Blog

Você sabe o que é um Trader? Descubra como se tornar um profissional de investimentos

trader-7-dicas-parap-viver-da-bolsa-de-valores

No mercado de investimentos muitas vezes podemos nos deparar com alguns termos diferentes e não encontrar explicações claras do que significam. Você sabe o que é e o significado de Trader, por exemplo? Neste artigo iremos falar sobre o que faz um trader profissional e como você pode ganhar dinheiro e fazer dessa atividade uma profissão.

Um trader é um investidor. O significado da palavra vem do inglês e quer dizer “comerciante”. No caso da Bolsa de Valores, ele é um comerciante de ações, contratos e outros ativos.

Um estilo de vida invejável

O que muita gente não sabe é que é muito mais do que apenas ser um investidor. É um estilo de vida! Se tornando um trader profissional você faz o seu dinheiro trabalhar por você, e pra isso você pode estar em qualquer lugar do mundo.

Pense na hipótese de poder trabalhar e viajar ao mesmo tempo. Ou curtir um dia de sol e piscina enquanto ganha dinheiro. Você pode até mesmo estipular uma margem de lucro a ser atingida por dia e encerrar seu trabalho mais cedo.

Isso é o que significa ser um investidor profissional. É escolher o seu estilo de vida e ganhar dinheiro sem abrir mão dele. Afinal, você só precisa de um computador, acesso à internet e um capital para começar. E então você pode começar a sonhar grande!

Esse é um estilo de vida invejável, mas é claro que não é fácil. E pra isso você precisa de muita persistência e dedicação. Essa é uma parte que depende exclusivamente de você e da sua postura frente aos seus investimentos.

Seja um trader de sucesso
Acesse o curso para dominar a Bolsa

Normalmente este termo é utilizado para definir investidores de curto prazo, que buscam ganhar dinheiro com operações que durem entre poucas horas e algumas semanas, podendo até mesmo durar apenas alguns minutos, como no caso do Day Trade.

Este tipo de investidor costuma obter resultados fantásticos em momentos de alta volatilidade, o que faz com que muitos deles resolvam viver da Bolsa de Valores, realizando uma maior quantidade de operações diariamente e ganhando no acumulado de pequenas variações, como 0,5% e 1%, e frequentemente buscando uma meta diária.

Muitas pessoas perguntam sobre essa meta diária e quais os valores ideais, mas é importante esclarecer que esses valores são definidos por cada investidor de acordo com suas próprias estratégias e objetivos.

Este termo também é utilizado em variações muito comuns no mercado, sobre alguns tipos de investidores diferentes. Vamos agora entender o que significa cada uma:

day-trader

O Day Trader

Essa é a forma como são conhecidos os investidores da modalidade diária da bolsa, o Day Trade. Nesta modalidade o investidor compra e vende a ação no mesmo dia, muitas vezes em poucas horas ou minutos.

O Day-Trade é considerado a modalidade mais emocionante do mercado de ações, e onde é possível alcançar resultados extraordinários. Como as operações são iniciadas e encerradas no mesmo dia, você não paga e nem recebe o valor total que está negociando, apenas a variação entre a compra e a venda. Por isso é permitido que você movimente uma quantia de dinheiro muito maior do que você realmente tem, entre 6 e 30x o valor do contrato, o que chamamos de alavancagem.

Isso é incrível! Pois te possibilita ter resultados de um grande investidor. E é esse tipo de estratégia que um investidor profissional utiliza para viver da Bolsa de Valores. Lembrando sempre que risco e retorno são proporcionais e por isso é preciso cautela, estratégia e conhecimento sobre o mercado.

Quer saber mais sobre esta modalidade?
Day Trade - Veja um guia completo

Outro fato a respeito do day trader é que ele normalmente dedica grande parte do seu dia às suas atividades de investimento, realizando uma quantidade maior de operações por dia. Para esta modalidade é necessário ter atenção às movimentações do mercado, que acontecem muito rapidamente.

Ele também baseia suas operações em indicadores mais objetivos da análise gráfica de ações, ao invés de análises muito profundas e demoradas como a fundamentalista.

Aprenda a fazer a Análise técnica de ações e se torne um day trader.
Baixe nosso ebook gratuito.

Ebook Análise Técnica de Ações - download

Scalper Trader

Esse é o nome do trader que faz uso da estratégia de scalping. Essa modalidade consiste na execução de operações em que o investidor busca lucrar com movimentos rápidos do mercado, durante várias vezes ao longo do dia.

A principal diferença entre um scalper trader e um day trader é que no scalping o objetivo é operar em busca de ganhos, ainda que pequenos, mas com uma quantidade elevada de ações ou contratos futuros.

