Investidores inteligentes investem com Toro Radar.
Navegue pelos capítulos
LCA

O que é LCA?

Conheça o investimento e o rendimento da Letra de Crédito do Agronegócio

  • 10 capítulos

Curso Grátis: Como investir na Bolsa de Valores

Acesse grátis o curso completo e descubra o segredo dos investidores de sucesso. Vagas limitadas!

No cenário econômico atual, é possível investir em renda fixa com baixo grau de risco e alta rentabilidade, especialmente se você comparar com a baixa taxa de rendimento da Poupança. Existem diversas opções conservadoras de investimento além da caderneta, como o CDB, a LCI e a LCA, por exemplo.

O que é LCA | LCA - Letra de Crédito do Agronegócio: Investimentos seguros e mais rentáveis que a poupança.

Se você quer saber mais sobre elas, você pode baixar um guia completo de investimentos, basta clicar abaixo.

Ebook Guia Completo do Investidor Iniciante

Descubra 13 investimentos melhores que a Poupança

Baixe o Guia Completo do Investidor Iniciante

Agora você entenderá especialmente o que é LCA, qual o seu rendimento, vantagens e desvantagens e como você pode investir melhor o seu dinheiro.

Capítulo 1

O que é LCA?

LCA - Letra de Crédito do Agronegócio é um título de crédito emitido por instituições financeiras públicas ou privadas (bancos), com o objetivo de obter recursos para financiar o setor agrícola. Quando você compra uma LCA, você empresta dinheiro para o agronegócio e recebe, em troca, seu dinheiro acrescido de uma taxa de juros.

Letra de Crédito do Agronegócio | LCA é um investimento de Renda Fixa com o objetivo de captar recursos para o financiamento do agronegócio.

Ou seja, os bancos negociam a LCA, remuneram o investidor e utilizam o capital investido para emprestar a instituições que fazem parte do setor de Agronegócio.

É possível encontrar Letra de Crédito do Agronegócio com rendimento superior a 90% do CDI, tornando o investimento bastante atrativo quando levamos em conta que é isento de Imposto de Renda.

A LCA é atrelada a direitos de crédito sobre transações realizadas entre os produtores rurais. Essa modalidade de investimento funciona como um repasse de todos os recebíveis aos investidores privados antes dos vencimentos.

Com o repasse desses recebíveis, os agentes do agronegócio terão uma disponibilidade maior de capital. Dessa forma, eles conseguem elevar a oferta de financiamento e crédito nas compras a prazo de produtos rurais.

Essa é uma maneira fantástica de rentabilizar o seu dinheiro: Enquanto você multiplica o seu capital de forma segura e com uma taxa de retorno atraente, o setor agrícola do país está sendo turbinado através dos recursos captados nesse tipo de investimento.

Ebook Guia Completo do Investidor Iniciante

Guia Completo do Investidor Iniciante

Baixe agora e conheça os melhores títulos de Renda Fixa do mercado

O agronegócio, também conhecido como agrobusiness, consiste no setor que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva ligada à agropecuária.

Diferente do que muitos acreditam, o agronegócio não se limita apenas à pecuária e agricultura. Ele envolve também as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de sementes ou insumos, serviços, equipamentos, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária.

Capítulo 2

LCA: Como funciona?

Similar ao CDB e a LCI, o investidor que comprou títulos de LCA empresta seu dinheiro ao banco e recebe uma remuneração por isso. Por sua vez, esse banco também empresta o dinheiro aos produtores rurais, baseado em direitos de crédito.

O objetivo é financiar atividades vinculadas com a produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos ou insumos agropecuários, incluindo máquinas e implementos utilizados em atividades do agronegócio.

Investimento LCA | Investir em LCA é como emprestar dinheiro para o Banco e em troca receber o seu dinheiro somado a uma taxa de juros.

Isso significa que o banco pega o seu dinheiro para emprestá-lo a um terceiro, pagando uma taxa menor para captar do que a taxa cobrada para emprestar, o que gera lucros para a instituição.

A LCA se diferencia segundo o período de aplicação e as taxas de remuneração. O rendimento do título aumenta de acordo com o valor aplicado e o prazo de duração. Quanto maior o capital e maior o período, maior será o retorno pelo investimento.

