores investimentos em renda variável, é preciso considerar que se acontecer tudo o que é esperado para o novo ano, o setor bancário também deve ser beneficiado e se tornar um bom caminho para investir em 2019.

Com a indicativa do crescimento da economia, essas empresas devem expandir suas linhas de crédito, alcançando, possivelmente, melhores faturamentos. Isso faz com que os seus ativos sejam valorizados, consolidando o setor como um caminho para boas escolhas de investimentos.

Então, na sua lista de onde investir em 2019, pode ser uma boa ideia colocar as seguintes ações:

Além de boas opções para investimentos na Bolsa de Valores, as instituições financeiras também podem oferecer boas opções para a renda fixa. Veja mais sobre este tipo de investimento no próximo tópico:

Onde investir em 2019 na renda fixa

Como falamos, a expectativa sobre o crescimento da economia tende a ser benéfica para as instituições financeiras no Brasil. Seguindo este caminho, se você procura uma boa opção de renda fixa é preciso considerar o CDB.

Os Certificados de Depósito Bancário são títulos emitidos por instituições financeiras para que consigam financiar suas atividades. Essa opção de investimento foi muito procurada em 2018, por causa do bom rendimento e da segurança proporcionada pelo FGC, fundo responsável por garantir que o investidor esteja protegido caso aconteça algum problema com a entidade emissora.  

Com isso, nada impede que sejam boas opções para você investir em 2019. Principalmente os títulos que instituições consideradas pequenas, pois podem apresentar taxas melhores.  

Outros investimentos que devem estar no seu radar na hora de definir como investir em 2019 são as LCI e LCA. Concretizando a expectativa para aquecimento da economia do país, o Agronegócio e o Imobiliário, são dois setores que podem ter seus títulos valorizados.

Por fim, se você é um investidor mais conservador e está procurando onde investir em 2019, entenda que não precisa mais se prender à Poupança.

O Tesouro Direto pode ser considerado uma ótima forma de aplicar seu capital. Além da possibilidade de conseguir melhores rendimentos do que a caderneta, este título é assegurado pelo Governo Federal, o que reduz o risco do investimento.

Seguindo o rumo do mercado, podemos dizer que essas são as melhores opções para você aplicar seu mercado. Entretanto, na hora de definir onde investir em 2019, é importante que você observe o movimento do mercado e conte com a ajuda de profissionais qualificados.

Aprenda a investir com quem realmente entende do assunto
Veja cursos gratuitos

Receba atualizações

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action