O que esperar da Bovespa em Novembro?
A temporada de eleições vai deixar saudades em alguns e vai querer ser esquecida por outros. A volatilidade que trouxe excelentes oportunidades de operação, especialmente no Day-Trade foi também causa de muito de preocupação para quem viu ações como ELET3, BBAS3 ou PETR3 subirem e descerem 10% ou 15% em alguns pregões. Com a eleição definida o mercado passa agora a ter dois focos principais de atenção: o primeiro é na temporada de resultados que começa esse mês e marca a divulgação dos números referentes ao terceiro trimestre de 2014 pelas principais empresas brasileiras. O segundo ponto de foco fica no cenário pós-eleitoral, especialmente na definição da agenda econômica do próximo mandato.
Temporada de Resultados na Bovespa:
De três em três meses, o mercado para e volta suas atenções para o desempenho que as empresas listadas tiveram na economia real. O rumo de indicadores importantes como lucro, rentabilidade e endividamento é apontado com melhor clareza nesse período e permite a realização de uma análise mais apurada das perspectivas dos papéis. Nesses momentos, cada estratégia tende a apresentar um comportamento específico, exigindo ajustes para preservar sua rentabilidade:
Day-Trade: Para as recomendações de day-trade, a época de divulgação de resultados das empresas é excelente. Com as divulgações, aumenta a volatilidade e o volume negociado no mercado. Esses dois fatores são essenciais para o alcance de elevada rentabilidade nessa modalidade operacional. Para entender mais como volatilidade e volume unidos podem ser o casamento perfeito para Day Trade vale conferir este artigo.
Curto Prazo (Swing Trade): Em dias de divulgação de balanços, é muito comum que hajam oscilações intensas e muitas vezes na forma de gaps. Nesse sentido, os pontos estabelecidos como stop e objetivo para as recomendações de curto prazo realizadas a partir da análise técnica de ações podem ser frequentemente desrespeitadas. Papéis como BVMF3, USIM5 e ITUB4 recentemente abriram com fortes oscilações após divulgarem seus números. Nesse caso, a melhor forma de ajustar a estratégia é vetar recomendações em papéis às vésperas de suas divulgações de resultado.
Longo Prazo (Position): A temporada de resultados é essencial para revisar as estratégias de longo prazo. Quando a empresa divulga seus resultados, podemos identificar se as projeções traçadas a partir da análise fundamentalista estão alinhadas ao que vem ocorrendo com a realidade da empresa. Nesse momento de divulgação de informações trimestrais, é comum identificar alguns desvios entre o projetado e aquilo que foi entregue pelas empresas como forma de manter nossas carteiras de longo prazo sempre com ações que tenham boas perspectivas.