Aprenda tudo sobre o mercado de ações

 

CETIP - Conheça sua relação com a Taxa CDI e as ações CTIP3

Cetip-taxa-cdi-relacao.png

CETIP significa Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, e ela é a grande responsável pela integração do mercado financeiro. Entender seu funcionamento é de extrema importância para investidores terem controle sobre suas aplicações.

Não só funções de Custódia, atualmente a CETIP é também uma empresa que atrai atenção por outros motivos: é uma das organizações que possuem ações em nossa Bolsa de Valores.

Neste artigo, você entenderá não só o funcionamento da Central e sua importância, mas também verá seu desempenho no mercado de ações!


Aprenda tudo sobre a Bolsa de Valores em um curso completo
Acesse grátis


O que é CETIP - entenda seu funcionamento!

Esta famosa companhia de capital aberto oferece diversos serviços que buscam integralizar o mercado financeiro. Suas responsabilidades formalizam e institucionalizam as atividades de custódia de diversos tipos de ativos em nossa esfera financeira.

Evidentemente, todas as suas atividades são regulamentadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e fiscalizadas pelo Banco Central. Entre as funções da CETIP, as principais são:

  • Oferecer às instituições financeiras serviços de registro;
  • Estabelecer uma central depositária;
  • Negociar e liquidar ativos e títulos.

Entre as instituições que fazem o uso da função depositária da Central estão mais de 15 mil agentes do mercado financeiro. Importantes bancos comerciais, corretoras de valores, distribuidoras, empresas de leasing, financeiras e muitos outros tipos.

Entretanto, não são apenas empresas ligadas diretamente ao mercado que fazem parte da gigante rede da CETIP. Concessionárias, fundações e seguradoras também participam ativamente da cadeia da empresa.

Como funciona o serviço de custódia da CETIP?

cetip-custodia.png

Acredito que você já deve ter escutado sobre a definição do termo “custódia”. Para o mercado financeiro não é nada diferente, quem exerce a custódia sobre determinado ativo é exatamente a guarda e o exercício de direito sobre ele.

É exatamente isso que a CETIP oferece. A central oferece o serviço de guarda para diversos tipos de títulos. Entre eles estão papéis e valores mobiliários privados, derivativos, títulos públicos - inclusive emitidos pelo próprio Tesouro Nacional - e outros.

Assim, a CETIP garante ao investidor que seu ativo existe e está registrado em seu nome.

Conheça os melhores investimentos do mercado

Baixe o Guia Completo para o Investidor Iniciante


A CETIP realiza liquidações financeiras?

Você entende perfeitamente o que é o processo de liquidação? É bem simples: todo processo de negociação que esteja envolvido, seja ele de venda ou de compra, alguma hora o dinheiro e o ativo trocarão de proprietário. É neste momento que entra a CETIP.

Seu serviço de liquidação é constantemente utilizado em nosso país. A empresa certifica que, no momento da transação, tanto o ativo quanto o recurso estejam realmente disponíveis para liquidados. Esse processo protege os investidores e as instituições financeiras.

Então, suponha que você vá comprar um título do Tesouro Direto. A CETIP estará presente desde o momento que você clicar “comprar título”, em seu registro e até na custódia do seu ativo.

Taxa CDI e CETIP - qual é a relação?

Você conhece a famosa Taxa CDI - Certificado de Depósito Interbancário? Essa taxa é simplesmente o valor que lastreia as operações entre bancos.

Isto é, os bancos diariamente negociam títulos entre si. Com vencimentos bem curtos - um dia - milhares de instituições financeiras emprestam recursos a outras organizações, também financeiras.

Para o banco fechar seu dia com saldo positivo (uma vez que isso é norma do Banco Central), algumas vezes eles fazem o uso desse Certificado. A taxa média cobrada por esses títulos se tornou um balizador para vários outros tipos de empréstimo do mercado financeiro: tenho certeza que já escutou que determinado ativo paga 110% do CDI, por exemplo.

Mas qual é a relação da CETIP com tudo isso?

Você se lembra que a CETIP registra milhares de negociações eletronicamente? Os Certificados de Depósito Interbancários não fogem dessa regra!

Como ela é a responsável por fazer todo esse registro, é a única capaz de calcular a média. Por esse motivo, a Central é a responsável por divulgar a taxa para o restante do mercado. Para saber o valor da Taxa DI hoje, basta entrar no portal da empresa que ele está em destaque!

Planeje-se com a Calculadora CETIP - Taxa DI

Visando entregar maior controle sobre sua vida financeira e seus investimentos, a CETIP criou uma ferramenta extremamente útil para aqueles que estão iniciando suas aplicações.

Em seu portal, a empresa disponibiliza a calculadora da Taxa DI. Com ela, é possível calcular o rendimento de algumas de suas aplicações financeiras - especificamente aquelas que têm seu rendimento atrelado a esta taxa.

cetip-calculadora.png

Basta inserir a data inicial e final do investimento, o percentual relativo a taxa DI e o valor investido. Com poucos cliques você conseguirá ter uma noção sobre o quanto seu investimento de renda fixa renderá após o período.


Conheça os investimentos atrelados ao CDI
Veja um guia com os melhores investimentos do mercado

 

CETIP Certifica

Outro ponto importante sobre a Central de Custódia e Liquidação é o Cetip Certifica, um selo criado para dar segurança e transparência aos clientes das instituições financeiras quanto aos seus investimentos. Ele é um certificado que comprova que a sua aplicação está devidamente registrada na Cetip, em seu nome e CPF ou CNPJ.

cetip-certifica

Para isso, a instituição financeira deve estar cadastrada no Cetip Certifica, e então é possível ter o registro de investimentos como:

  • Certificados de Depósitos Bancários (CDB)
  • Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA)
  • Certificado de Investimento Audiovisual (CIA)
  • Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)
  • Debêntures
  • Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE)
  • Letra de Câmbio (LC)
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Letras Financeiras (LF)
  • Nota Comercial (NC)
  • Recibo de Depósito Bancário (RDB)
  • Cota de Fundo Fechado (CFF)

Conheça os melhores investimentos do mercado

Baixe o Guia Completo para o Investidor Iniciante


CTIP3 - Veja o desempenho da CETIP na Bolsa de Valores!

Como a CETIP é uma empresa extremamente consolidada no mercado financeiro, as ações CTIP3 estão constantemente no radar de milhares de analistas de investimento.

A liderança absoluta da empresa na área que atua é apenas um dos pontos que torna suas ações atrativas no mercado financeiro. A CTIP3 ganha espaço uma vez que a empresa emissora da ação detém de vantagens competitivas bem vistas pelo mercado.

Atualmente, o seu modelo de negócio integrado e seu processo de fusão com a BM&FBovespa chamam atenção de investidores e analistas. As análises sobre o ativo CTIP3, entretanto, agregam muitos outros detalhes.

Saiba se a CTIP3 vai subir ou vai cair!
Acesse análise completa

 

Viu como essa grande empresa de capital aberto é importante para o mercado financeiro? Tanto suas responsabilidades, quanto seu próprio desempenho na Bolsa atraem atenção de diversas esferas - e você não poderia ficar de fora!

Quer saber mais? Entre em contato!

CETIP telefone - 0300-1529370

Site CETIP - www.cetip.com.br

Email - atendimento@cetip.com.br

E-book - Guia de Sucesso na Bolsa de Valores
New Call-to-action

Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action