Investidores inteligentes investem com Toro Radar.
Navegue pelos capítulos
Como-investir-na-bolsa-de-valores

Como investir na Bolsa de Valores

Aprenda a investir na Bolsa de Valores com especialistas do mercado

  • 8 capítulos

Aulas Grátis: Aprenda a investir na Bolsa

Aprenda o método passo a passo para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, mesmo que você seja um iniciante.

Neste guia você irá aprender tudo que precisa saber para começar a investir em ações na Bolsa de Valores. Preparado por grandes analistas do mercado, ele foi dividido de forma simples, prática e didática para quem deseja iniciar os seus investimentos:

1- Conhecendo o Mercado de Ações: Saiba o que é e também quais são os tipos de ações existentes. Neste módulo, você irá entender como funciona a Bolsa de Valores, o papel das corretoras e a identificar o momento ideal para começar a investir em ações.

2- Como Investir na Bolsa de Valores: No segundo módulo, você irá aprender como dar os primeiros passos na prática para começar a investir em ações e também como realizar as transações de compra e venda com o jeito mais fácil de investir na Bolsa.

3- Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores: Neste módulo, explicamos quais são as formas de se ganhar dinheiro investindo em ações e os dois principais métodos de análise: a análise técnica e a análise fundamentalista.

Aprenda como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

Chega de ficar preso em investimentos pouco lucrativos como Poupança e renda fixa

Capítulo 1

Conhecendo o Mercado de Ações

Certamente você já ouviu falar bastante sobre o mercado de ações, a Bolsa de Valores e também das suas oportunidades e riscos. Mas o que talvez você não saiba é que o mercado de ações também é um dos mais importantes instrumentos de fomento da economia moderna.

É através dele que as empresas colocam a venda suas ações para levantar recursos que serão utilizados no financiamento das suas estratégias de crescimento.

A lógica do Mercado de Ações Mercado de Ações: As empresas vendem uma parcela da sua companhia para levantar recursos que vão ajudá-la a crescer na sua área de atuação.

Do outro lado desta oferta, estão os acionistas. Pessoas que compram as ações destas empresas na Bolsa de Valores e passam a ganhar dinheiro com os resultados de crescimento da companhia. De maneira bem resumida, esta é a lógica que movimenta o Mercado de Ações.

Saiba como se tornar sócio das maiores empresas do país

Aprenda todos os fundamentos para vencer na Bolsa

Capítulo 2

O que é uma ação?


Uma ação pode ser entendida como um pedaço de uma empresa. Portanto, uma empresa é formada por um conjunto de ações. Então quando você compra uma ação, você se torna sócio de uma empresa e passa a ganhar dinheiro com seus lucros e também com a sua valorização. Por trás deste conceito simples, está escondida uma história maravilhosa da qual você pode fazer parte.

Mais do que o pedaço de uma empresa, uma ação é o pedaço de um sonho. Um sonho que é dividido entre as empresas e os investidores, e eles fazem isso porque, ao dividir este sonho, ele fica muito mais fácil de ser atingido. E as boas empresas sempre têm um sonho. O sonho de crescer.

O que é o Day Trade O que é uma ação: Mais do que o pedaço de uma empresa, uma ação é o pedaço de um sonho. O sonho de crescer. Seja em faturamento, número de clientes, lucro ou impacto na sociedade.

Algumas empresas acreditam tanto no potencial desse sonho que elas vendem uma parte da própria companhia para novos investidores, assim conseguem o dinheiro necessário para investir no seu negócio e alcançar seus objetivos. E é neste momento que você começa a fazer parte desta história.

Assim como a empresa tem o sonho de crescer, os investidores têm seus próprios sonhos: o sonho de ter dinheiro para educar seus filhos, de ter uma casa na praia, de ter liberdade e independência financeira ou mesmo de alcançar uma aposentadoria tranquila. Uma maneira muito inteligente das pessoas atingirem seus sonhos é comprando ações, porque quando você compra ações você se torna sócio de uma empresa.

E todos sabem que se você decide comprar ações e fica sócio de uma boa empresa na hora certa, pode ganhar muito dinheiro e chegar mais longe do que com qualquer outro tipo de investimento.

Gráfico Ações Magazine Luiza MGLU3 Ações Magazine Luiza: Entre os anos de 2016 e 2019, as ações MGLU3 cresceram 18.000%. E continuou em alta depois disso, permitindo a multiplicação do patrimônio de seus investidores.

Enquanto muitos investidores ganharam dinheiro se tornando sócios comprando ações da Magazine Luiza, por exemplo, a empresa também conseguiu alcançar os seus sonhos com isso, porque se não tivesse vendido uma parte de si mesma para novos investidores, possivelmente nunca teria conseguido chegar tão longe. Esta é uma das belezas da Bolsa de Valores e que motiva diariamente milhares de pessoas a começar os seus investimentos neste mercado.

