Investidores inteligentes investem com Toro Radar.
Navegue pelos capítulos
Melhores Investimentos 2017 - Caderno Investimentos

Melhores Investimentos Financeiros para 2017: Guia Completo

Conheça as melhores oportunidades para 2017 e saiba exatamente onde investir

  • 5 capítulos

Curso Grátis: O melhor investimento para 2017

Acesse grátis o curso completo de como investir na Bolsa e descubra o segredo dos investidores de sucesso. Vagas limitadas!

Acredita-se que em 2017 o Brasil passará por situações desafiadoras. O clima de instabilidade política e econômica - o principal pivô deste cenário - será decisivo para o destino do país. Atente-se a eles e saiba como investir neste ano!

Temer Instabilidade política | O desfecho do governo Temer terá grande influência sobre os investimentos de 2017.

Sem o apoio popular, o governo de Michel Temer busca governabilidade suficiente para aprovar reformas que serão determinantes para o futuro do país. Espera-se que grandes mudanças, como a PEC do teto de gastos e a reforma da previdência, impactem fortemente a economia nacional.

Dessa forma, aqueles capazes de identificar as melhores oportunidades de investimento terão resultados acima da média! Por mais que as incertezas políticas e econômicas continuarão preocupando milhares de investidores, cenários promissores emergirão de forma significativa neste novo ano.

É impossível generalizar todo tipo de investidor em uma pequena caixa. Perfis diferentes e objetivos diferentes exigem carteiras de investimento diferentes. Assim, nosso objetivo não é apontar uma única solução como a melhor, mas sim apresentar facetas variadas do mercado de investimentos.

Você conhecerá as melhores opções em diversas esferas do mercado, e será capaz de traçar uma estratégia que condiz com sua realidade!

Diminua suas incertezas e saiba quais serão os melhores investimentos de 2017!

Capítulo 1: Investir na Renda Variável

Melhores Investimentos em 2017 na Renda Variável

Melhores Investimentos 2017 - Investimentos Renda Variável | Acreditamos que a Bolsa de Valores será a protagonista nos melhores investimentos para 2017

Assim como o ano passado, a realidade econômica de 2017 reúne características muito interessantes para a elaboração de estratégias de investimento envolvendo a renda variável. Tudo indica que o cenário que se concretiza pode se tratar de um conjunto de elementos extremamente promissores para essa modalidade.

Para comprovar pontos dessa possibilidade, veja abaixo a valorização de 30% do Ibovespa, isto é, o índice que mostra a tendência geral da nossa Bolsa de Valores:

Grafico IBOV Gráfico de candles semanais IBOV: veja a variação das ações da Ibovespa do dia 04/01 ao 09/12 de 2016. Acesse a análise completa do Ibovespa!

Para nós, o mercado de renda variável será o mais atrativo de 2017. Investidores com diferentes perfis terão ótimas oportunidades na Bolsa de Valores, desde o mais conservador, com operações de capital protegido, até os mais arrojados, com operações envolvendo contratos futuros.

Ebook Guia de Sucesso na Bolsa

Ebook Grátis: Guia de Sucesso na Bolsa de Valores

Baixe agora e saiba como vencer no mercado de ações

Renda variável em 2017: O ano da Bolsa de Valores!

É comum presenciar o exagero de previsões em relação à Bolsa de Valores. Muitas vezes a especulação e a expectativa própria do investidor se sobressaem em comparação às análises mais bem estruturadas e robustas.

É exatamente este o cenário que afasta investidores ansiosos dos bons resultados na Bolsa de Valores. Mercados com altos ânimos, normalmente, reservam mais surpresas que economias mais desaceleradas, você sabia?

Quando a economia está intensa e aquecida, investidores caem em consensos de comprar a todo custo. Essa onda otimista acaba fazendo as Bolsas operarem em alto vapor, o que as leva para uma baixa pouco tempo depois.

Entretanto, cenários adversos forçam muitos investidores a reduzir o ritmo, e daquele mesmo consenso nasce uma forte onda vendedora. É nesse momento que surgem os melhores investimentos. Dessa generalizada venda iniciam-se as maiores recuperações.