Há três tipos de remuneração possíveis: prefixado, pós-fixado e híbrido (uma união do prefixado e pós-fixado).

1. Prefixado

Se o título for prefixado, a taxa de juros que o banco pagará já está determinada no momento inicial da aplicação. Dessa forma, o investidor sabe exatamente quanto vai receber no resgate pelo capital aplicado.

2. Pós-fixado

Se o título for pós-fixado, a taxa de juros que o banco pagará é constituída por um percentual de alguma taxa de juros, também chamada de indexador. Essa taxa pode ser a taxa SELIC (menos comum) ou o CDI (mais comum), que geralmente fica muito próxima à SELIC.

3. Híbrido

Se o título for híbrido, o banco pagará a variação de um indexador como a inflação (IPCA, IGPM ou INPC), acrescida de uma taxa de juros que é previamente definida.

Essa modalidade é um pouco menos comum e geralmente exige uma carência de pelo menos três anos. Pode não ser muito interessante para quem não sabe se precisará resgatar o seu dinheiro antes desse prazo.

Aprenda Como Investir com as Maiores Rentabilidades

Baixe agora o Guia Gratuito para o Investidor Iniciante

Capítulo 3

Principais características da LCA

• É um produto isento de Imposto de Renda e IOF (imposto sobre operação financeira)

• Pode ter rentabilidade Pós-fixada ou Prefixada

• O prazo mínimo de carência, ou prazo para resgate do capital investido, é de 90 dias

• A aplicação é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para valores até 250 mil reais por instituição, por CPF ou CNPJ

Rendimento do LCA | A LCA tem isenção de imposto de renda e é garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos.

Qual é a liquidez?

As Letras de Crédito do Agronegócio podem possuir liquidez diária. É possível consultar o saldo diariamente para ver a rentabilidade do investimento.

Existe carência na LCA?

É importante ficar atento ao prazo de investimento antes de investir em uma Lestra de Crédito do Agronegócio. O período mínimo de carência é de 90 dias e você pode ter dificuldades de resgatar os recursos antes do prazo estipulado.

Se você precisar do capital investido antes do vencimento do prazo estipulado, pode não ser uma boa ideia alocar os seus recursos em títulos do agronegócio.

Mesmo que a taxa de retorno da LCA seja superior a de um CDB por exemplo, a aplicação pode não valer a pena para investidores que não têm certeza se realmente podem abrir mão dos recursos durante o prazo de investimento.

Saber qual é o melhor investimento para o seu planejamento e objetivo financeiro é essencial neste momento. Baixe o Guia Completo do Investidor Iniciante e saiba como escolher o investimento mais adequado para o seu perfil.

Capítulo 4

Qual é o rendimento LCA?

A rentabilidade de uma Letra de Crédito do Agronegócio normalmente está atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Quanto maior o período de investimento, maior o percentual do CDI que o banco pagará.

Rendimento LCA | Rendimento LCA: Quanto maior o prazo, mais a rentabilidade do seu dinheiro.
É comum encontrar LCAs com taxas de retorno de 93% do CDI ou mais. Essas taxas de retorno variam de acordo com cada instituição financeira.

O CDI - Certificado de Depósito Interbancário foi criado para lastrear as operações de curtíssimo prazo entre os bancos. Devido à necessidade de manter um equilíbrio diário no caixa, os bancos emitem esse título.

Esse sistema gera fluidez dentro do mercado financeiro. Assim, o banco que possuir excesso de depósitos em um determinado dia cobre, com a emissão de CDI, um outro banco que tiver excesso de saques no mesmo dia.

Como investir?

Para começar um investimento em LCA seria necessário possuir uma conta no banco que emitiu o título. Após abrir a sua conta nesse banco, você faria uma transferência de recursos e optaria pelas Letras de Crédito do Agronegócio disponíveis.

Isso poderia ser um transtorno caso você quisesse diversificar entre títulos de várias instituições, aproveitando prazos e rentabilidades diferentes, pois seria inviável abrir uma conta em cada instituição diferente. De uma forma mais fácil, você pode fazer isso através de uma corretora de valores, que te dá acesso aos melhores produtos das melhores instituições financeiras, utilizando a mesma conta de investimentos.