Tipos de Ações

As ações podem ser de dois tipos: Ordinárias e Preferenciais. Vamos entender melhor cada uma desses tipos de ações:

  • Ações ordinárias (ON): este tipo de ação dá ao acionista direito a voto e à participação nas assembleias que decidem os rumos da companhia. Assim, quanto mais ações oridnárias um acionista possui em carteira, maior será seu poder de voto sobre os negócios.

  • Ações preferenciais (PN): dão aos acionistas que as têm em carteira uma preferência na hora da distribuição de lucros e proventos. Isto significa que um acionista preferencial vai receber dividendos e outras compensações antes de quem possui ações ordinárias da mesma empresa.

Como começar a investir em ações?

Aprenda com quem entende do assunto

Capítulo 3

O que é a Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é o lugar onde as empresas e as pessoas se encontram para comprar e vender ações. O objetivo da Bolsa de Valores é assegurar um ambiente seguro para que as ações das empresas sejam negociadas de maneira eficiente e justa.

É a Bolsa que assume a responsabilidade de garantir que você irá receber suas ações quando comprar e que irá receber o seu dinheiro quando você as vender. Ela também te ajuda a guardar suas ações em um lugar 100% seguro. Sabe aquela gritaria que você se lembra quando falamos em bolsa de valores? Aquilo não existe mais.

O que é a Bolsa de Valores Gritaria na Bolsa: Algo comum na história da Bolsa de Valores, mas que se tornou raro nos dias de hoje com a evolução das novas tecnologias.

Hoje, compradores enviam suas ordens para um computador central da Bolsa e este sistema eletrônico realiza os negócios automaticamente, de maneira extremamente segura e em um piscar de olhos.

A B3 é a Bolsa de Valores do Brasil, mas até março de 2017 era conhecida como BM&F Bovespa. Ela é uma das maiores e mais modernas do mundo, e permite que possamos ter um ambiente excepcional para negociarmos ações no Brasil.

Como se dá a troca de ações entre as empresas e investidores?

As empresas vendem ações na Bolsa de Valores para levantar o dinheiro necessário para realizar os investimentos que ela está planejando para poder continuar crescendo. Quando a empresa vende ações pela primeira vez aos acionistas chamamos isso de Mercado Primário.

IPO do Facebook IPO do Facebook: Listado em 1 de Maio de 2012 na NASDAQ, o IPO do Facebook levantou $16,007 bilhões, se tornando o maior IPO de uma empresa de Tecnologia da história dos EUA.

Neste momento existe a troca em que as ações vão para os investidores e o dinheiro vai diretamente para as empresas. É quando ocorrem os famosos IPO’s, que significa Initial Public Offering.

Depois que a empresa vende as ações para os investidores, essas ações continuarão a ser negociadas entre os investidores. Neste caso, o dinheiro e as ações estão circulando entre os investidores. Chamamos isso de Mercado Secundário.

Conheça o jeito mais fácil de investir na Bolsa.

Capítulo 4

Como investir na Bolsa de Valores?

Para você iniciar seus investimentos na Bolsa de Valores é muito fácil e rápido. Nos próximos itens ensinaremos você a dar os primeiros passos:

1 - Abrir conta em uma Corretora

Para comprar e vender ações na Bolsa de Valores, primeiro você precisa ter conta em uma corretora de ações. As corretoras, portanto são uma ponte necessária entre o investidor e a Bolsa de Valores.

Abrir conta em uma corretora Abrir conta em uma Corretora: O primeiro passo para comprar e vender ações na Bolsa. O ganho das corretoras vêm da corretagem paga em cima de cada transação que você realiza.

Como o objetivo deste guia é fazer com que você possa iniciar as suas operações no mercado de ações de uma forma simples e segura, destacamos os pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma corretora.

O que levar em consideração na hora de escolher uma corretora?

• Confiança: Busque conhecer o perfil e histórico da sua corretora para se certificar de que se trata de uma empresa séria.

• Atendimento: A qualidade e a disponibilidade para o atendimento fazem uma enorme diferença na hora de resolver problemas.

• Custo x Benefício: Não escolha sua corretora apenas pelo preço, e sim, pela confiança e atendimento. Muitas vezes o barato pode sair caro.

Normalmente, o processo de escolha e abertura de conta em uma corretora é bastante chato e demorado, o que faz com que muitas pessoas acabem desistindo no meio do caminho.