↪ Veja, por exemplo, o desempenho da Vale. Os ativos da empresa conseguiram acumular mais de 130% em 2016! Ganhos assim só são possíveis em cenários como os que vivemos. Confira o gráfico:

Grafico VALE Gráfico de candles semanais VALE5: veja a variação das ações da Vale do dia 04/01 ao 09/12 de 2016. Acesse a análise completa da Vale

Veja agora as tendências para as ações da Vale5, seu gráfico e muito mais

Esse cenário apenas corrobora nossa posição e visão sobre o atual patamar da nossa Bolsa de Valores.

Análises apontam que o setor bancário permanecerá o mais atrativo da Bolsa de Valores em 2017. Grandes bancos, como o Itaú (ITUB4), o Bradesco (BBDC4) e o Banco do Brasil (BBAS3), possivelmente permanecerão com tendências de alta e trarão retornos interessantes aos seus investidores.

Setor Bancário

Por mais que esse setor se beneficie da alta dos juros e expectativas apontem o contrário, a retomada do consumo traz grande atratividade para o grupo. Ainda que essa mudança dependa das medidas governamentais, a possibilidade do aumento de crédito na economia coloca as ações supracitadas em patamares muito interessantes.

Caso o país realmente retome seu crescimento econômico, outro setor que se beneficiará será o ligado diretamente ao consumo. A reconquista do crédito para o consumidor favorecerá ações como as das Lojas Renner (LREN3), da Guararapes (GUAR3), da Hering (HGTX3), das Lojas Americanas (LAME4) e também da Ambev (ABEV3).

Setor de Consumo

Uma aposta mais arrojada seria esperar investimentos no setor de infraestrutura do país. Caso esta realidade realmente se concretize, empresas como CCR Rodovias (CCRO3), Rumo Logística (RUMO3) e Ecorodovias (ECOR3) devem apresentar performances acima da média.

Por fim, empresas que atualmente focam na formação de caixa, como a Eletrobras (ELET6) e a Petrobras (PETR4), também merecem atenção, uma vez que ambas têm potencial de estar no grupo Melhores Investimentos 2017.

A maior estatal do país iniciou o ano com perspectivas bem negativas. Em janeiro, as ações da Petrobras atingiram seu mínimo histórico, afastando milhares de investidores. Os que souberam aproveitar o momento conseguiram acumular resultados bem interessantes em dezembro. Veja no gráfico abaixo a incrível valorização de mais de 110% deste papel:

Grafico Petrobras Gráfico de candles semanais PETR4: veja a variação das ações da Petrobras do dia 04/01 ao 09/12 de 2016. Acesse a análise completa da Petrobras!

Não só por esse motivo, a grande petrolífera brasileira que ficou sob os holofotes da mídia em 2016 - principalmente por estar envolvida no maior esquema de corrupção conhecido do país - permanecerá em destaque. Por mais que seus períodos desafiadores não tenham sido completamente superados, a mudança da gestão da empresa vem trazendo bons frutos ao acionista e, ao mesmo tempo, o tratando com maior transparência.

Não deixe esses papéis fora do seu radar:

Para começar a investir nestas ações é necessário entender todos os conceitos essenciais sobre esse tipo de investimento. Para aplicar seu dinheiro é fundamental entender como os grandes investidores agem!

Ebook Como Começar a Investir em Ações

Ebook Grátis: Como começar a Investir em Ações

Baixe agora e aprenda a ganhar dinheiro investindo na Bolsa

Volatilidade - Day Trade

As operações baseadas na volatilidade diária da Bolsa continuarão em alta em 2017. Em cenários ainda longe dos 100% estáveis, como os que vivemos hoje e que devem continuar pelos próximos períodos, é certo que o mercado terá volatilidade interessante para o investidor.

As operações conhecidas como Day Trade são aquelas que aproveitam desse sobe e desce diário. Estratégias rápidas que contam com uma análise técnica eficiente, resultaram em oportunidades excelentes de retorno de capital em 2016. Tudo indica que 2017 não será diferente!

↪ Entenda como o Day Trade Funciona

| Tal como no ano passado, estratégias Day Trade podem trazer ótimos resultados para investidores.

Aprenda como ganhar dinheiro nas oportunidades mais rápidas!

A tendência em longo prazo, o histórico da empresa ou sua situação financeira pouco se relacionam com estratégias Day Trade. Tanto em cenários de Bolsa em alta, quanto em baixa, são possíveis de formarem backgrounds perfeitos para esse tipo de operação.

