Blog

Entenda todos os tipos de dólar e onde cada um é usado

tipos-de-dolar

A oscilação constante do dólar tem sido um motivo de preocupação para muita gente nos últimos meses. Não importa se seu objetivo é fazer uma viagem para o exterior, fazer um investimento ou exportar/importar produtos para sua empresa: a cotação do dólar é algo que afeta a todos, direta ou indiretamente.

E se você tem conferido os valores diariamente, já deve ter notado que existem valores diferentes. Mas já parou para pensar para que serve cada um deles? Muita gente acaba tendo dúvidas na hora de comprar dólares porque não sabe muito bem como o câmbio funciona.

Pensando nisso, o parceiro do Toro Radar, Melhor Câmbio, elaborou este artigo para esclarecer uma das perguntas mais comuns nesse tema: qual a diferença entre os tipos de dólar (comercial, turismo, paralelo, à vista e futuro). Vamos lá?

Dólar Comercial

A utilização principal do dólar comercial já está no nome: ele é usado em todas as operações de comércio exterior, sejam de compra ou de venda. As empresas de exportação e importação, por exemplo, utilizam a cotação do dólar comercial para fazer suas transações.

Quando o governo precisa fazer alguma movimentação financeira no exterior (algo relacionado à sua dívida externa, por exemplo), também é ao dólar comercial que ele remete. Para os cidadãos comuns, o dólar comercial só é importante para quem mora em outros países e faz empréstimo em algum banco registrado pelo Banco Central.

Nesses casos, a conversão é realizada usando o dólar comercial. A cotação para o dólar comercial é registrada e disponibilizada pelo Sisbacen e a taxa é definida de acordo com a demanda da moeda no mercado e a oferta.

Dólar Turismo

dolar-turismo

Essa é a cotação que realmente interessa para quem faz compras ou viaja para o exterior. É o dólar turismo que pauta toda transação feita em outros países, além da compra e venda da moeda aqui no Brasil.

Ao viajar para um país onde se usa o dólar, as compras no cartão de crédito são convertidas usando a taxa de câmbio do dólar turismo. Além disso, essa cotação também serve para a compra de cartões pré-pagos, passagens aéreas, compra de dólar nas casas de câmbio e outras transações similares.

Você já deve ter percebido que a cotação do dólar turismo é sempre mais cara que a do comercial. Algumas pessoas também chamam o Dólar Turismo de câmbio flutuante, porque essa cotação não é a mesma em todos os lugares: cada cidade e cada casa de câmbio negocia a moeda por um valor diferente.

Por isso é importante estar sempre atento ao converter para ver se está calculando dentro da taxa certa.

Dólar Futuro

O dólar futuro é uma espécie de contrato da venda ou compra de dólar para um prazo futuro, mas com o preço estabelecido previamente. Essa modalidade ocorre no Mercado Futuro (um ambiente presente na Bolsa de Valores) e é ótimo para fins comerciais e empresariais, porque permite a negociação prévia do valor antes mesmo da compra ser efetivada.

Como a cotação do dólar muda todos os dias, fazer o contrato do dólar futuro acaba sendo mais seguro para os investidores e para empresas, que podem tomar decisões e se prevenir contra a oscilação da moeda.

Dólar à Vista

dolar-a-vista

O dólar à vista é usado principalmente por empresas que estão fechando algum contrato no Mercado Financeiro, sobretudo no mercado balcão (como é chamado o mercado de títulos onde não é necessário um local físico para realizar as transações financeiras).

Neste caso, as empresas e instituições financeiras negociam a operação por telefone, internet ou qualquer outro modo de comunicação e, por fim, registram a operação na Bovespa.

A principal característica desta forma de cotar o dólar é a não divulgação das informações sobre as transações que estão sendo realizadas. Ou seja, assim os outros agentes e negociantes não têm como saber o preço que está sendo negociado por você - e nem você o deles.

Dólar Paralelo

Até agora, falamos apenas dos tipos de cotação supervisionados pelo Banco Central. Porém, uma quantidade pequena de dólares circula de forma paralela, ou seja, de forma não-oficial.

Isso acontece em situações de impedimento legal ou até de falta de registro, quando algumas pessoas e empresas não podem atuar legalmente no mercado de câmbio. Operações ilegais como lavagem de dinheiro e sonegação de impostos usam o dólar paralelo como parâmetro. Os doleiros de quem você ouve falar nas notícias de corrupção, por exemplo, são essas pessoas que negociam o dólar no mercado paralelo.

Já deu pra ver que é cilada, né? Por isso fuja deste tipo de transação.

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de dólar e onde cada um deles é usado, vai conseguir entender melhor como funciona cada transação financeira - principalmente na Bolsa de Valores. É muito importante ficar de olho em como funciona o câmbio para saber direitinho como está indo seu investimento.

Aprenda a investir na Bolsa de Valores. Curso grátis

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action