Mas na Toro Investimentos, você pode abrir sua conta em poucos minutos e com poucos cliques já pode comprar e vender as ações que desejar. Além de tudo, você conta com uma plataforma e aplicativo fáceis de usar e investe na Bolsa sem pagar nada de taxa de corretagem.

Conheça a Toro Investimentos e invista na Bolsa com corretagem Zero.

2 - Escolha as ações mais adequadas para o seu perfil de investidor

Agora que você já tem uma conta em uma corretora chegou a hora de escolher as ações com maior potencial de retorno e que se adequam ao seu perfil.

Perfil de Investidor Perfil do Investidor: Antes de começar a investir na Bolsa é importante identificar o seu perfil e escolher as ações mais adequadas aos seus objetivos e situação financeira.

Existem 3 tipos principais de oportunidades de investimento com ações:

• Day-Trade: As oportunidades de Day Trade são aquelas onde você compra e vende a ação no mesmo dia, tendo como vantagem serem muito ágeis e permitirem que você possa investir muito com pouco dinheiro.

• Curto Prazo: Os investimentos a curto prazo duram entre 1 dia a 2 semanas, possuem ótimo nível de acerto e risco reduzido. Elas são extremamente rentáveis pela agilidade e pelo poder de reação às mudanças de cenário.

• Longo Prazo: Já as carteiras de longo prazo, são ideais para quem tem pouco tempo e muita paciência. O objetivo aqui é ganhar com empresas com excelente perspectiva no longo prazo. Lá você poderá escolher entre as carteiras Dividendo, Moderada e Agressiva.

3 - Comece a investir e realize seus lucros

Bônus: Não abra mão da segurança

Muitas pessoas que não conhecem e ainda não sabem como investir na Bolsa de Valores, acreditam que este é um extremamente arriscado, em que os investidores estão à mercê da própria sorte.

A maioria das histórias que se ouve sobre quem perdeu tudo na Bolsa têm um culpado: a falta de conhecimento.

Imagine o perigo que uma pessoa corre, e também expõe outras pessoas, se ela resolve dirigir um automóvel sem saber como isso funciona. Se algum acidente acontecer, a responsabilidade é do carro ou de quem estava conduzindo?

O exemplo é apenas ilustrativo, mas dá para pensarmos em como as pessoas começam a explorar a Bolsa de Valores sem ter a menor ideia do que estão fazendo e, quando os prejuízos acontecem, a culpa cai apenas para a Bolsa de Valores.

Se você quer começar com o pé direito na Bolsa, o primeiro passo é entender como investir do jeito certo e sem abrir mão da segurança. Um dos fundamentos que você não deve abrir mão é a diversificação. Veja no vídeo abaixo o porquê:

Conheça o jeito mais fácil de investir na Bolsa.

Capítulo 5

Como saber a hora certa de investir com a análise de ações

As análises de ações são uma das ferramentas mais poderosas que um investidor pode utilizar para aproveitar as melhores oportunidade no momento certo e vencer na Bolsa de Valores. Elas são parte de uma estratégia fundamental para se tornar um investidor de sucesso, pois não se depende da sorte e passa-se a ter mais poder em mãos para reagir no momento certo.

O objetivo da análise de ações é identificar quais as melhores empresas para se investir e no momento certo.

As análises não são utilizadas com o intuito de prever o que vai acontecer, mas sim reagir aos sinais e as informações que nós temos para poder investir do lado do cenário de maior probabilidade e, mais importante do que isso, ter poder de reação para saber lidar com os cenários de adversidade.

Existem 2 principais métodos de análise de ações: A análise técnica e a análise fundamentalista. Com elas é possível encontrar oportunidades fantásticas na Bolsa de Valores, tomar decisões racionais e saber a hora certa de agir.

Análise Técnica de Ações

A Análise Técnica é a ferramenta mais poderosa e eficaz para se ganhar dinheiro com oportunidades de curta duração. Ela é ideal pra apontar qual o cenário mais provável de acontecer com o preço das ações nas próximas horas, nos próximos dias, nas próximas semanas e nos próximos meses.

Isso porque ela se baseia no coração, na alma de qualquer mercado, seja o mercado de laranjas, o de carros usados ou o de ações: A lei de oferta e procura.

Análise Técnica de Ações Lei da oferta e procura: O preço de uma ação é o reflexo da interação entre os compradores e vendedores. Por isso, é muito comum o sobe e desce no valor das ações.

Aliado a isso, a Análise Técnica sabe que o mercado de ações é formado por seres humanos, e que os seres humanos têm por natureza seguir alguns padrões de comportamento e de se comportar dentro de tendências.