O que é importante para esse compra e venda veloz é o “agito” do mercado e o volume de negociação. É o método perfeito para completar seu portfólio de investimentos.

Quem deseja incluir o Day Trade nos hábitos deve conhecer as características que formam os três pilares dessa modalidade: resposta rápida, confiança na estratégia e disciplina robusta!

1. Resposta rápida: principalmente neste tipo de operação, que começa e termina em períodos curtíssimos, o investidor que não tiver reação rápida acaba ficando para trás.

Para conseguir aproveitar o momento certo, é fundamental ter acesso às ferramentas certas. Um Home Broker eficiente separa grandes ganhos de decepções históricas!

Mas também, é preciso entender o mercado para identificar os bons momentos de comprar uma ação!

Não perca nenhuma oportunidade. Conheça o melhor Home Broker do mercado!

2. Confiança na estratégia: em um mercado que possibilita a alavancagem e que cultua a volatilidade, é fundamental basear toda ação em uma estratégia bem fundamentada.

Na nossa opinião, a análise técnica é o fundamento do Day Trade. Através dela é possível determinar os cenários com maior chance de concretizar. Como não se pode prever os acontecimentos, é necessário confiar nas maiores chances estatísticas.

Ebook Análise Técnica

Guia Gratuito sobre Análise Técnica de Ações

Baixe agora e descubra como grandes investidores montam suas estratégias

3. Disciplina Robusta: a calma e o sangue frio são fundamentais na hora de investir.

Entrar em uma operação no momento certo e ter a calma para confiar na estratégia aumenta significativamente suas chances de ganhar com a Bolsa!

Comece hoje a receber as melhores recomendações de Day Trade!

Capítulo 2: Investir na Renda Fixa

Melhor Investimento em 2017 na Renda Fixa

Como em todos os anos, o investimento em renda fixa continua participando de milhares de carteiras. Essa modalidade permanecerá como uma ferramenta importante de aproveitamento de capital em 2017.

Melhores Investimentos 2017 na Renda Fixa | Algumas das várias modalidades de investimento de Renda Fixa entrarão no grupo dos melhores investimentos de 2017.

Alguns indicadores da economia brasileira fazem os investimentos de renda fixa permanecerem entre as melhores opções de aplicação. É importante saber como aproveitar cada cenário para impulsionar o restante de sua carteira.

O esperado crescimento econômico em 2017 pode resultar em uma queda dos juros - inclusive já reduzindo a meta de 14% para 13,75% ao ano no final de 2016 - e menores perspectivas para a inflação. Entender a queda desses indicadores é fundamental para saber optar pelo título de renda fixa certo para o momento.

Ebook Guia Completo do Investidor Iniciante

Guia Completo do Investidor Iniciante

Baixe agora e conheça várias modalidades de investimento na Renda Fixa!

Por dentro da Renda Fixa: Em que investir e como?

Saiba aqui como investir seu dinheiro em 2017 e entenda como aproveitar as melhores oportunidades da Renda Fixa!

Tesouro Direto

Esta modalidade de investimento ganhou muita popularidade em 2016. O sistema de investimento do Governo bateu recordes atrás de recordes, captando mais investidores e emitindo títulos com ótimas rentabilidades.

Em 2017, espera-se que essa tendência apenas se intensifique. Para aqueles investidores que não dispõem do capital mínimo exigido para títulos maiores, papéis emitidos pelo Tesouro Direto continuam interessantes alternativas.

O investimento mínimo nessa modalidade é extremamente baixo, e mesmo assim, eles apresentam retornos significativamente relevantes!

O mais interessante é que títulos do Tesouro Direto também podem ser utilizados como Margem de Garantia. Dessa forma, você conseguirá impulsionar ainda mais seus investimentos em 2017.

Guia Completo do Investidor Iniciante

Aprenda a investir no Tesouro Direto e saiba como encontrar os investimentos mais rentáveis

Tesouro Prefixado

Em 2016, os Títulos Prefixados do Tesouro Direto ganharam grande destaque entre os investimentos de renda fixa. O alto ganho de capital proporcionado pelo papel atraiu milhares de investidores.

Em 2017, caso o aquecimento econômico realmente se concretize, os indicadores da economia se normalizarão. Dessa forma, a baixa dos juros acabará reduzindo a atratividade de títulos pós-fixados e devolvendo os holofotes ao prefixado.

