Aprenda tudo sobre o mercado de ações

 

Compreendendo o índice Preço/Lucro

Se há um índice que todos olham mais do que qualquer outro, é, sem dúvida, o Preço/Lucro (P/L). O P/L é um daqueles números que os investidores falam com grande autoridade, como se ele contasse toda a história, mas é claro que ele não conta! (se assim fosse, não precisaríamos de todos os outros índices).

O P/L relaciona o preço das ações com os lucros. Ele é o indicador mais popular de análise, embora esteja longe de ser o único a ser considerado.

O cálculo do P/L é feito tomando o preço da ação e dividindo-o pelo LPA da empresa.

P/L = Preço da Ação / LPA

Por exemplo, uma empresa com ações com preço de US$ 40 e um LPA de 8 teria um P/L de 5 ($ 40/8 = 5).

O que o P/L lhe diz?

Ele lhe dá uma ideia do quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros da empresa. Assim, quanto maior o P/L, maior a disposição do mercado. Alguns investidores interpretam um P/L alto como uma ação muito cara, no entanto pode também indicar que o mercado tem grandes expectativas sobre a ação e, portanto, pressionam para cima o seu preço.

Por outro lado, um baixo P/L pode indicar uma falta de confiança do mercado ou que a ação é uma boa oportunidade de investimento negligenciada pelo mercado. Conhecido como ações de valor, muitos investidores fazem fortunas garimpando esses "diamantes brutos" antes que o resto do mercado descubra o seu verdadeiro valor.

Qual é o melhor P/L?

Não há uma resposta correta a essa pergunta, porque parte da resposta depende de sua disposição a pagar pelos lucros. Quanto mais você estiver disposto, ou seja, se você acreditar que a empresa tem boas perspetivas de longo prazo para além de sua realidade atual, maior será o P/L para você comprar. Outro investidor pode não ver o mesmo valor e acha que o seu P/L está todo errado.

Ebook Análise Técnica - Download
New Call-to-action

Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action