Assim ela tenta identificar padrões e tendências no comportamento dos compradores e vendedores, para entender qual o cenário mais provável para o futuro próximo. Tudo isso usando estudos baseados em probabilidade estatística. Com isso conseguimos ter agilidade para nos colocarmos do lado do cenário de maior probabilidade e mais importante do que isso, ter poder de reação para lidar com mudanças de cenário.

Análise Fundamentalista de Ações

A Análise Fundamentalista é excepcional pra identificar boas empresas com excelente perspectivas de valorização no longo prazo. Ao contrário da análise técnica, a análise fundamentalista não se preocupa se a empresa vai subir ou cair no curto prazo e nem em entender a oferta e procura por aquelas ações.

Mas sim em avaliar a saúde financeira da empresa, quais as suas perspectivas futuras de lucro, como funciona o seu negócio, quem são os seus concorrentes, quais variáveis da economia influenciam na empresa e com isso entender se a tendência de longo prazo para os preços daquela ação é de alta ou de baixa.

A análise fundamentalista permite que você encontre boas empresas e descubra qual a tendência de longo prazo para aquela ação.

Ela é excelente para identificar boas empresas para investirmos ao olhar para o negócio da empresa, enquanto a análise técnica é ótima em nos ajudar a saber quando devemos comprar e quando devemos vender uma ação.

Mas o mais importante disso tudo é não confundir a função de cada um dos tipos de análise e saber combiná-las do jeito certo. Além disso, de nada vale ter excelentes ferramentas em mãos se não souber como utilizá-las da forma correta. O conhecimento faz parte dos 3 pilares fundamentais para ter sucesso ao investir na Bolsa de Valores.

Aprenda a investir na Bolsa

Veja como se tornar um investidor de sucesso neste mercado

Capítulo 6

Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

Se você ainda está na dúvida, a resposta é sim. É possível ganhar dinheiro na bolsa de valores e este é um mercado que oferece muitas oportunidades de ganhos.

Como ganhar dinheiro no Mercado de Ações

Na Bolsa não existe fórmula mágica do dinheiro, entretanto existem estratégias eficientes que vão permitir que você ganhe dinheiro ao longo do tempo desde que tenha persistência e paciência.

Formas de Ganhar Dinheiro

Um dos objetivos deste guia é fazer com que você aprenda os princípios básicos antes de iniciar os seus investimentos e entenda quais são as duas principais formas de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores:

• Valorização de Ações: A principal forma de ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores é comprando uma ação e ganhando com a sua valorização. Por exemplo, você compra as ações de uma empresa por R$ 30,00 e depois as vende por R$ 40,00. O lucro que você obtém são os R$ 10,00 de diferença, multiplicado pela quantidade de ações que você comprou. Esse é o foco de quase todas as estratégias de investimento e também é a que proporciona a possibilidade de ganhos maiores.

• Dividendos: Uma outra forma é ganhar com os proventos, que é aquela parte do lucro da empresa que é paga aos acionistas na forma de Dividendos e de Juros sob Capital Próprio (JCP). Normalmente esse pagamento é baixo, e só faz sentido se os preços das ações também estiver se valorizando.

Agora, como você faz para saber quais ações vão se valorizar e quando você deve vendê-las? Na Bolsa de Valores, não existe bola de cristal e você nunca vai ter certeza absoluta se uma empresa vai subir ou cair.

Entretanto, uma estratégia eficiente de investimentos permite que você sempre tenha uma probabilidade muito maior de ganhar do que de perder, o que no longo prazo vai fazer com que você quase sempre tenha resultados excepcionais.

Estratégia de Investimentos Estratégia de Investimentos: Não existe bola de cristal na Bolsa de Valores. A principal forma de ganhar dinheiro é ter uma boa estratégia e não ter que contar com a sorte.
Aprenda as melhores estratégias,
testadas e comprovadas por profissionais experientes do mercado.

Com uma estratégia vencedora, você vai conseguir estar sempre pronto para lidar com o pior cenário, limitando suas perdas, protegendo seu patrimônio e continuando um caminho vencedor na busca dos seus objetivos independente do que acontecer.

Muitos iniciantes acreditam que saber como investir na Bolsa de Valores e ganhar dinheiro neste mercado só depende de quanto se tem no bolso. Mas na verdade, a maior diferença entre quem ganha e quem perder dinheiro na Bolsa é o conhecimento e a disciplina.

Estes fundamentos tão importantes você precisa absorver e utilizar desde o início, com a ajuda de profissionais do mercado que realmente entendem do assunto. Por isso, conte com a nossa equipe de especialistas em Bolsa na Toro Investimentos para te ajudar nesta missão de explorar um dos mercados mais fascinantes do mundo.

Curso completo para investir na Bolsa

Aprenda a ganhar dinheiro com a Bolsa de Valores, mesmo que você seja um iniciante