Tesouro Pós-Fixado

Os papéis conhecidos como Pós-fixados são aqueles que têm sua rentabilidade atrelada a um indicador econômico, como a Selic e o CDI. Isto é, se o índice em questão subir, a rentabilidade do título acompanha, sendo que o contrário também é verdadeiro.

Esses títulos, caso a previsão de baixa de juros se concretize, perderão atratividade. Como foi dito anteriormente, esses papéis têm seu rendimento vinculados a indicadores econômicos - como a Selic - se eles realmente caírem, a rentabilidade do título segue o mesmo movimento.

Investindo no Tesouro Direto, independente de qual título, você não apenas fará seu capital trabalhar para você, mas também poderá vender seu título a qualquer momento!

Veja a comparação do Tesouro Direto e diversos investimentos

Descubra qual foi o investimento mais rentável de 2016

Aproveite a Liquidez: é importante investir em papéis com diferentes graus de investimento. Ao mesmo tempo que poderá aproveitar as melhores rentabilidades, que normalmente estão ligados à prazos maiores, aloque parte de seu capital em investimentos com alta liquidez.

CDB - Certificado de Depósito Bancário

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) continuam sendo peça importante para a elaboração de uma carteira de investimentos para 2017. Essas formas acessíveis de investimento se mostram fortemente rentáveis e com prazos possíveis.

Casado às boas rentabilidades, o CDB atrai um grande número de investidores muito por conta de sua segurança. Esse tipo de investimento é completamente segurado pelo FGC. O Fundo garante investimentos de até R$ 250 mil por CPF por instituição.

A segurança, a rentabilidade e os ótimos prazos de um CDB continuarão atraindo milhares de investidores!

Como as atividades bancárias conseguem manter seu desempenho em cenários como aqueles que vivemos em 2016, em anos que esperamos crescimento, ela tende a aumentar. Devido às perspectivas de maiores movimentações bancária, o CDB tende a ser um investimento com alta atratividade.

Ponto importante sobre o CDB é que esta modalidade de investimento pode ser utilizada como Margem de Garantia, tal como o Tesouro Direto.

Nesse caso, o investidor poderá usar o capital alocado em um CDB para operar na Bolsa de Valores e no Mercado Futuro. As operações, dessa forma, possibilitam ao investidor que seu dinheiro renda duplamente: na renda fixa e na variável!

Saiba como investir nos melhores CDBs

Baixe Grátis o nosso Guia Completo do Investidor e descubra 13 investimentos melhores que a poupança!

LCI e LCA - Letras de Crédito

Por mais que as famosas Letras de Crédito, tanto a do setor Imobiliário (LCI) quanto a do Agronegócio (LCA), atraiam investidores em grande parte por sua característica principal - por ser isento de Imposto de Renda -, eles continuam sendo uma forma secundária de investimento aos olhos de nossa equipe.

Entretanto, existe a chance desse tipo de investimento ganhar relevância em 2017. Caso o cenário de crescimento econômico realmente se concretize, os setores financiados pelas letras de crédito serão positivamente afetados, repassando essa tendência aos seus investidores.

Por outro lado, é possível identificar outros títulos e papéis com maiores retornos líquidos, isto é, mesmo descontando o Imposto de Renda, tal como vários exemplos de CDB.

Pela falsa impressão de rendimento e pela incapacidade de ser utilizada como margem de garantia, as LCIs e LCAs não são as nossas primeiras opções de investimento.

LC - Letras de Câmbio

As Letras de Câmbio, isto é, títulos emitidos por Financeiras, continuarão sendo uma boa opção de investimento. Sem protagonismo, essa modalidade mantém-se apresentando bons retornos e, por serem também protegidos pelo FGC, são uma saída para aqueles investidores que desejam extrapolar a garantia de R$ 250 mil em um CDB.

Entretanto, não podem ser utilizados como Margem de Garantia para a Bolsa, como o CDB e o Tesouro Direto.

Debêntures Incentivadas

Uma carteira de investimento promissora, normalmente, é aliada à diversificação. Opções para completar seus investimentos são as Debêntures Incentivadas.

São títulos de renda fixa de médio e longo prazo, emitidos por empresas que buscam financiar projetos de infraestrutura. Dessa forma, o governo garante a esse tipo de investimento a isenção de Imposto de Renda.

