Aprenda tudo sobre o mercado de ações

 

Análise Fundamentalista: Uma Introdução

Então, você quer ser um analista de ações? Talvez não, mas já que você está lendo isso, vamos assumir que você quer pelo menos entender de ações. Se é seu sonho ser um analista famoso de ações ou você só gostaria de administrar a sua própria carteira, você veio ao lugar certo.

A Análise Fundamentalista é uma pedra fundamental do investimento em ações. Na verdade, alguns diriam que você não estará realmente investindo se você não estiver realizando análise fundamentalista. Uma vez que ela é um assunto vasto, é difícil saber por onde começarmos. Por enquanto, é bom saber que há um número infinito de estratégias, muito diferentes umas das outras, de investimento no mercado financeiro.

O objetivo deste tutorial é fornecer uma base para a compreensão de análise fundamentalista. Ele é voltado principalmente para os novos investidores que não sabem, por exemplo, o que é um Balanço Patrimonial nem uma DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Até o final deste tutorial você terá uma compreensão muito mais sólida da linguagem e conceitos por trás da análise de valores mobiliários e será capaz de usar isso para aprofundar seus conhecimentos em outras análises sem se sentir totalmente perdido.

A maior parte da análise fundamentalista envolve um estudo profundo das demonstrações financeiras. É também conhecida como análise quantitativa, porque envolve olhar para as receitas, despesas, ativos, passivos e todos os outros aspectos financeiros de uma empresa.

Os analistas fundamentalistas olham para estas informações para obter uma visão sobre o desempenho futuro da empresa. Uma boa parte deste tutorial será dedicado para explicação do balanço patrimonial, demonstração de resultados, demonstração dos fluxos de caixa e como eles se interagem.

Antes de tudo, há mais coisas do que olhar os números quando se trata de analisar uma empresa. Depois de ver os números, será a hora da análise qualitativa: olhar todos os aspectos intangíveis de difícil mensuração numa empresa. Por fim, vamos finalizar o tutorial com uma introdução sobre avaliação e direcionar para tutoriais adicionais que podem ser do seu interesse.

Preparado? Vamos mergulhar no assunto em "O Que é Análise Fundamentalista"?

New Call-to-action
New Call-to-action

Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action