Mulheres Poderosas: porque esse é o século delas

 

mulheresafrente.jpg

Gostou do Infográfico? Copie e cole o código HTML no seu site

Mulher também gosta de dinheiro

e sabe cuidar muito bem dele!

Elas estão presentes nos mais diversos setores da economia mundial. São líderes de grandes nações, presidentes de corporações renomadas e profissionais premiadas internacionalmente.

O papel econômico da mulher é imprescindível e cresce a cada dia. Mas nem sempre foi assim. Há poucas décadas elas conquistaram uma abertura no mercado de trabalho e ainda lutam para firmar seu lugar em ambientes majoritariamente masculinos.


► Se antes elas não podiam votar, agora elas já são chefes de grandes instituições.


Um exemplo disso é Cressida Dick, que acaba de ser nomeada para o mais alto cargo da polícia metropolitana de Londres. Ela é a primeira mulher a chefiar essa instituição, que já tem mais de 180 anos de tradição no Reino Unido.

A importância da participação feminina tem sido cada vez mais reconhecida mundo afora. O Mercado Financeiro, por exemplo, já está se abrindo para elas. Mas, mesmo sendo maioria da população brasileira, as mulheres ainda têm grandes desafios pela frente.

#MulheresaFrente das próprias finanças

comentarios.jpgAinda hoje, as mulheres enfrentam discriminação quando o assunto é dinheiro

A ideia de que as mulheres não têm habilidades financeiras, apesar de não ser verdade, ainda faz parte do senso comum repetido por muita gente. A premissa de que elas só se interessam por homens por causa do poder aquisitivo, está com os dias contados.

Elas querem saber de dinheiro sim: o delas! Além de mais autonomia na vida pessoal e mais oportunidades na carreira, as mulheres atualmente também querem conquistar a independência financeira.

E isso se comprova em uma pesquisa realizada pela Toro Radar:

  • 35,9% disse possuir algum tipo de investimento
  • 45,9% afirmou que ainda não investe, mas gostaria de começar
  • Cerca de 70% das participantes afirma ter vontade de aprender a investir na Bolsa
  • Entre os principais empecilhos que elas apresentaram estão o pouco conhecimento sobre a modalidade (33%) e a falta de capital (24%).

Elas têm muito espaço para conquistar e reconhecem o próprio potencial para as finanças. A pesquisa mostrou que 50,8% das entrevistadas acredita que as mulheres têm grande potencial para o Mercado Financeiro.

mulheresafrente-wallstreet.jpg#MulheresaFrente de Wall Street (Brendan McDermid/Reuters)

Se o interesse das mulheres pela Bolsa de Valores é alto, o Mercado Financeiro tem recebido incentivos para se abrir a elas cada vez mais. Um exemplo disso aconteceu recentemente em Wall Street.

A famosa estátua do touro ganhou companhia no Dia Internacional da Mulher. Uma figura em bronze de uma menina foi instalada em posição desfiadora em frente a ele.

Junto à figura da menina, foi instalada uma placa com os dizeres:

► “Conheça o poder das mulheres na liderança. Elas fazem a diferença”

Os idealizadores do projeto fizeram a provocação para lembrar sobre a necessidade de ter mais mulheres no Mercado Financeiro. Criada pela escultora Kristen Visbal e nomeada de “Menina Sem Medo”, a estátua foi bem recebida pela população, que espera vê-la por lá durante um bom tempo.

A luta por reconhecimento do poder feminino ganha força com o exemplo de mulheres fortes no Brasil e no mundo. A pesquisa também pediu para que as participantes contassem qual mulher as inspira hoje em dia.


Muito em voga recentemente devido ao Oscar, Viola Davis foi uma das mais citadas. Michelle Obama também não ficou muito atrás. A ex-primeira dama dos Estados Unidos continua sendo um ícone para muitas mulheres ao redor do mundo.

Outras mulheres notáveis citadas foram:

  • A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, Cármen Lúcia
  • A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie
  • A ativista paquistanesa Malala Yousafzai

Todavia, a figura maternal ganhou a primeira posição entre os exemplos femininos mais indicados. A própria mãe foi considerada a maior inspiração pela maioria das participantes.

E não é à toa: normalmente essas mulheres trabalharam dentro e fora de casa, criaram os filhos, cresceram na carreira e enfrentaram grandes desafios até chegarem onde estão.

Assim sendo, fica claro que as #mulheresafrente não são apenas aquelas que figuram na lista das mais influentes do mundo, elas fazem parte do dia a dia de todos nós.

#MulheresaFrente: exemplos ao redor do mundo

As mulheres fizeram história em diversas áreas com sua inteligência e força de vontade. Isso significa que hoje temos vários exemplos femininos para admirar. Que tal conhecer alguns deles?

Mente brilhante

ada-lovelace#MulheresaFrente do seu tempo - Ada Lovelace

Considerada a primeira programadora do mundo, Ada lovelace foi uma das responsáveis pelo computador como usamos hoje. Em 1843, ela traduziu um artigo do matemático Charles Babbage. A máquina analítica que ele havia inventado serviu de base para que Ada criasse um algoritmo antecessor da programação de computadores.

Com sua inteligência exemplar, ela se tornou um ícone para muitas mulheres conquistassem espaço em áreas ligadas às ciências exatas e à tecnologia.

Além das estrelas

estrelas-alem-do-tempo#MulheresaFrente da ciência - Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson

Quem é fã de cinema pode estar se lembrando de outro bom exemplo: as mulheres que trabalharam na Agência Espacial Americana (NASA) durante a corrida espacial. A história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, narrada em um filme recente, ilustra a luta por igualdade de direitos e pelo fim da segregação racial na sociedade norte-americana da época.