Como não são investimentos assegurados pelo FGC, é fundamental analisar a empresa emissora do título para se afastar o máximo possível do risco de calote.

Uma boa configuração de debênture incentivada seria com um prazo em torno de cinco anos e emitido por uma companhia sólida com que apresenta bons resultados.

Ebook Guia Completo do Investidor Iniciante

Guia Completo do Investidor: Ebook Grátis

Conheça 13 investimentos melhores que a poupança e saiba como investir em cada um deles.

Capítulo 3: Investir no Exterior

Exterior: Qual o melhor investimento?

Para um apanhado da situação internacional para 2017, nada mais esperado que começar com o panorama dos Estados Unidos.

Após a surpreendente eleição do controverso candidato republicano Donald Trump, o mercado respondeu com inúmeras incertezas. Suas propostas protecionistas extremas acabariam afetando, principalmente, os países emergentes - tal como o Brasil. Entretanto, é esperado que estas medidas acabem perdendo força visto seu discurso de vitória em tom mais ameno.

Melhores Investimentos 2017 - Investimento Exterior | Os melhores investimentos de 2017 serão fortemente impactados pelas medidas no novo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

As ações de Trump devem impulsionar, principalmente, os setores de infraestrutura do país. As medidas voltadas para essa esfera da economia necessitam de maior produção e comercialização de commodities, que serão posteriormente tratadas.

O clima de incertezas também paira sobre a Europa. A ascensão de governos nacionalistas está introduzindo, de forma intensa, a ideia de uma Europa de Estados Nacionais, o que enfraquece a ideia de instituições europeias e, consequentemente, do próprio bloco.

Movimentos como o Brexit - referendo popular britânico que teve o resultado a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - podem ganhar força em 2017, podendo, dessa forma, causar oscilações no mercado mundial.

Como ganhar dinheiro investindo no exterior?

O momento não é visto como o mais adequado para se posicionar no exterior. Atualmente, a Europa apresenta economia e política fragilizadas, sem indicadores econômicos que mostrem uma reversão interessante. Além disso, está exposta à instabilidade que movimentos como o Brexit podem causar em 2017.

Em relação aos Estados Unidos, existem perspectivas de alta, mas a cautela acompanha o país, devido à vitória do candidato republicano Donald Trump. Para os investidores que acreditam na manutenção das perspectivas otimistas, o índice S&P 500 pode trazer bons resultados.

↪ Como investir nos Estado Unidos?

| Em 2016, investimentos no S&P 500 trouxeram bons resultados. Mas qual será a tendência para 2017?

Descubra como ganhar com o S&P 500!

Faça seu cadastro gratuito e tenha acesso a mais de 50 cursos

Capítulo 4: Investir no Dólar

Dólar: O melhor investimento em 2017?

Nos últimos meses de 2016, a moeda norte-americana sofreu uma alta decorrente da vitória de Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A moeda alcançou o patamar de R$ 3,45.

Melhores Investimentos 2017 - Investir Dólar | A moeda americana chama atenção de investidores por diversos fatores externos. Será ela um dos melhores investimentos de 2017?

A valorização do dólar ocorreu, principalmente, pela maior expectativa em relação à elevação da taxa de juros americana. Esse cenário ocasionou em uma forte saída de capital estrangeiro dos mercados emergentes.

Sob a possibilidade de uma taxa americana elevada, investidores, buscando investir na potência, compraram dólares para retornar aos EUA, o que valorizou o câmbio frente às moedas emergentes.

↪ Veja abaixo o gráfico que mostra essa valorização:

Gráfico de candles diários do Dólar Futuro - valorização em destaque ocorreu após a vitória de Donald Trump

Saiba analisar esse e muitos outros gráficos!

Veja nosso curso sobre Análise Técnica

Para 2017, por outro lado, acredita-se que o que o dólar não passe dos R$ 3,50. A previsão com maior probabilidade é que a moeda varie entre R$ 3,20 e R$ 3,40, se as atuais perspectivas se mantiverem.

Dessa forma, para a moeda americana, o cenário será bem diferente do que vivemos no passado. Nos últimos anos, a situação da economia brasileira impulsionava sua valorização e tornava o investimento interessante.

Agora, entretanto, mesmo com o cenário de alta dos juros americanos, o Banco Central segue realizando Swaps Cambiais com o objetivo de dar liquidez e diminuir a volatilidade da moeda. Essas ações ajudam, consequentemente, a manter o câmbio abaixo da casa dos R$ 3,50.

