Aprenda tudo sobre investimentos

 

COE - Certificado de Operações Estruturadas

coe-certificado-de-operacoes-estruturadas

O que significa COE?

COE significa Certificado de Operações Estruturadas e é um investimento, ainda novo no mercado brasileiro, que une produtos da Renda Fixa e Renda Variável. O título é uma versão brasileira das Notas Estruturadas, muito comuns nos Estados Unidos e Europa, e é uma ótima forma de diversificar correndo poucos riscos.

Quando você investe em um COE, você compra um título, emitido por bancos, que aplica grande parte do seu capital em um título de renda fixa (como CDB, LCI e LCA) e uma pequena parcela em um investimento de renda variável, com maior risco e retorno mais agressivo, assim como:

  • Ações nacionais;
  • Ações estrangeiras;
  • Taxas de juros;
  • Índices da Bovespa;
  • Índices de bolsas americanas;
  • Moedas como dólar e euro;
  • Commodities como café, ouro, soja, etc.

Conheça os melhores investimentos do mercado em um ebook gratuito

Baixe o Guia completo do Investidor iniciante


Como funciona o COE?

O grande diferencial do COE é que ele promete garantia contra perdas. Ou seja, se o resultado do investimento for positivo, você recebe o seu capital e o lucros alcançados, se o resultado for negativo, você recebe apenas o capital investido de volta, livre do prejuízo.

Levando em consideração que parte do seu capital será aplicado em investimentos de retorno agressivo, isso pode parecer muito interessante: você pode obter um retorno mais robusto que o da Renda Fixa, sem risco de perda. E é por isso que muitos investidores têm procurado saber o que é COE. Porém, nem todo Certificado de Operações Estruturadas é livre de perdas e, assim como em qualquer outro investimento, é preciso entender como ele funciona.

Existem duas modalidades de COE:

1) Valor Nominal Protegido: Nessa modalidade o investidor tem garantia de receber, pelo menos, 100% do valor principal que investiu. Portanto, caso a Renda Variável em que o Certificado está atrelado tenha desempenho negativo, você recebe o valor investido de volta, sem perdas e sem remuneração.

2) Valor Nominal em Risco: Já nessa modalidade, o investidor tem risco de perda até o limite do seu capital. Ou seja, ele pode perder todo o capital investido, mas não corre risco de perder mais do que tem e encerrar o investimento com dívidas.

Vale ressaltar que a grande maioria de Certificados de Operações Estruturadas emitidos são do tipo protegido, mas ao investir em COE é importante ficar atento a um documento chamado DIE - Documento de Informações Essenciais. O distribuidor do COE (corretora ou banco) tem como obrigação fornecer este documento que, como o próprio nome já diz, tem as informações principais do seu investimento, como:

  • A modalidade e garantia do COE
  • O banco emissor
  • A rentabilidade
  • Prazo do investimento
  • Regras para ganhos e perdas

A relação COE Cetip

Como falamos anteriormente, o COE é um certificado emitido por bancos e para entender ao certo o seu funcionamento, você precisa entender também a relação COE Cetip.

Após ser emitido pelo banco, o COE deve ser registrado na Cetip, e é isso que te dá ainda mais segurança no investimento. O papel da Cetip é garantir que as instituições financeiras ofereçam COEs com segurança e eficiência, com opções variadas e diferentes cenários de retorno. É a Cetip que faz, também, o depósito e a liquidação do COE.

Outra informação importante sobre COE e Cetip é referente à segurança do seu investimento. É importante verificar se a corretora onde você está aplicando possui o selo Cetip Certifica. Este é um selo que garante que seu capital está aplicado e registrado na Cetip, em seu nome e CPF/CNPJ. Assim você consegue acompanhar todas as movimentações do seu investimento com maior segurança.

Saiba como investir com mais segurança e rentabilidade
Veja um guia gratuito!

O que é COE - Vantagens e Desvantagens

o-que-e-coe-cetip

Como todo investimento, o Certificado de Operações Estruturadas tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • Permite investir no câmbio, mercado estrangeiro e outras opções sofisticadas, porém de forma simplificada.
  • Possibilidade de alto desempenho.
  • O investimento é protegido contra perdas.
  • Opções com diferentes níveis de risco para diferentes perfis de investidor.
  • Tributação única pela tabela regressiva de Imposto de Renda.
  • Não possui taxas.