Aprenda como Investir nos Melhores Investimentos do Mercado

Veja um Ebook completo e gratuito!

Capítulo 5

Vantagens e Desvantagens do investimento

LCA Tributação | Investimento em LCA tem rendimento maior que a poupança, mas não pode ser usada de margem de garantia.

Quais são as principais vantagens?

• É garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito até um limite de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira

• Não possui incidência de IOF

• Não possui incidência de IR

• Geralmente possui rendimento superior à Poupança e CDB, devido à isenção do imposto de renda

• Possui grande valor no financiamento de produtores rurais e auxilia no crescimento do setor agropecuário

Quais são as principais desvantagens?

• O valor mínimo de investimento é maior em comparação com outras aplicações mais comuns

• Em geral, o rendimento é um pouco menor que as Letras de Crédito Imobiliário

• O prazo mínimo requerido é de 90 dias

• Não pode ser utilizado como margem de garantia para investir na Bolsa de Valores

Quando a LCA é tributada?

Esta é uma das grandes vantagens de investir em LCA: não existe tributação para pessoas físicas. Nesse investimento não há pagamento de IOF, nem de Imposto de Renda.

Para as pessoas jurídicas também não existe incidência de IOF. Porém há incidência de imposto de renda, de acordo com a tabela abaixo:

Até 6 meses 22,5% de imposto sobre o lucro
De 6 meses a 1 ano 20% de imposto sobre o lucro
De 1 a 2 anos 17,5% de imposto sobre o lucro
Mais que 2 anos 15% de imposto sobre o lucro
Capítulo 6

Quais são os riscos?

Os riscos para os investidores que alocaram o seu capital em Letras de Crédito do Agronegócio são bem baixos. Poderia-se dizer que o maior risco atrelado a esse tipo de investimento ocorreria no caso do banco que emitiu o título quebrar.

Riscos Letra de Crédito | LCA é um investimento de Renda Fixa extremamente seguro.

Mesmo que esse cenário aconteça, este é um título garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até um investimento limite de 250 mil reais por CPF e por instituição.

Dessa forma, alocar o seu capital em Letras de Crédito do Agronegócio constitui um método bastante seguro de rentabilizar os seus recursos com taxas de retorno que rendem acima da Poupança e às vezes até mais do que o CDB.

Saiba como Investir com mais Segurança e Rentabilidade

Veja o Guia Completo para o Investidor Iniciante

Capítulo 7

Fundo DI ou LCA?

Fundo DI ou LCA | Fundo DI ou LCA: Devido à isenção de IR (Imposto de Renda), o investimento em Letra de Crédito do Agronegócio pode ser mais interessante que o Fundo DI.

No cenário econômico atual, sabemos que a Poupança não corrige nem mesmo o índice de inflação (IPCA). Portanto é prudente buscar outras alternativas para investir o seu dinheiro.

Vale ressaltar que a melhor aplicação é aquela que respeita o seu perfil e atende as suas necessidades básicas.

Isso significa que as principais propriedades de uma aplicação, dentre elas carência, liquidez, volatilidade e valor mínimo, devem ser levadas em consideração, e não apenas segurança e rentabilidade.

Por exemplo, um fundo cambial ou uma carteira de ações pode te proporcionar ganhos excelentes, porém existe bastante volatilidade dentro dessa estratégia.

Devido à isenção de IR o investimento em LCA pode ser mais interessante que o Fundo DI, desde que realizado por uma corretora que te ofereça produtos de mais de um banco. Uma LCA que paga 97% do CDI, com o cenário de juros atual (CDI em 14,13%), traz um retorno de aproximadamente 13,71% ao ano.

Ebook Guia Completo do Investidor Iniciante

Guia Completo do Investidor Iniciante

Baixe agora e conheça os 13 melhores investimentos do mercado

Capítulo 8

CDB ou LCA?

A grande vantagem de optar por um investimento em LCA é a isenção do imposto de renda. Contudo é preciso ter em mente que este título pode pagar um juro menor do que o CDB. Por isso, mesmo com a isenção do IR, a Letra de Crédito nem sempre será a melhor opção.

CDB ou LCA | CDB ou LCA: A LCA possui isenção de impostos, mas o CDB normalmente tem maior taxa de retorno.