Entretanto, o que realmente segurará o preço do dólar no patamar citado será justamente a retomada do crescimento econômico. O reaquecimento atrairá um maior número de investidores estrangeiros, contribuindo para a valorização do real frente ao dólar.

Se o investimento na moeda estrangeira realmente for uma modalidade que permaneça em seu radar, é necessário se atentar a alguns pontos. O mais impactante deles seria a continuidade na política de aumento da taxa de juros dos Estado Unidos, sem deixar de considerar os pacotes de medidas aprovados pelo governo Temer e sua respectiva governabilidade.

Ebook Mercado Futuro

Ebook Grátis: Como Investir no Mercado Futuro

Baixe agora e saiba como milhares de investidores ganham com o Dólar Futuro!

Os melhores Investimentos de 2017 são:

Ações de empresas do setor bancário

Ações de grandes Varejistas

Ações empresas que buscam a formação de caixa

Tesouro Direto Prefixado

CDB - Certificados de Depósito Bancário

LCI e LCA - Letras de Crédito

Invista como os melhores analistas do Brasil

Assista o Curso Completo Grátis

Capítulo 5: Atente-se em 2017

O que pode mudar os melhores investimentos de 2017?

Melhores Investimentos 2017 - Investimentos 2017 | Tanto o panorama nacional, quanto o internacional, poderão influenciar no conjunto dos melhores investimentos de 2017.

Política Brasileira

O ano de 2016 ficou marcado por grandes reviravoltas políticas. O processo de impeachment da presidente petista Dilma Rousseff foi mundialmente divulgado e acompanhado por milhares de pessoas.

Após meses de apuração, grandes mobilizações políticas, negociações calorosas, manifestações populares e longos julgamentos, o processo de afastamento final da presidente se encerrou dia 31/08/16, após favoráveis ao processo conseguirem maioria dos votos no Senado (61 a favor e 20 contra).

Impeachment Dilma Rousseff

É provável que a instabilidade política ainda se mantenha em 2017. Espera-se que a Polícia Federal dê continuidade à Operação Lava Jato e seus desdobramentos podem impactar diversos setores públicos e privados do país. Além da grande mobilização popular em relação à política, espera-se a manutenção ou o crescimento de movimentos contrários ao governo.

Muitos cenários de investimento dependem das condições políticas do país. É importante acompanhar de perto o “novo governo” e saber como os desdobramentos podem afetar sua carteira de investimentos.

A movimentação política, por outro lado, traz à Bolsa de Valores grande volatilidade e um volume de negociações elevado. Esse cenário se caracteriza como interessante para quem utiliza a Análise Técnica como aliada em suas aplicações.

Atuação do FED

O ano de 2016 foi marcado por grandes expectativas no que se refere à mudança de postura dos Estados Unidos sobre sua política monetária. As possibilidades presentes nos discursos da presidente do Federal Reserves, Janet Yellen, influenciaram fortemente os mercados mundiais.

Em dezembro de 2016, o Banco confirmou a alta, o que fez com que a taxa de juros básica do país passasse de 0,50% para 0,75%. Entretanto, as expectativas de maior crescimento continuam para o ano seguinte.

Recessão Econômica

Após dois anos de recessão, espera-se que a economia do Brasil retome alguns indicadores de crescimento. É evidente que toda expectativa depende diretamente da governabilidade do Presidente Michel Temer.

A instabilidade ainda fará parte da vida dos brasileiros. Enquanto houver forte resistência popular, as medidas de Temer e de sua equipe econômica encontrarão obstáculos.

Agora, vale lembrar que você ainda pode fazer ótimos resultados mesmo em cenários adversos. A informação e o conhecimento são os maiores aliados do sucesso nos investimentos. Não perca as melhores oportunidades do ano!

Aprenda a investir com os melhores Analistas do Brasil!

Rafael Panonko
Autor

Rafael Panonko

Rafael Panonko atua no mercado de ações há 9 anos e é membro da equipe do Toro Radar, onde atua como Analista. Estudou Gestão Financeira e se tornou Analista CNPI-T registrado na APIMEC. Possui muita experiência em mesa de operações, trade de dólar, índices, mercados agrícolas e derivativos, além disso foi Oficial do Exército Brasileiro durante 8 anos.