Desvantagens:

  • Não possui garantia do FGC - Fundo Garantidor de Créditos. Se o emissor quebrar, não há garantia de retorno do seu capital ou o processo pode ser demorado.
  • Não possui liquidez diária. Caso o dinheiro seja resgatado antes do vencimento, há risco de deságio ao vender o título.
  • A garantia de 100% do capital só vale até a data de vencimento do título.
  • Normalmente possuem limite de ganho máximo.

Conheça os melhores investimentos do mercado!
Guia completo do investidor iniciante - Ebook

Rendimento COE

Como falamos anteriormente, a rentabilidade do COE é composta por duas partes: uma parte aplicada em Renda Fixa e outra aplicada em Renda Variável. É daí que sai a segurança do emissor em garantir o valor investido. Funciona da seguinte forma:

Para oferecer a garantia do valor investido, o banco aplica a maior parte do capital em títulos de renda fixa de baixo risco e de captação do próprio banco, como o CDB. Ou seja, o valor aplicado pode ser utilizado pelo banco para oferecer empréstimos e, assim, o banco também lucra.

A menor parte do valor aplicado fica em investimentos com maior potencial de retorno e maior risco, como ações e derivativos. Assim, caso a parte variável apresente prejuízos, a parcela do investimento em Renda Fixa cobre o investimento.

Em contrapartida, há também a limitação de ganho máximo, para proteger os lucros do próprio banco.

Essa pode ser uma boa estratégia para quem está começando e deseja buscar melhores retornos, como investir na bolsa de valores, com menores riscos. Mas vale lembrar que é sempre mais vantajoso investir de forma direta, pois além da possibilidade de alcançar maiores resultados, você terá um maior conhecimento de mercado e, consequentemente, maior domínio sobre o seu dinheiro.

Torne-se um investidor de sucesso - Baixe agora mesmo o guia completo!
Guia de sucesso na Bolsa de Valores

Valor mínimo do investimento

Para investir no COE não há um valor mínimo definido, isso irá depender do banco emissor e das opções que o distribuidor do título oferece, que pode ser o próprio banco ou uma corretora de valores.

Os investimentos mais comuns estão em uma média de R$100 mil, mas em alguns bancos é possível encontrar Certificados a partir de R$15 mil.

Prazo do investimento

O prazo de vencimento vai depender da estrutura do certificado e da instituição emissora. Normalmente são ofertados títulos com prazo entre 6 meses a 3 anos.

É importante lembrar que o investimento em COE não possui liquidez diária, então você precisa estar atento ao prazo do seu investimento para não ter prejuízos. Escolha um título em que você tenha certeza de não precisar do dinheiro até o prazo de vencimento.

Caso você tenha algum imprevisto e precise encerrar o investimento antes do prazo, a possibilidade será revender o título ao banco pelo valor de mercado no momento, aceitando possível deságio.

Saiba os melhores investimentos do mercado para os melhores prazos
Veja um guia completo

Tributação

O investimento em Certificado de Operações Estruturadas possui tributação do imposto de renda, seguindo a tabela regressiva, assim como nos investimentos em Renda Fixa. Ou seja, quanto maior o prazo do seu investimento, menor será a alíquota de IR deduzida, da seguinte forma:

Tabela regressiva imposto de renda
Prazo do investimento Alíquota de IR
Até 180 dias 22,5%
181 até 360 dias 20,0%
361 até 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15,0%

Mas fique tranquilo! Você não precisa se preocupar com os impostos, pois na data de vencimento você já receberá o valor líquido, descontado o imposto de renda.

Agora que você entendeu como funciona e o que significa COE, você deve ter notado como a diversificação dos seus investimentos pode trazer mais rentabilidade e maior segurança ao seu dinheiro.

Aproveite para conhecer os melhores investimentos do mercado!
Guia completo do investidor iniciante - Ebook

E-book Guia completo do Investidor Iniciante
New Call-to-action

Cursos GRATUITOS sobre investimentos:

New Call-to-action