De acordo com os tipos de crédito que precisar conceder no momento, a instituição financeira pode oferecer taxas de remuneração mais ou menos atrativas. Ou seja, se o banco precisar atrair aplicações em LCI ou LCA, ele pode oferecer remunerações menos atrativas no CDB e vice-versa.

O primeiro passo é calcular o retorno de cada investimento considerando o desconto de IR.

Como as taxas de retorno do CDB normalmente são maiores que as da LCA, quanto maior o prazo do investimento, mais interessante fica o CDB em relação à LCA.

O cálculo para comparar a rentabilidade líquida de IR de uma LCA e de um CDB é bastante simples. Basta dividir a rentabilidade da LCA pelo fator (1 - IR), onde IR é a alíquota do imposto de renda cobrada na aplicação.

Pode parecer confuso no início, por isso vamos simular dois investimentos segundo os parâmetros abaixo e fazer uma comparação.

• LCA com rendimento de 94% do CDI;

• CDB com rendimento de 100% do CDI.

Considerando um prazo entre 1 e 2 anos, a taxa de IR cobrada no CDB será de 17,5%. A fórmula para calcular é:

RENTABILIDADE DA LCA ÷ (1 - ALÍQUOTA DE IR )

Então o cálculo será:

94 ÷ (1- 0,175)
94 ÷ 0,825
= 113,94

Portanto, a rentabilidade de uma LCA que rende 94% do CDI equivale a um CDB que rende quase 114% do CDI.

Usando os mesmos parâmetros do nosso exemplo, mas modificando o prazo da aplicação para 5 meses, a rentabilidade da Letra de Crédito do Agronegócio equivaleria a de um CDB com uma taxa de retorno de 110,5% do CDI. Tente fazer esse cálculo conforme foi demonstrado e veja o resultado.

Quer saber como ganhar ainda mais no CDB?

Conheça todas vantagens de investir no Certificado de Depósito Bancário e saiba como potencializar seus ganhos

Capítulo 9

LCA serve como garantia para investir na bolsa de valores?

Para quem deseja investir em renda fixa e utilizar este investimento como garantia para operar também na bolsa de valores, a Letra de Crédito do Agronegócio não é o investimento ideal.

LCA ou Bolsa de Valores | A Bolsa de Valores foi o melhor investimento de 2016, mas a LCA não serve de margem de garantia para investir na Bolsa.

Infelizmente ela não pode ser utilizada como garantia para investimentos em ações, como no Day Trade, ou em contratos de dólar, índice e commodities, como no Mercado Futuro. Para utilizar essa estratégia, você precisaria investir em um CDB ou Tesouro Direto, e assim você teria seu dinheiro rendendo em 2 lugares ao mesmo tempo.

Veja abaixo como funciona o investimento em Mercado Futuro

Aprenda a investir na Bolsa de Valores e se torne um investidor de sucesso!

Veja o curso gratuito, do nível básico ao mais avançado

Capítulo 10

Qual é a importância da LCA na economia?

Com a emissão de LCA o mercado consegue aumentar a disponibilidade de capital para os agentes da agropecuária, que financiam e disponibilizam crédito para os produtos rurais.

LCA Cetip | A LCA permite mais disponibilidade de crédito para financiar produtores agropecuários

Isso permite que esses agentes renegociem junto aos investidores institucionais que demonstrarem interesse, através da LCA, os seus recebíveis oriundos de negociação com o produtor rural.

Com esse novo acordo dos direitos de crédito antes do vencimento, haverá mais recursos disponíveis para os agentes do agronegócio que financiam e disponibilizam crédito ao produtor rural.

De posse desses novos recursos, antes mesmo dos respectivos vencimentos dos recebíveis, os agentes conseguem financiar e disponibilizar ainda mais crédito para os produtores agropecuários, possibilitando uma elevação de seu capital de giro.

A custódia desses títulos é de responsabilidade dos bancos e todas as operações são registrada na CETIP. Após emitir uma LCA, o banco não possui a exigência de depósito compulsório. O valor da Letra de Crédito do Agronegócio emitida não poderá exceder o valor total dos seus direitos de crédito.

Ebook Guia Completo do Investidor Iniciante

Aprenda tudo sobre investimentos em Renda Fixa

Baixe agora o Guia Completo do Investidor Iniciante