Swing Trader

Esta é a forma como são conhecidos os investidores de curto prazo, que não realizam operação de apenas um dia, mas também preferem investimentos mais curtos. Sendo assim, eles optam muitas vezes por operações com duração entre 1 dia e 2 semanas, conhecidas também como operações de Swing Trade.

Aqui os resultados costumam, de certa forma, ser um pouco mais expressivos, entre 1% e 4%. Porém, uma grande desvantagem dessa modalidade é que não é permitida a alavancagem, sendo assim o seu resultado depende muito do volume de dinheiro que você possui para investir.

Para escolher qual tipo de investidor que você será ou qual prazo de oportunidade você deseja realizar, é importante que você entenda melhor como o mercado funciona, qual a sua tolerância a riscos, e assim estabelecer uma estratégia adequado ao seu perfil.

Seja em prazos mais curtos ou mais longos, o grande diferencial para ter bons resultados no mercado é buscar por conhecimento. Mais adiante você verá onde buscar todo o conhecimento necessário para sua vida de trader

O que faz um Trader profissional? Veja agora!

Para se tornar um investidor profissional não é necessária nenhuma formação. O que você precisa é entender o funcionamento do mercado e buscar por conhecimentos teóricos e práticos sobre investimentos.

O que faz um trader é uma questão de postura, disciplina e persistência. É como dizemos no Toro Radar, vencer na bolsa é muito mais do que análise, é estar preparado para lidar com qualquer cenário e persistir nos seus objetivos.


Seja um vencedor na Bolsa de Valores - Assista ao curso trader completo

Esse talvez seja o maior conselho que possamos dar para a sua nova trajetória como investidor, profissional ou não.

Agora que você entendeu o que faz um trader de verdade vamos dar algumas dicas pra você se tornar um profissional do mercado:

  1. Busque conhecimento - Ele será seu maior aliado desde a definição do seu perfil de investidor a qualquer tomada de decisão sobre os seus investimentos.

  2. Descubra seu perfil de investidor - Antes de começar é preciso saber o quanto de risco você está disposto a correr e então você descobrirá se você será um investidor de Day trade, curto prazo ou se será um investidor de longo prazo, por exemplo. Mas um detalhe, o ideal é que você tenha uma carteira diversificada, alternando entre os prazos.

  3. Estabeleça seus objetivos - Se você deseja investir para guardar uma economia, comprar um carro ou fazer uma viagem, esse objetivo será o seu combustível para persistir, o que é muito importante para ter uma disciplina de investidor.

  4. Procure por profissionais qualificados - Para começar a investir você precisará de uma conta em uma corretora. Escolher a corretora certa, com um serviço de qualidade, uma boa plataforma e acompanhamento próximo fará total diferença nos seus resultados.

  5. Siga boas análises - Seja fazendo sua própria análise ou contando com o serviço especializado de uma empresa, é preciso que você tenha acesso a uma boa e completa análise. Você pode também comparar as suas análises com o que dizem os profissionais experientes no mercado, validando ainda mais as informações ou contar com uma consultoria completa de investimentos, que é o que o Toro Radar faz, recomendando as oportunidades mais interessantes do mercado em tempo real.

  6. Acompanhe o mercado - Lembre-se de sempre estar atualizado com o que está acontecendo no mercado, ou você pode perder boas oportunidades, além de tomar decisões ruins ao escolher uma ação.

  7. Monitore seus investimentos - Depois de escolher quais ações você irá investir, não coloque-as na carteira e esqueça delas. É preciso monitorar seus investimentos para não correr riscos de ser pego desprevenido.

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar neste início. O nosso objetivo no Toro Radar é estar ao lado do investidor, então você poderá contar com nossa ajuda desde os seus primeiros estudos ao momento de escolher suas ações.

Curso trader: Tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro na bolsa

curso-trader.jpg
Como falamos ao longo deste artigo, para viver da Bolsa de Valores e ter sucesso em seus investimentos é preciso, antes de mais nada: conhecimento, dedicação e persistência.Veja o que um bom curso trader te oferece:

  • Conhecimentos básicos que todo investidor deve saber, como é a vida de trader e como começar a operar.

  • Como encontrar as melhores oportunidades da Bolsa utilizando a análise técnicas e seus indicadores.

  • Como gerenciar o risco e operar sem se expor a riscos desnecessários.

  • Como manter a cabeça fria e controlar suas emoções para que elas não afetem seus resultados.

  • Como colocar tudo isso em prática na hora de operar e ganhar dinheiro como um trader de verdade.

Depois de assistir o curso de trader, você estará pronto para dominar a Bolsa e tirar proveito do melhor que ela oferece.

E-book Guia completo do Investidor Iniciante

Últimos artigos

New Call-to-action