Elas conseguiram vencer barreiras, provar que eram excelentes profissionais e se tornaram peça-chave para o sucesso do programa espacial dos Estados Unidos.

Boa de bola

Marta-jogadora#MulheresaFrente do futebol - Marta

Eleita cinco vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, é difícil encontrar alguém que não conheça Marta. Nascida em Alagoas, ela se mudou ainda muito nova para a Suécia, onde teve a primeira oportunidade de mostrar todo o seu talento no esporte.

Hoje ela é uma atleta consagrada, mas lutou bastante para chegar onde está. Ao dominar um esporte de maioria masculina, Marta conseguiu provar que as mulheres podem ter sucesso dentro e fora dos gramados.

Sinônimo de liderança

angela-merkel#MulheresaFrente de um país - Angela Merkel

Outro ambiente marcado pela presença masculina é a política. Angela Merkel, chanceler da Alemanha, é uma exemplo de poder e liderança feminina entre os homens. Ela foi a primeira mulher a liderar o partido da União Democrata Cristã (CDU) de seu país, um partido reconhecidamente conservador.

Desde 2005, Merkel governa a Alemanha e é figura frequente na lista de pessoas mais influentes do mundo.

Poder de decisão

Yellen-Janet#MulheresaFrente de um grande instituição - Janet Yellen

O Mercado Financeiro também é um ambiente a ser melhor explorado pelas mulheres. Elas estão cada vez mais presentes e têm grande potencial para isso. Um excelente exemplo é Janet Yellen, atual presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos.

Desde 2014, Yellen é líder de um dos órgãos mais importantes da economia norte-americana e, portanto, suas decisões possuem grande relevância para a política monetária do país. Não há melhor exemplo para ilustrar que as mulheres têm mesmo forte vocação para lidar com as finanças. Nesse sentido, que tal descobrir algumas características femininas que são uma vantagem na hora de investir?

5 motivos para elas serem ótimas investidoras

Já deu para entender que a relação das mulheres com o dinheiro vai muito além das compras. Elas são cuidadosas em relação às suas finanças e também buscam fazer as melhores escolhas quando o assunto é investimento.

O comportamento feminino traz diversas nuances que são verdadeiras virtudes no Mercado Financeiro. Veja agora 5 razões para as mulheres serem bem-sucedidas no universo dos investimentos.

 

1) Elas planejam mais

Para se dar bem na hora de investir, é preciso pensar bastante. Tomar a melhor decisão depende de uma análise prévia do perfil, da definição de objetivos e da delimitação de uma estratégia.

Nesse quesito, as mulheres saem na frente porque sabem dar valor a um planejamento bem feito. Afinal, com um bom plano, os resultados positivos têm ainda mais chances de acontecer.

 

2) Elas são mais prudentes

Enquanto os homens gostam de se arriscar mais, as mulheres são mais pé no chão. Dessa forma, os investimentos do público feminino costumam correr menos risco e, consequentemente, podem sofrer menos perdas.

Agir com cautela para proteger seu próprio dinheiro é um diferencial das mulheres na hora de investir. Isso não significa, contudo, que elas não sejam arrojadas. Existem investidoras tanto de longo prazo quanto no curto prazo. O que as diferencia é a habilidade de utilizar estratégias e ferramentas para evitar perdas excessivas.

 

3) Elas são menos orgulhosas

Aprender com os próprios erros é uma virtude entre os investidores. As mulheres tendem a ser menos orgulhosas que os homens sobre suas finanças e costumam utilizar os próprios erros como aprendizado. Com isso, elas podem corrigir falhas e aperfeiçoar suas estratégias de investimento.

 

4) Elas têm mais segurança ao decidir

A opinião dos amigos e da família são importantes, tanto para homens quanto para mulheres. Mas o senso comum ainda insiste em tratá-las como o sexo frágil, que ao menor sinal de perigo recorre a outras pessoas.

Contudo, no mundo dos investimentos, essa premissa não condiz. Elas tendem a ser mais seguras de suas decisões, especialmente porque se planejam melhor. Com isso, a pressão de amigos e familiares não comprometem tanto seus investimentos. E, como é sabido, manter-se firme na estratégia é fundamental para obter resultados positivos.

 

5) Elas são mais realistas

Sonhar com um futuro próspero não é errado. Mas é importante definir metas possíveis. As mulheres neste quesito tendem a ser mais realistas. Elas aceitam desafios, mas não criam expectativas altas demais.

Dessa forma, os objetivos financeiros podem ser alcançados, sem correr o risco de grandes decepções. Essa dose de realidade também é importante na hora de aprender. Elas buscam estudar mais para ter a confiança necessária para investir da melhor maneira possível.

 

Agora está mais evidente o potencial feminino para os investimentos. Não é à toa que o número de mulheres inscritas na Bolsa de Valores brasileira vem crescendo. Entre 2002 e 2016, o número de investidoras registradas por lá cresceu nove vezes.


Quer investir, mas não sabe por onde começar?
Confira Ebook gratuito sobre os melhores investimentos do mercado

Guia completo do investidor iniciante - Ebook

Já não há dúvidas de que as mulheres ainda vão conquistar vários espaços, antes dominados pelos homens, com maestria. Reconhecer esse potencial é um bom começo para que elas se sintam ainda mais confiantes para explorar as possibilidades.

E você? O que está esperando para mostrar ao mundo seu potencial para as finanças? Comece agora mesmo! Veja como é mais fácil do que parece, assista o curso gratuito e aprenda desde o nível mais básico ao mais avançado.


Aprenda a investir na Bolsa de Valores neste curso completo
Curso Grátis

 

Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action